CIRCULAÇÃO E LEGITIMAÇÃO DE SENTIDOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: implicações no Curso de Pedagogia (Educação Profissional e Tecnológica) ofertado em Rede por Institutos Federais

implications for the Pedagogy Course (Professional and Technological Education) offered in a Network by Federal Institutes

Autores

  • Grigorio Duarte Neto Universidade Federal do Maranhão
  • Francisco Adelton Alves Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Teccnologia (IFMA)

Palavras-chave:

Sentidos, Educação Especial, Currículo, Educação emancipatória

Resumo

Os conceitos de Formação Discursiva (FD), Formação Ideológica (FI) e Condições de Produção (CP) são apresentados com o intuito de detectar a disseminação e a validação de significados e efeitos de sentidos presentes no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (Educação Profissional e Tecnológica) oferecido em Rede pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), em relação à Educação Especial sob a ótica da Inclusão. Para isso, foi realizado o levantamento de informações por meio da formação do Corpus Discursivo de arquivo, a fim de realizar a descrição inicial do dado empírico linguístico em sua profundidade semântica e posteriormente realizar a interpretação, uma vez que a análise começa já na formação do Corpus. Nesta etapa, são utilizados os conceitos da Análise de Discurso de orientação Francesa (AD) com o intuito de estabelecer um referencial teórico ao término da pesquisa. Através da individualização de um referencial teórico-analítico, a Interdiscursividade, o Projeto Pedagógico é entendido como um espaço social de Memória Discursiva, a partir da produção dos sujeitos, como um lugar da linguagem do já mencionado e pré-construído, trazendo a importância da historicidade na formação de alguns dos diversos significados da Educação Especial na perspectiva Inclusiva. Ao analisar as Formações Discursivas (FD) e focar nos principais significados presentes nos textos dos conteúdos programáticos, foi possível identificar a presença de significados ora ligados às posições dominantes, ora às contrárias, através dos mecanismos de paráfrase e polissemia encontrados nos mesmos e em outras evidências linguísticas.

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Biografia do Autor

Grigorio Duarte Neto, Universidade Federal do Maranhão

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico com ênfase em Supervisão e Orientação Escolar pela FACINTER-UNINTER. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Estudante de Psicologia na Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Pedagogo no DEDEG (Departamento do Desenvolvimento do Ensino de Graduação)/PROEN (Pró-Reitoria de Ensino) da UFMA.

Francisco Adelton Alves Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Teccnologia (IFMA)

Doutor em Biotecnologia com área de concentração em Biotecnologia em Saúde. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica ofertado em Rede no Instituto Federal de Educação, Ciência e Teccnologia (IFMA). 

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Publicado

2023-12-01

Como Citar

Duarte Neto, G., & Adelton Alves Ribeiro, F. . (2023). CIRCULAÇÃO E LEGITIMAÇÃO DE SENTIDOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: implicações no Curso de Pedagogia (Educação Profissional e Tecnológica) ofertado em Rede por Institutos Federais : implications for the Pedagogy Course (Professional and Technological Education) offered in a Network by Federal Institutes . Cadernos Zygmunt Bauman, 13(33). Recuperado de https://cajapio.ufma.br/index.php/bauman/article/view/24662