O papel da Educação alimentar e nutricional no ambiente escolar

Autores/as

  • Rodrigo Regert Universidade Alto Vale do Rio do Peixe
  • Cecília Franco de Oliveira Regert

Resumen

A Educação Alimentar e Nutricional (EAN), é uma importante estratégia para prevenção e controle de problemas alimentares e nutricionais da atualidade. Nessa perspectiva, o ambiente escolar é apontado por diversos autores como um espaço ideal para a execução dessas ações e que para o seu sucesso devem consistir em processos ativos, lúdicos e interativos, favorecendo, assim, a construção do conhecimento, autonomia e auxiliando nas mudanças de atitudes. O presente artigo trata-se de pesquisa bibliográfica, realizada por meio de consulta em bases de dados de relevância para a produção de conhecimento em saúde e nutrição e tem como objetivo realizar uma reflexão sobre o papel da EAN, com enfoque no âmbito escolar, visando contribuir para um melhor entendimento do assunto, possibilitando uma discussão sobre as fragilidades e potencialidades das metodologias e estratégias utilizadas nas suas ações. É necessário ampliar a pauta e a visão sobre a EAN e desenvolver novos instrumentos teóricos e metodológicos que abordem todas as dimensões da complexidade desse processo. No âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, a EAN, com a oferta de alimentos são as principais estratégias para garantir a Segurança Alimentar e Nutricional e promover o Direito Humano à Alimentação Adequada aos estudantes da rede pública de ensino. Para isso, se faz necessário aprofundar a discussão sobre o papel da EAN no ambiente escolar, investindo na formação dos profissionais envolvidos, no desenvolvimento de metodologias, incentivar pesquisas científicas na temática. Acredita-se que dessa forma, conseguiríamos melhores resultados referente as mudanças positivas das práticas alimentares dos alunos, assim como a comunidade escolar.

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Biografía del autor/a

Rodrigo Regert, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Mestre em Desenvolvimento e Sociedade pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) Caçador - SC, Máster en Ciencias de la Educación pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) Assunção - PA,  Especialização em Gestão Escolar e Metodologia do Ensino Interdisciplinar pela Faculdade Dom Bosco de Ubiratã (FDBU) - PR, Especialização em Gestão e Docência na Educação Básica pela Universidade de Santa Cecília (UNISANTA) - SP, Especialização em Gestão e Docência na Educação a Distância pela UNISANTA -SP, Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela UNISANTA - SP, Especialização em Supervisão Escolar pela  UNISANTA - SP, Especialização em Psicopedagogia pela UNISANTA - SP, Especialização em Administração de Empresas pela UNISANTA - SP, Especialização em Formação Pedagógica para a Docência no Ensino Superior, pela UNIARP, Caçador - SC (andamento). Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) Caxias do Sul - RS, com habilitação em Filosofia, Sociologia e Psicologia, Licenciatura em História pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayreli (ISEED) - MG, Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Alfa América (FAA) - SP, Tecnólogo em Processos Gerenciais pela FAA - SP, Licenciatura em Geografia pela Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR) - Rondônia (andamento). Bacharel em Administração pelo Instituto Cotemar (andamento). Participa do Grupo de Pesquisa: Políticas Públicas e Processos Formativos em Educação (PPFE) da UNIARP (CNPq). É professor tutor e autor do material didático das disciplinas de Sociologia, Métricas em Recursos Humanos e Ética Cidadania e Sustentabilidade, ofertadas em cursos a distância na UNIARP. Atualmente é professor de Ensino Superior (diversos cursos) da UNIARP e Coordenador do curso de Licenciatura em Pedagogia da UNIARP Campus Fraiburgo. Professor de Sociologia efetivo no Ensino Médio na Rede Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina.  É avaliador da Revista Professare (ISSN: 2238-9172) da UNIARP e da Revista Visão: Gestão Organizacional (ISSN: 2238-9636) da UNIARP. Tem experiência na área de Filosofia, Sociologia, Educação, Psicologia e Administração.

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Publicado

2020-12-10

Cómo citar

Regert, R., & Regert, C. F. de O. (2020). O papel da Educação alimentar e nutricional no ambiente escolar. Cadernos Zygmunt Bauman, 10(24). Recuperado a partir de https://cajapio.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15425

Número

Sección

A CONSTRUÇÃO ANALÍTICA DE FOUCAULT: Ciência, Política e Educação