EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: INCLUSÃO POR MEIO DE PRÁTICAS ATIVAS, CONTEXTUALIZADAS E INTERDISCIPLINARES

Auteurs-es

  • Grace Jane Pradi Feiler Centro Universitário – Católica de Santa Catarina.
  • Neuza Carla Fabro Freire Pereira Centro Universitário – Católica de Santa Catarina.
  • Solange Kieckhoefel Siewerdt Centro Universitário – Católica de Santa Catarina.
  • Juliana Patrícia Petris Centro Universitário – Católica de Santa Catarina

Mots-clés :

Educação de Jovens e Adultos. Inclusão. Libras. Andragogia. Metodologia da Educação.

Résumé

As pessoas com deficiência vêm conquistando seu espaço gradativamente, seja na educação, na sociedade ou no mercado de trabalho. Para alfabetizar jovens e adultos, é preciso introduzi-los no universo da escrita. O presente artigo proporciona possibilidades diferentes de olharmos um mesmo fato, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Traçamos como objetivo geral compreender como as escolas e os profissionais de educação estão preparados para receber os(as) alunos(as) da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com deficiência, evitando a segregação e a evasão escolar. A metodologia para a realização deste estudo, além de análises teóricas, foi de uma pesquisa de campo, por meio de uma entrevista. A partir dessas ações, foi possível refletir sobre a inclusão dos Jovens e Adultos no processo de ensino e aprendizagem, resultando em uma pesquisa qualitativa em educação. Trabalhar com aulas práticas na EJA proporciona uma interação entre a turma que costuma ser bastante diversificada. Essa troca de conhecimentos e experiências contribui para o processo de ensino e aprendizagem, além da inclusão. Para que a inclusão aconteça de fato, as escolas precisam refletir sobre sua metodologia e a possibilidade de cada vez mais oportunizar momentos para a interação e o agrupamento das pessoas que tenham deficiência.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Grace Jane Pradi Feiler, Centro Universitário – Católica de Santa Catarina.

Graduanda em Pedagogia pela CATÓLICA SC.

Neuza Carla Fabro Freire Pereira, Centro Universitário – Católica de Santa Catarina.

Graduanda em Pedagogia pela CATÓLICA SC.

Solange Kieckhoefel Siewerdt, Centro Universitário – Católica de Santa Catarina.

Graduanda em Pedagogia pela CATÓLICA SC.

Juliana Patrícia Petris, Centro Universitário – Católica de Santa Catarina

Graduação em Pedagogia (UNERJ - 2008). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (ICPG - 2009). Mestrado em Educação (UFPR - 2014). Professora e Coordenadora  do curso de Pedagogia do Centro Universitário – Católica de Santa Catarina.

Références

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1996.

BERGAMO JÚNIOR, Adilson et al. A Interdisciplinaridade no Contexto da Inclusão Escolar. Caderno de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 20-29, 2008. Disponível em: <http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgdd/article/view/11147/6899>. Acesso em: 15 ago. 2020.

BRASIL. [Constituição (1934)]. Constituição da República dos Estados Unidos Brasil. Brasília, D.F: Senado Federal, 1934. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao91.htm>. Acesso em: 18 set. 2020.

BRASIL. Constituição [da] República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília, 23. dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm>. Acesso em: 23 fev. 2021.

BRASIL. Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Brasília, 24 abr. 2002. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm>. Acesso em: 23 fev. 2021.

BRASIL. Mapa do Analfabetismo no Brasil. Brasília: MEC, 2003. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/documents/186968/485745/Mapa+do+analfabetismo+no+Brasil/a53ac9ee-c0c0-4727-b216-035c65c45e1b?version=1.3>. Acesso em: 18 set. 2020.

BRASIL. Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000. Brasília, 22 dez. 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm>. Acesso em: 19 set. 2020.

BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, 6 jul. 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em: 23 fev. 2021.

BRITTO JÚNIOR, Álvaro Francisco de; FERES JÚNIOR, Nazir. A utilização da técnica da entrevista em trabalhos científicos. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 237-250, 2011. Disponível em: <https://met2entrevista.webnode.pt/_files/200000032-64776656e5/200-752-1-PB.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2020.

CARVALHO, Jair Antônio de et al. Andragogia: considerações sobre a aprendizagem do adulto. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 3, n. 1, p. 78-90, abr. 2010. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21105>. Acesso em: 23 fev. 2021.

