CIRCULAÇÃO E LEGITIMAÇÃO DE SENTIDOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: implicações no Curso de Pedagogia (Educação Profissional e Tecnológica) ofertado em Rede por Institutos Federais

Autores/as

  • Grigorio Duarte Neto Universidade Federal do Maranhão
  • Francisco Adelton Alves Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4099v13n33.2023.11

Palabras clave:

Sentidos, Educação Especial, Currículo, Educação emancipatória

Resumen

Os conceitos de Formação Discursiva (FD), Formação Ideológica (FI) e Condições de Produção (CP) são apresentados com o intuito de detectar a disseminação e a validação de significados e efeitos de sentidos presentes no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia - Educação Profissional e Tecnológica (EPT) oferecido em Rede pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), em relação à Educação Especial sob a ótica da Inclusão. Para isso, foi realizado o levantamento de informações por meio da formação do Corpus Discursivo de arquivo, a fim de realizar a descrição inicial do dado empírico linguístico em sua profundidade semântica e posteriormente realizar a interpretação, uma vez que a análise começa já na formação do Corpus. Nesta etapa, são utilizados os conceitos da Análise de Discurso de orientação Francesa (AD) com o intuito de estabelecer um referencial teórico ao término da pesquisa. Através da individualização
de um referencial teórico-analítico, a Interdiscursividade, o Projeto Pedagógico é entendido como um espaço social de Memória Discursiva, a partir da produção dos sujeitos, como um lugar da linguagem do já mencionado e pré-construído, trazendo a importância da historicidade na formação de alguns dos diversos significados da Educação Especial na perspectiva Inclusiva. Ao analisar as Formações Discursivas (FD) e focar nos principais significados presentes nos textos dos conteúdos programáticos, foi possível identificar a presença de significados ora ligados às posições dominantes, ora às contrárias, através dos mecanismos de paráfrase e polissemia encontrados nos mesmos e em outras evidências linguísticas. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Grigorio Duarte Neto, Universidade Federal do Maranhão

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico com ênfase em Supervisão e Orientação Escolar pela FACINTER-UNINTER. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Estudante de Psicologia na Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Pedagogo no DEDEG (Departamento do Desenvolvimento do Ensino de Graduação)/PROEN (Pró-Reitoria de Ensino) da UFMA.

Francisco Adelton Alves Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Doutor em Biotecnologia com área de concentração em Biotecnologia em Saúde. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica ofertado em Rede no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA). 

Citas

APPLE, M. W. A política do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional? IN: MOREIRA, AFB; DA SILVA, TT (Org.). Currículo, cultura e sociedade. 2002.

APPLE, Michael. Educando à direita: mercados, padrões, Deus e desigualdade. São Paulo: Cortez, 2001.

BRASIL. Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Diário Oficial da União, Brasília, 1 de outubro de 2020. Seção 1, p. 6-8. Disponível em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.502-de-30-de-setembro-de-2020-280529948> Acesso em: 22 de mai. de 2024.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. 1996.

DORE, R. Afinal, o que significa o trabalho como princípio educativo em Gramsci?. Cadernos CEDES, v. 34, n. 94, p. 297-316, set. 2014. Disponível em <https://www.scielo.br/j/ccedes/a/RHGqjsJdnCy8BztKwpgGP3Q/abstract/?lang=pt#> Acesso em 12 out. 2024.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, trad. e ed. Carlos Nelson Coutinho; co-edição Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira, VOL.I, 2004.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. (Coleção magistério. 2º grau. Série formação do professor).

LOPES, M.C. Surdez e educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. Disponível em: <https://plataforma.bvirtual.com.br/>. Acesso em: 18 ago. 2024.

MACHADO, G. C. Caminhos para a educação inclusiva: a construção dos saberes

necessários na formação e na experiência dos professores. 1. ed. Jundiaí, SP: Paco, 2020.

Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/. Acesso em: 18 ago. 2024

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Projeto pedagógico do curso de Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, 2018.

ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 11 ed. Campinas São Paulo: Pontes Editores, 2013.

PEREIRA, M. C. C; CHOI, D. Libras: conhecimento além dos sinais. São Paulo: Pearson, 2011. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/. Acesso em: 8 mar. 2023.

QUADROS, R. M. de; KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

RAMOS, M. N. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

SILVA, A. M. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba:

InterSaberes, 2012. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/. Acesso em: 18 ago. 2024.

SILVA, Anita Maria Ferreira da; SILVA, Elaine Kendall Santana; MAZUR, Luciana Cristina. Discurso universitário: uma reflexão sobre a linguagem e os sentidos. 2008.

ZILIOTTO, G. S. Educação especial na perspectiva inclusiva: fundamentos psicológicos e

biológicos. 1. ed. Curitiba: InterSaberes, 2015. Disponível em:

https://plataforma.bvirtual.com.br/. Acesso em: 18 ago. 2024.

Publicado

2023-12-01

Cómo citar

Duarte Neto, G., & Ribeiro, F. A. A. (2023). CIRCULAÇÃO E LEGITIMAÇÃO DE SENTIDOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: implicações no Curso de Pedagogia (Educação Profissional e Tecnológica) ofertado em Rede por Institutos Federais . Cadernos Zygmunt Bauman, 13(33). https://doi.org/10.18764/2236-4099v13n33.2023.11