EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: leitura da paisagem como aporte na formação continuada de professores da rede municipal
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n28.2022.8Keywords:
Unconventional Food Plants (Panc), Soil Education, Paulo Freire, Clevelândia-PRAbstract
A crise ambiental vivenciada atualmente atingiu níveis acentuados e preocupantes. Frente a essa realidade, faz-se necessário desenvolver ações que visem à incorporação da Educação Ambiental Crítica nas instituições de ensino. Essa perspectiva oportuniza a possibilidade de transformação social, que tem como pressuposto teórico Paulo Freire, subsidiando a formação continuada dos professores. O objetivo geral foi identificar a contribuição da Educação Ambiental Crítica utilizando como ferramenta a leitura da paisagem na formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino. A metodologia utilizada tratou-se de uma pesquisa-ação, com oficinas pedagógicas, tendo como instrumento de coleta de dados questionário estruturado, o estudo ocorreu em Clevelândia-PR. Como resultado, houve a incorporação dos princípios fundamentais da Educação Ambiental Crítica, com isso ocorreram melhorias no processo de ensino e aprendizagem e contribuições para a mitigação dos problemas socioambientais.
Downloads
References
ALVES, J. F. C.; ROCHA, D. do C. da.; SILVA, S. de C. da.; MIYAZAKI, L. C. P. Educação Ambiental aplicada ao Ensino dos Solos: O Projeto de Extensão Universitária “Educasolos” como um meio de conscientização. In: Periódico Eletrônico: Fórum Ambiental. Alta Paulista. Volume 11, Número 4. 2015. ISSN 19800827.
ANTUNES, R. L. dos S. Análise Integrada da Paisagem com aplicação do Sensoriamento Remoto na Bacia hidrográfica do Rio Botucaraí – Rio Grande do Sul. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Departamento de Geografia. Área de Concentração: Geografia Física. São Paulo, 2017.
BRASIL. Lei n. 9.795, de 22 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm. Acesso em: 18 mar. 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 2 de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Presidente em exercício: Paschoal Laércio Armonia. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 15 jun. 2012, n. 116, Sec. 1, p. 70.
BRASIL. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA. Manual de hortaliças não convencionais. Brasília. 52 p., 2010.
BREDA, T. V.; ZACHARIAS, A. A. A leitura de paisagens através de trabalhos de campo: um relato da experiência vivenciado no município de Ourinhos (SP). In: Revista Geografia e Pesquisa, Ourinhos, v. 4, n. 2, p. 45-68. 2010.
CAMPOS, M.C.C. Relações solo-paisagem: conceitos, evolução e aplicações. In: Ambiência - Revista do Setor de Ciências Agrárias e Ambientais Guarapuava (PR) v.8 n.3 p. 963 - 982 Set./Dez. 2012 ISSN 1808 – 025. DOI:10.5777/ambiencia.2012.05.01rb.
DEMMER, B.C.; PEREIRA, Y.C.C. Educação ambiental e estudo da paisagem: a percepção para a responsabilidade socioambiental. In: Olhar de professor, Ponta Grossa, 14(2): 255-272, 2011. Disponível em http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor. Acesso em: 30 mar. 2020.
DICKMANN, I.; CARNEIRO, S. M. M. Educação Ambiental Freiriana. Chapecó: Livrologia, 2021. (Coleção Paulo Freire; 05).
FAO. Conexões e contribuições invisíveis da natureza para nós. 2019. Disponível em: https://www.fao.org/brasil/noticias/detail-events/pt/c/1195330/ Data de acesso: 14 nov. 2021.
FAO. Food and Agriculture Organization of the United Nations. 2015. O que você sabe sobre solos? Disponível em: https://www.fao.org/soils-2015/news/newsdetail/pt/c/339897/#:~:text=O%20solo%20%C3%A9%20um%20dos,a%20seguran%C3%A7a%20alimentar%20e%20nutricional. Data de acesso: 18 out. 2021.
FAVARIM, L. C. Representações sociais de solo e educação ambiental nas séries iniciais do ensino fundamental em Pato Branco – PR. Dissertação (Mestrado) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. Pato Branco, PR, 2012.
FERREIRA, F. de F.; MURARI, A.L.; LIZ, A. M. Panc’s: Plantas Alimentícias Não Convencionais, consumo consciente e nutrição na escola de Ensino Fundamental. Ações de pesquisa, ensino e extensão voltados para a sociedade. In: Revista Compartilhando Saberes. PROGRAD, 2018.
