TRABALHO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: da criação do SENAI no contexto da Era Vargas às politicas educacionais para o trabalho

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4099v13n33.2023.12

Keywords:

Professional Education, Senai, Worker Training, Vargas Era (1930-1945)

Abstract

The research aims to analyze the implementation process of the National Industrial Learning Service (SENAI), particularly in the States of Paraná and Santa Catarina in the 1940s and 50s. Within this context, its performance and contribution to the training of workers for industry and services, understood as an integral part of industrial development in the aforementioned states. We highlight the relationships between the movement to train the developing industry and public policies for the qualification of the workforce and the role of SENAI. The research investigated the national historical context and regional development and, finally, analyzed the creation and performance of SENAI in the two states based on data from their annual reports. We found that the training of workers for the industry occurred in a process of association between capital and the state, a typical phenomenon of national state bureaucracy and the interests of Brazilian elites. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aruanã Antonio dos Passos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco.

Willian Roberto Vicentini, Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Doutor em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), tendo como orientador o prof. Dr. Pedro Leão da Costa Neto, na Linha de Políticas Públicas e Gestão da Educação. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, tendo como orientador o prof. Dr. Peri Mesquida, na linha de História da Educação com a dissertação: Iluminismo e Catolicismo na Legislação do Ensino no Brasil, de 1827 a 1892: uma contraposição de ideias ou questão de método. Defesa em maio de 2007. É especialista em Educação: metodologias inovadoras aplicadas à educação; Turismo: gestão e docência: Tutoria em Educação a distância e Metodologia do Ensino de História e Geografia. Licenciado em História pela Universidade Tuiuti do Paraná e Licenciado em Pedagogia (2a. licenciatura) pelo Centro Universitário Cidade Verde (UNIFCV). Ainda possui curso de Administração Hoteleira pelo Centro Europeu (Profissões e Idiomas). Atua como docente no ensino presencial e no ensino a distância nos diversos níveis (fundamental, médio, superior e na pós-graduação). Atua como Coordenador do Curso e Docente na Faculdade Educacional de Colombo em 2016 (FAECPR). Na área de Turismo, tem como ênfase a hotelaria. Efetua suas pesquisas principalmente nos seguintes temas: história, história da educação, hotelaria, planejamento educacional e formação de professores. Atuou como Vice-Diretor acadêmico da Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná entre 2011 e 2012 (FANEESP).

References

AMORIM, Mario Lopes. Da Escola Técnica de Curitiba à Escola Técnica Federal do Paraná: Projeto De Formação de uma Aristocracia do Trabalho (1942-1963). Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, para obtenção do título de Doutor em Educação, 2004.

BOSSLE, Ondina Pereira. História da Industrialização Catarinense: das origens à integração n o desenvolvimento brasileiro. Florianópolis: CNI/Fiesc, 1988

CUNHA , Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. São Paulo: Editora da Unesp, 2005b.

____________________ O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. 2ª. ed. – São Paulo: Editora Unesp; Brasília, DF: FLACSO, 2005ª.

CNI/SENAI. Histórias e Percursos: o Departamento Nacional do Senai 1942-2002. Ed. Brasilia, 2002.

CURADO, Marcelo. Industrialização e desenvolvimento: uma análise do pensamento econômico brasileiro. Artigo. Economia e Sociedade Print version ISSN 0104-0618. Econ. soc. vol.22 no.3 Campinas Dec. 2013 < https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182013000300002 & lng = pt&tlng=pt> acesso em 08 de janeiro de 2021.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. 10ª. ed. – São Paulo: Edusp, 2002.

GOMES, Ângela de Castro. Ideologia e trabalho no Estado Novo. In PANDOLFI, Dulce Chaves (Org). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV, 1999.

GORDINO CABAS, Antonio. Et All. Paraná, o século, o asilo. Curitiba. Criar Edições, 2004.

GOULARTI FILHO, Alcides. Formação Econômica de Santa Catarina. Florianópolis: Cidade Futura, 2002.

