TRABALHO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: da criação do SENAI no contexto da Era Vargas às politicas educacionais para o trabalho

Authors

Keywords:

Professional Education, Senai, Worker Training., Vargas Era (1930-1945)

Abstract

This research aims to analyze the implementation process of the National Industrial Learning Service (SENAI), in Brazil, in particular, in the States of Paraná and Santa Catarina between the years 1942-1953, within this context, its performance and contribution for the training of workers for industry and services, also understood as an integral part of industrial development in the aforementioned states. To this end, we seek to highlight the relationships between the real movement of society, the developing industry, promotion of government Public Policies for the qualification of the workforce and SENAI, discussing the contradictions generated in this context. The time frame of this work is justified, between the creation of SENAI (1942), until the division of the 7th. SENAI Regional Office in two, Paraná and Santa Catarina, in which SENAI now has an administration in each of the states (1953). The research investigates the national historical context and regional development and finally analyzes the creation and performance of SENAI in the two states based mainly on its annual reports. As a result obtained from this research, it can be seen that alongside the aforementioned training of workers for industry, there was also training of workers for the service sector and various branches of activity.

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Author Biographies

Aruanã Antonio dos Passos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco.

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco.

Willian Roberto Vicentini, SEED-PR

Doutor em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), tendo como orientador o prof. Dr. Pedro Leão da Costa Neto, na Linha de Políticas Públicas e Gestão da Educação. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, tendo como orientador o prof. Dr. Peri Mesquida, na linha de História da Educação com a dissertação: Iluminismo e Catolicismo na Legislação do Ensino no Brasil, de 1827 a 1892: uma contraposição de ideias ou questão de método. Defesa em maio de 2007. É especialista em Educação: metodologias inovadoras aplicadas à educação; Turismo: gestão e docência: Tutoria em Educação a distância e Metodologia do Ensino de História e Geografia. Licenciado em História pela Universidade Tuiuti do Paraná e Licenciado em Pedagogia (2a. licenciatura) pelo Centro Universitário Cidade Verde (UNIFCV). Ainda possui curso de Administração Hoteleira pelo Centro Europeu (Profissões e Idiomas). Atua como docente no ensino presencial e no ensino a distância nos diversos níveis (fundamental, médio, superior e na pós-graduação). Atua como Coordenador do Curso e Docente na Faculdade Educacional de Colombo em 2016 (FAECPR). Na área de Turismo, tem como ênfase a hotelaria. Efetua suas pesquisas principalmente nos seguintes temas: história, história da educação, hotelaria, planejamento educacional e formação de professores. Atuou como Vice-Diretor acadêmico da Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná entre 2011 e 2012 (FANEESP).

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Published

2023-12-01

How to Cite

Passos, A. A. dos, & Vicentini, W. R. (2023). TRABALHO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: da criação do SENAI no contexto da Era Vargas às politicas educacionais para o trabalho. Cadernos Zygmunt Bauman, 13(33). Retrieved from https://cajapio.ufma.br/index.php/bauman/article/view/24778