TRABALHO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: da criação do SENAI no contexto da Era Vargas às politicas educacionais para o trabalho

Autores

Palavras-chave:

Senai, Formação do trabalhador, Era Vargas (1930-1945), Educação profissional

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo, analisar o processo de implantação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), no Brasil, em particular, nos Estados do Paraná e Santa Catarina entre os anos de 1942-1953, dentro deste contexto, sua atuação e contribuição para a formação de trabalhadores para a indústria e serviços, ainda, entendido como parte integrante do desenvolvimento industrial nos referidos estados. Para isso, buscamos evidenciar as relações entre o movimento real da sociedade, a indústria em desenvolvimento, fomento a Políticas Públicas governamentais para a qualificação da força de trabalho e o SENAI, discutindo as contradições geradas neste contexto. Justifica-se o recorte temporal deste trabalho, entre a criação do SENAI (1942), até a divisão da 7ª. Delegacia Regional do SENAI em duas, Paraná e Santa Catarina, em que o SENAI passa a ter uma administração em cada um dos estados (1953). A pesquisa investiga o contexto histórico nacional e do desenvolvimento regional e por fim na análise da criação e da atuação do SENAI nos dois estados baseado, principalmente nos seus Relatórios anuais. Como resultado obtido desta pesquisa, pode-se constatar que ao lado da referida formação de trabalhadores para a indústria ocorreu também uma formação de trabalhadores para o setor de serviços e diversos ramos de atividades.

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Biografia do Autor

Aruanã Antonio dos Passos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco.

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco.

Willian Roberto Vicentini, SEED-PR

Doutor em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), tendo como orientador o prof. Dr. Pedro Leão da Costa Neto, na Linha de Políticas Públicas e Gestão da Educação. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, tendo como orientador o prof. Dr. Peri Mesquida, na linha de História da Educação com a dissertação: Iluminismo e Catolicismo na Legislação do Ensino no Brasil, de 1827 a 1892: uma contraposição de ideias ou questão de método. Defesa em maio de 2007. É especialista em Educação: metodologias inovadoras aplicadas à educação; Turismo: gestão e docência: Tutoria em Educação a distância e Metodologia do Ensino de História e Geografia. Licenciado em História pela Universidade Tuiuti do Paraná e Licenciado em Pedagogia (2a. licenciatura) pelo Centro Universitário Cidade Verde (UNIFCV). Ainda possui curso de Administração Hoteleira pelo Centro Europeu (Profissões e Idiomas). Atua como docente no ensino presencial e no ensino a distância nos diversos níveis (fundamental, médio, superior e na pós-graduação). Atua como Coordenador do Curso e Docente na Faculdade Educacional de Colombo em 2016 (FAECPR). Na área de Turismo, tem como ênfase a hotelaria. Efetua suas pesquisas principalmente nos seguintes temas: história, história da educação, hotelaria, planejamento educacional e formação de professores. Atuou como Vice-Diretor acadêmico da Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná entre 2011 e 2012 (FANEESP).

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Publicado

2023-12-01

Como Citar

Passos, A. A. dos, & Vicentini, W. R. (2023). TRABALHO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: da criação do SENAI no contexto da Era Vargas às politicas educacionais para o trabalho. Cadernos Zygmunt Bauman, 13(33). Recuperado de https://cajapio.ufma.br/index.php/bauman/article/view/24778