REPENSAR O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE: além da formação humana (universal)
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.20Keywords:
Concept of education, Crisis of reason, Aesthetics education, Sensibility, SolidarityAbstract
Este ensaio traz as primícias de uma reflexão sobre o conceito de educação na pós-modernidade e busca discutir em que medida a educação, conceituada na modernidade burguesa enquanto processo de formação humana, tem se modificado, ou não, considerando as contingências próprias do momento atual. Faz um diagnóstico do presente identificando-o como contingência da crise da razão, passando pela reflexão de um conceito de educação que vá além do cultivo da razão, mas que também possa desenvolver a sensibilidade e a solidariedade.
Downloads
References
ADORNO, Theodor W e HORKHEIMER, M. (1985) Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Zahar.
ADORNO, Theodor W. (2000). Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Paz e Terra.
ADORNO, Theodor. (2015.) Ensaios sobre psicologia social e psicanálise. Tradução Verlaine Freitas. Editora UNESP.
GRUSCHKA, Andreas. (2014.) Frieza burguesa e educação: a frieza como mal-estar da cultura burguesa na educação. Campinas, autores Associados.
HARARI, Yuval Noah. (2016). Homo Deus – Uma breve história do amanhã. Companhia das Letras
HEGEL, W. G. (2010). Filosofia do direito: 1821. Trad. Paulo Meneses. Unisinos.
HORKHEIMER, Max. (2000). Eclipse da Razão. Centauro Editora.
LASCH, Christopher. (1983) A cultura do narcisismo: a vida americana numa era de esperança em declínio. Imago.
KANT, Immanuel. (2013). A Metafísica dos Costumes. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco,
KANT, Immanuel. (2002.) Sobre a pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontanella. Editora UNIMEP.
KANT, I. (1985). Resposta à pergunta: que é “Esclarecimento”? Textos seletos Tradução de Floriano de Sousa Fernandes. Vozes.
MARX, K. (2013.) O Capital - Livro I – crítica da economia política: O processo de produção do capital. Tradução Rubens Enderle. Boitempo.
RORTY, R. (1992.) Contingência, ironia e solidariedade. Martins Fontes.
ROUANET, Sérgio Paulo. (1987). As razões do Iluminismo. Companhia das Letras.
SARTRE, Jean Paul. (2012). O existencialismo é um humanismo. Vozes.
SEVERINO, Antonio Joaquim. (2006). A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. In Educação e Pesquisa, v.32, n.3, p. 619-634, set./dez. chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://www.epsjv.fiocruz.br/upload/d/CAPITULO_8.pdf
SILVA, Marina Coimbra Casadei Barbosa da. (2021). Estética da sensibilidade: a arte de sentirpensar e corazonar em educação. Tese (doutorado). Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e ciência.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Bauman
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.