KELEN, M.E.B,(Org.) et al. Plantas alimentícias não convencionais (PANCs): hortaliças espontâneas e nativas. 1. ed. -- Porto Alegre : UFRGS, 2015. ISBN 978-85-66106-63-3.
KINUPP, V. F. Plantas Alimentícias Não Convencionais da Região Metropolitana de Porto Alegre – RS. Tese de Doutorado em Fitotecnia, Faculdade de Agronomia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. Novembro de 2007.
KINUPP, V. F.; LORENZI, H. Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil: guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas. São Paulo: Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2014.
LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. (Orgs). Repensar a Educação Ambiental: Um olhar crítico. São Paulo: Cortez, 2009.
LOUREIRO, C. F. B.; TORRES, J. R. (Orgs.). Educação ambiental: dialogando com Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 2014.
LOUREIRO, C. F. et al. Sociedade e Meio Ambiente: a Educação Ambiental em debate. 7ª edição – São Paulo: Cortez, 2012.
MENDES, T. A. Educação em solos crítica: abordagem sobre a relação solo-sociedade em uma escola municipal de Pato Branco – PR. 2019. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional), Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Pato Branco – PR, 2019.
MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
MUGGLER, C.C.; PINTO, F. de A.; SOBRINHO F. A.P.; & MACHADO, V. A. Educação em Solos: Princípios, Teoria E Métodos. In: Revista Brasileira de Ciência do Solo, 30:733-740, 2006. Seção VII - Ensino da Ciência do Solo.
OLIVEIRA, D. de. O conceito de solo sob a aparência de crianças do Ensino Fundamental nas escolas de São Paulo-SP. In: Ciência e Natura. 2014. ISSN: 0100-8307. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=4675/467546183021 Acesso em 13 jun. 2020.
PERES, W. M. T.; AZEVEDO, R. C. G. As implicações da paisagem no auxílio da Educação Ambiental. In: VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Agosto de 2014. Vitória/ES. ISBN: 978-85-98539-04-1.
PRIMAVESI, A. Algumas plantas indicadoras: como conhecer os problemas de um solo. 1 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2017.
RANIERI, G. (Coord.) Guia prático sobre PANC: Plantas Alimentícias Não Convencionais. 1 ed. São Paulo: Instituto Kairós, 2017.
RANIERI, G. Matos de Comer: identificação de plantas comestíveis. 1 ed. São Paulo: Ed. Do Autor, 2021.
ROSS, J.L.S. Geomorfologia: Ambiente e planejamento. São Paulo: Contexto, 2005.
SANTOS, W. A. de.; SARTORELLO, R. Percepção e paisagem no cotidiano de escolas inseridas em paisagens rurais e urbanas. In: Ciências e Educação, Bauru, v. 25, n. 4, p. 911-926, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000400911&tlng=pt. Acesso em 30 mar. 2020.
SANTOS, W. A. dos.; BONINI, L. M. de M.; SARTORELLO, R. Contribuições da Paisagem Rural e Urbana para Práticas Pedagógicas de Educação Ambiental. In: Periódico Eletrônico: Fórum Ambiental. Alta Paulista. Volume 13, Número 04, 2017. ISSN 1980-0827.
SOARES NETO, J.; FEITOSA, R. A.; CERQUEIRA, G. S. Contribuições de Marcos Reigota e de Paulo Freire à Práxis Pedagógica na Perspectiva da Educação Ambiental Crítica. In: Revista Educação Ambiental em Ação. ISSN 1678-0701. Número 69, Ano XVIII. Setembro-Novembro/2019. Disponível em: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3860 Acesso em 08 jun. 2020.
SOUSA, H. N.; ARAÚJO, T. K. da S.; OLIVEIRA, B. P. T. de; GUÉNEAU, S.G.E. Plantas Alimentícias Não Convencionais: Mapeamento dos atores-chave no Distrito Federal. In: Third International Conference: Agriculture and food in an urbanizing society. 2018, Porto Alegre. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
Système de formation de formateurs à l’éducation relative à l’environnement. In: Guide pédagogique – Le paysage. Septembre/Novembre 2005. 10/119.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
TOMITA, L. M. S. Ensino de Geografia: Aprendizagem significativa por meio de Mapas Conceituais. (Tese de Doutorado) Universidade de São Paulo – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Departamento de Geografia. São Paulo, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Bauman
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.