IBGE: Anuário Estatístico do Brasil. Rio de Janeiro. IBGE. Notas: Vol. 1 (1908/1912) editado pela Directoria Geral de Estatística do Ministério da Agricultura, Indústria e Commércio e publicado em 3 volumes. Suspensa de 1913-1935. O vol. 1 compreende o período de 1908 a 1912, o vol. 5 de 1939 a 1940, o vol. 6 de 1941 a 1945 e o vol. 48 de 1987 a 1988. 1938 – Separata: Anuário estatístico do Distrito Federal. 1967 e 1971- Separata do Serviço de Estatística da Educação e Cultura : Situação cultural.1989 – Suplemento. 1992 – Reimpressão revisada. 1995-2014 – Disponível também em CD-ROM. Entidade: IBGE. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca-catalogo?id=720&view=detalhes> acesso em 26 de outubro de 2019.

LOPES, Stenio. SENAI, 50 ANOS: retrato de uma instituição brasileira. Campina Grande: Off Set Marcone, 1992

MACHADO, Lucia R. de Souza. Educação e Divisão Social do Trabalho. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1982.

MANFREDI, Silvia Maria. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortês, 2002

MANGE, Roberto. De Homens e Máquinas: volume I. São Paulo: Senai, 1991

MARINHO, Gabrielle Silva. Educação profissional no sistema “S”: avaliação dos programas educacionais em Fortaleza-CE. / 2012. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2012.

MÜLLER, Meire Terezinha. O Senai e a Educação Profissionalizante no Brasil. Artigo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.40, p. 189-211, dez.2010 – ISSN: 1676-2584

NARDELLI, Thaise. Vaidade, Uniforme e Graxa – As Relações de Gênero na Aprendizagem Industrial do Senai Pr. Dissertação. Mestrado em Tecnologia. Programa de Pós - Graduação em Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientadora: Profa. Dra. Marilia Gomes de Carvalho. Curitiba, 2008.

PANDOLFI, Dulce Chaves (Org). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV, 1999.

PANSARDI, Marcos Vinícius. Reinterpretando o Brasil: da revolução burguesa à modernização conservadora. Curitiba: Juruá, 2009

PLAPLER, Denis. O Pragmatismo de John Dewey. Artigo. 27/06/2015. Disponível em < http://www. Portaldoeducador.org/educadores/detalhe/denis-plapler/o-pragmatismo-de-john-dewey-de-nada-serve-aos-estudantes-utilizar-o-intelecto-para-memorizar-teorias-que-ver-ver-vinculadas-a-pratica> acesso em 05 de agosto de 2018

PINHEIRO, Paulo Sérgio. Et al. O Brasil Republicano, vol. II: Sociedade e Instituições (1889-1930) – 2ª. ed. – Rio de janeiro – São Paulo: Difel, 1978.

PRADO Jr, Caio. História Econômica do Brasil. São Paulo, Brasiliense. 1986.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil. 28ª. ed. – Petrópolis: Vozes, 2003.

SENAI. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. SENAI. Delegacia Regional do Paraná e Santa Catarina, Relatório do ano de 1944.

SENAI. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. SENAI. Delegacia Regional do Paraná e Santa Catarina, Relatório do ano de 1945.

SHIROMA, Eneida Oto et al. Política Educacional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011. In BATISTA, Eraldo Leme. O Instituto De Organização Racional Do Trabalho - Idort, como instituição educacional nas décadas de 1930 e 1940 no Brasil. Artigo. XII Jornada do HISTDEBR, ISSN 2177-8892, 2014.

SILVA, Sergio. Expansão Cafeeira e Origens da Indústria no Brasil. 7ª. ed. São Paulo: Editora Alfa-Omega, 1986.

SOARES, Manoel de Jesus A. As Escolas de Aprendizes e suas fontes inspiradoras. Forum Educ. Rio de Janeiro: out/dez. 1981

TREVISAN, Antônio Theolindo. SENAI – Paraná 50 anos – Curitiba: Champagnat, 1995.

WEINSTEIN, Barbara. (Re)formação da classe trabalhadora no Brasil, 1920-1964. Tradução Luciano Vieira Machado. – São Paulo: Cortez: CDAPH-IFAN – Universidade São Francisco, 2000

WIEDEMANN, Samuel Carlos. A educação profissional no Brasil e os limites e possibilidades da educação integral no ensino médio integrado no IFPr. Tese de Doutorado. Tese apresentada ao Programa de PósGraduação Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná, 2018.

Published

2023-12-01

How to Cite

Passos, A. A. dos, & Vicentini, W. R. (2023). TRABALHO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: da criação do SENAI no contexto da Era Vargas às politicas educacionais para o trabalho. Cadernos Zygmunt Bauman, 13(33). https://doi.org/10.18764/2236-4099v13n33.2023.12