CIRCULAÇÃO E LEGITIMAÇÃO DE SENTIDOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: implicações no Curso de Pedagogia (Educação Profissional e Tecnológica) ofertado em Rede por Institutos Federais
DOI :
https://doi.org/10.18764/2236-4099v13n33.2023.11Mots-clés :
Sentidos, Educação Especial, Currículo, Educação emancipatóriaRésumé
Os conceitos de Formação Discursiva (FD), Formação Ideológica (FI) e Condições de Produção (CP) são apresentados com o intuito de detectar a disseminação e a validação de significados e efeitos de sentidos presentes no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia - Educação Profissional e Tecnológica (EPT) oferecido em Rede pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), em relação à Educação Especial sob a ótica da Inclusão. Para isso, foi realizado o levantamento de informações por meio da formação do Corpus Discursivo de arquivo, a fim de realizar a descrição inicial do dado empírico linguístico em sua profundidade semântica e posteriormente realizar a interpretação, uma vez que a análise começa já na formação do Corpus. Nesta etapa, são utilizados os conceitos da Análise de Discurso de orientação Francesa (AD) com o intuito de estabelecer um referencial teórico ao término da pesquisa. Através da individualização
de um referencial teórico-analítico, a Interdiscursividade, o Projeto Pedagógico é entendido como um espaço social de Memória Discursiva, a partir da produção dos sujeitos, como um lugar da linguagem do já mencionado e pré-construído, trazendo a importância da historicidade na formação de alguns dos diversos significados da Educação Especial na perspectiva Inclusiva. Ao analisar as Formações Discursivas (FD) e focar nos principais significados presentes nos textos dos conteúdos programáticos, foi possível identificar a presença de significados ora ligados às posições dominantes, ora às contrárias, através dos mecanismos de paráfrase e polissemia encontrados nos mesmos e em outras evidências linguísticas.
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