EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: INCLUSÃO POR MEIO DE PRÁTICAS ATIVAS, CONTEXTUALIZADAS E INTERDISCIPLINARES
Keywords:
Educação de Jovens e Adultos. Inclusão. Libras. Andragogia. Metodologia da Educação.Abstract
As pessoas com deficiência vêm conquistando seu espaço gradativamente, seja na educação, na sociedade ou no mercado de trabalho. Para alfabetizar jovens e adultos, é preciso introduzi-los no universo da escrita. O presente artigo proporciona possibilidades diferentes de olharmos um mesmo fato, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Traçamos como objetivo geral compreender como as escolas e os profissionais de educação estão preparados para receber os(as) alunos(as) da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com deficiência, evitando a segregação e a evasão escolar. A metodologia para a realização deste estudo, além de análises teóricas, foi de uma pesquisa de campo, por meio de uma entrevista. A partir dessas ações, foi possível refletir sobre a inclusão dos Jovens e Adultos no processo de ensino e aprendizagem, resultando em uma pesquisa qualitativa em educação. Trabalhar com aulas práticas na EJA proporciona uma interação entre a turma que costuma ser bastante diversificada. Essa troca de conhecimentos e experiências contribui para o processo de ensino e aprendizagem, além da inclusão. Para que a inclusão aconteça de fato, as escolas precisam refletir sobre sua metodologia e a possibilidade de cada vez mais oportunizar momentos para a interação e o agrupamento das pessoas que tenham deficiência.
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