REPENSAR O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE: além da formação humana (universal)

Autores

  • Renata Miranda de Araujo Prefeitura Municipal de Londrina
  • Zuleika Aparecida Claro Piassa

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.20

Palavras-chave:

Conceito de educação, Crise da razão, Educação estética, Sensibilidade, Solidariedade

Resumo

Este ensaio traz as primícias de uma reflexão sobre o conceito de educação na pós-modernidade e busca discutir em que medida a educação, conceituada na modernidade burguesa enquanto processo de formação humana, tem se modificado, ou não, considerando as contingências próprias do momento atual. Faz um diagnóstico do presente identificando-o como contingência da crise da razão, passando pela reflexão de um conceito de educação que vá além do cultivo da razão, mas que também possa desenvolver a sensibilidade e a solidariedade.

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Biografia do Autor

Renata Miranda de Araujo, Prefeitura Municipal de Londrina

Pesquisadora e do Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade ”da Universidade Estadual de Londrina–UEL. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Graduada em pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina. Docente da Faculdade FACNOPAR da área de Formação Docente. Professora, coordenadora pedagógica, da Rede Municipal de Educação de Londrina. Membro do GP Filosofia, educação e condiçãohumana.

Zuleika Aparecida Claro Piassa

Doutora em Filosofia da Educação pela Universidade Júlio de Mesquita filho (UNESP). Mestre em Educação pela UEL. Graduada em Pedagogia e Filosofia. Pesquisadora do Grupo de Grupo de Pesquisa“QuoVadis?Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacional ”e do Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade ”da UEL; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Ética e Sociedade (GEPPES) da Universidade Estadual Paulista“ Júliode Mesquita Filho”. Docente Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro do GP Filosofia, educação e condição humana.

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Publicado

2022-08-16

Como Citar

Araujo, R. M. de, & Piassa, Z. A. C. (2022). REPENSAR O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE: além da formação humana (universal). Cadernos Zygmunt Bauman, 12(29). https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.20

Edição

Seção

A pós-modernidade e as incertezas educacionais