EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: leitura da paisagem como aporte na formação continuada de professores da rede municipal
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n28.2022.8Palavras-chave:
Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc), Educação em Solos, Paulo Freire, Clevelândia-PRResumo
A crise ambiental vivenciada atualmente atingiu níveis acentuados e preocupantes. Frente a essa realidade, faz-se necessário desenvolver ações que visem à incorporação da Educação Ambiental Crítica nas instituições de ensino. Essa perspectiva oportuniza a possibilidade de transformação social, que tem como pressuposto teórico Paulo Freire, subsidiando a formação continuada dos professores. O objetivo geral foi identificar a contribuição da Educação Ambiental Crítica utilizando como ferramenta a leitura da paisagem na formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino. A metodologia utilizada tratou-se de uma pesquisa-ação, com oficinas pedagógicas, tendo como instrumento de coleta de dados questionário estruturado, o estudo ocorreu em Clevelândia-PR. Como resultado, houve a incorporação dos princípios fundamentais da Educação Ambiental Crítica, com isso ocorreram melhorias no processo de ensino e aprendizagem e contribuições para a mitigação dos problemas socioambientais.
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