A crise da escola ao olhar pós-moderno
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.21Schlagworte:
Pós-modernidade, Modernidade, Mudanças, Escola, Filosofia da EducaçãoAbstract
O artigo se propõe analisar a situação da escola contemporânea num contexto de dificuldades de múltiplas ordens das quais enfatizamos desafios postos pelo pensamento pós-moderno. Interessa-nos avaliar se ainda há necessidade da escola e se a sua força é crível. Buscamos saber o que há realmente de novo na vida pós-moderna para gerar, impulsionar a “crise” ou sair dela. Procuramos esclarecer os conceitos envolvidos na pós-modernidade e modernidade intentando compreender o processo que se deu até atingirmos a contemporaneidade. Crise do sujeito e razão, reviravolta linguística em tempos pós-metafísicos ajudam a entende-la? Autores ofereceram ferramentas teóricas para o que buscamos entender.
Downloads
Literaturhinweise
BAUMAN, Zygmunt. Turistas e vagabundos: os heróis e as vítimas da pós-modernidade. In: O mal estar da pós-modernidade. Trad. Mauro, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998, 106-120.
GALLO, Silvio. Modernidade/pós-modernidade: tensões e repercussões na produção de conhecimento em educação. Educação e Pesquisa, 32(3), 551-565, set/dez, 2006.
GHIRARDELLI Jr., Paulo. A teoria educacional no ocidente – entre a modernidade e pós-modernidade. Revista São Paulo em Perspectiva, 14(2), 2000, 32-36. https://www.scielo.br/j/spp/a/5gw78CMTv9PpLqF3NkTpg4b/?lang=pt.
NIETZSCHE, Friedrich. Obras completas. Col. Os Pensadores, vol. XXXII. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho. 2a ed. São Paulo: Abril S. A. Cultural e Industrial, 1974.
QUINTERO, Pablo; Figueira, Patrícia; Elizalde, Paz Concha. Uma breve história dos estudos decoloniais. São Paulo: MASP, 2019. https://www.masp.org.br/uploads/temp/temp- QE1LhobgtE4MbKZhc8Jv.pdf
RORTY, Richard. Contingência, ironia e solidariedade. Trad. Nuno Ferreira da Fonseca. Lisboa: Presença, 1994.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5a ed. São Paulo: Cortez, 2008.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Tratado lógico-filosófico – Investigações filosóficas. Trad. M. S. Lourenço. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1995.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Bauman

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