DECLARAÇÃO DE CARACAS: Documento que marca as reformas na atenção à saúde mental nas Américas. Caracas, 1990. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/declaracao_caracas.pdf>. Acesso em: 18 set. 2020.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: Sobre Princípios, Políticas e Prática na área das necessidades Educativas Especiais. Salamanca, 1994. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf>. Acesso em: 19 set. 2020.

DIZEU, Liliane Correia Toscano de Brito; CAPORALI, Sueli Aparecida. A língua de sinais constituindo o surdo como sujeito. Educ. Soc., Campinas, v. 26, n. 91, p. 583-597, maio/ago. 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/es/v26n91/a14v2691.pdf>. Acesso em: 23 fev. 2021.

GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. Educação de Jovens e Adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo: Cortez, 2005

GHENO, Giselle. Outro olhar sobre a evasão: O Caso do Neeja Paulo Freire. 2012. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/108386/000948521.pdf?sequence=1>. Acesso em: 23 out. 2020.

JÚNIOR, A. B. et al. A interdisciplinaridade no contexto da inclusão escolar. São Paulo, v.8, 2008. Caderno de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento. Disponível em: <https://goo.gl/Qr27Bt>. Acesso em: 27 out. 2020.

LAIBIDA, Vera Lúcia Bortoletto; PRYJMA, Marielda Ferreira. Evasão escolar na educação de jovens e adultos (EJA): professores voltados na permanência do aluno na escola. 2013. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_utfpr_ped_artigo_vera_lucia_bortoletto_laibida.pdf>. Acesso em 27 out. 2020.

MARTINS, Rose Mary Kern. Pedagogia e andragogia na construção da educação de jovens e adultos. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v. 12, n. 1, p. 143-153, jan./jun. 2013. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20331/12520>. Acesso em: 05 out. 2020.

NÓVOA, Antônio et al. Pesquisa em Educação como Processo Dinâmico, Aberto e Imaginativo: uma entrevista com Antônio Nóvoa. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.36, n. 2, p. 533-543, maio/ago. 2011. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/3172/317227057004.pdf>. Acesso em 23 out. 2020.

PEDROSO, Jucelene Mendes Valério; BOURGUIGNON, Jussara Ayres. O Multidisciplinar e Interdisciplinar na Educação Inclusiva: um relato da experiência da equipe do Centro Municipal de Apoio Especializado de Telêmaco Borba-PR. Magistro, v. 2, n. 12, p. 76-90, 2015. Disponível em: <http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/magistro/article/view/2900/1458>. Acesso em: 05 out. 2020.

PEREIRA, Gilmar de Jesus. Breve histórico da exploração do trabalho infanto-juvenil. Porto Alegre, 2020. Disponível em: <http://www.lex.com.br/doutrina_27284325_BREVE_HISTORICO_DA_EXPLORACAO_DO_TRABALHO_INFANTO_JUVENIL.aspx>. Acesso em: 11 out. 2020.

SANTANA, Lícia Rosalee Nascimento Moraes de. Interação e Letramento: Interfaces num contexto de educação de Jovens e Adultos. 2006. 223 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/29251/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Santana%2c%20Licia%20Rosalee%20Nascimento%20Moraes.pdf>. Acesso em: 05 out. 2020.

SANTOS, Cleibiane Lopes da Silva; SOUSA, Célia Ferreira de. Oficinas Pedagógicas: valorizando e estimulando os sujeitos do EJA Campo. Revista Prática Docente, v. 1, n. 1, p. 67-78, jul./dez. 2016. Disponível em: <http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/15/11>. Acesso em: 05 out. 2020.

WOLF, Marilda. Ser solidário é... 2019. Disponível em: <https://br.pinterest.com/pin/2111131064682217/>. Acesso em: 21 out. 2020.

Téléchargements

Publié-e

2021-04-17

Comment citer

Pradi Feiler, G. J., Fabro Freire Pereira, N. C., Siewerdt, S. K., & Petris, J. P. (2021). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: INCLUSÃO POR MEIO DE PRÁTICAS ATIVAS, CONTEXTUALIZADAS E INTERDISCIPLINARES. Cadernos Zygmunt Bauman, 11(25). Consulté à l’adresse https://cajapio.ufma.br/index.php/bauman/article/view/16361

Numéro

Rubrique

Perspectivas do Desenvolvimento Regional