TRABALHO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: da criação do SENAI no contexto da Era Vargas às politicas educacionais para o trabalho

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4099v13n33.2023.12

Palabras clave:

Educação Profissional, Senai, Formação do Trabalhador, Era Vargas (1930-1945)

Resumen

A pesquisa tem por objetivo analisar o processo de implantação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em particular nos Estados do Paraná e Santa Catarina nas décadas de 1940 e 50. Dentro deste contexto, sua atuação e contribuição para a formação de trabalhadores para a indústria e serviços, entendido como parte integrante do desenvolvimento industrial nos referidos estados. Evidenciamos as relações entre o movimento de formação da indústria em desenvolvimento e as políticas públicas para a qualificação da força de trabalho e o papel do SENAI. A pesquisa investigou o contexto histórico nacional e do desenvolvimento regional e, por fim, na análise da criação e da atuação do SENAI nos dois estados baseado nos dados de seus relatórios anuais. Constatamos que a formação de trabalhadores para a indústria ocorreu num processo de associação entre capital e estado, fenômeno típico da burocracia estatal nacional e dos interesses das elites brasileiras. 

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Biografía del autor/a

Aruanã Antonio dos Passos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco.

Willian Roberto Vicentini, Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Doutor em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), tendo como orientador o prof. Dr. Pedro Leão da Costa Neto, na Linha de Políticas Públicas e Gestão da Educação. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, tendo como orientador o prof. Dr. Peri Mesquida, na linha de História da Educação com a dissertação: Iluminismo e Catolicismo na Legislação do Ensino no Brasil, de 1827 a 1892: uma contraposição de ideias ou questão de método. Defesa em maio de 2007. É especialista em Educação: metodologias inovadoras aplicadas à educação; Turismo: gestão e docência: Tutoria em Educação a distância e Metodologia do Ensino de História e Geografia. Licenciado em História pela Universidade Tuiuti do Paraná e Licenciado em Pedagogia (2a. licenciatura) pelo Centro Universitário Cidade Verde (UNIFCV). Ainda possui curso de Administração Hoteleira pelo Centro Europeu (Profissões e Idiomas). Atua como docente no ensino presencial e no ensino a distância nos diversos níveis (fundamental, médio, superior e na pós-graduação). Atua como Coordenador do Curso e Docente na Faculdade Educacional de Colombo em 2016 (FAECPR). Na área de Turismo, tem como ênfase a hotelaria. Efetua suas pesquisas principalmente nos seguintes temas: história, história da educação, hotelaria, planejamento educacional e formação de professores. Atuou como Vice-Diretor acadêmico da Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná entre 2011 e 2012 (FANEESP).

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Publicado

2023-12-01

Cómo citar

Passos, A. A. dos, & Vicentini, W. R. (2023). TRABALHO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: da criação do SENAI no contexto da Era Vargas às politicas educacionais para o trabalho. Cadernos Zygmunt Bauman, 13(33). https://doi.org/10.18764/2236-4099v13n33.2023.12