O papel da Educação alimentar e nutricional no ambiente escolar
Abstract
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN), é uma importante estratégia para prevenção e controle de problemas alimentares e nutricionais da atualidade. Nessa perspectiva, o ambiente escolar é apontado por diversos autores como um espaço ideal para a execução dessas ações e que para o seu sucesso devem consistir em processos ativos, lúdicos e interativos, favorecendo, assim, a construção do conhecimento, autonomia e auxiliando nas mudanças de atitudes. O presente artigo trata-se de pesquisa bibliográfica, realizada por meio de consulta em bases de dados de relevância para a produção de conhecimento em saúde e nutrição e tem como objetivo realizar uma reflexão sobre o papel da EAN, com enfoque no âmbito escolar, visando contribuir para um melhor entendimento do assunto, possibilitando uma discussão sobre as fragilidades e potencialidades das metodologias e estratégias utilizadas nas suas ações. É necessário ampliar a pauta e a visão sobre a EAN e desenvolver novos instrumentos teóricos e metodológicos que abordem todas as dimensões da complexidade desse processo. No âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, a EAN, com a oferta de alimentos são as principais estratégias para garantir a Segurança Alimentar e Nutricional e promover o Direito Humano à Alimentação Adequada aos estudantes da rede pública de ensino. Para isso, se faz necessário aprofundar a discussão sobre o papel da EAN no ambiente escolar, investindo na formação dos profissionais envolvidos, no desenvolvimento de metodologias, incentivar pesquisas científicas na temática. Acredita-se que dessa forma, conseguiríamos melhores resultados referente as mudanças positivas das práticas alimentares dos alunos, assim como a comunidade escolar.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BERTIN, Renata Labronici; MALKOWSKI, Juliana; ZUTTER, Larissa Cristina I.; ULBRICH, Anderson Zampier. Estado nutricional, hábitos alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares. Revista Paulista de Pediatria 2010; 28(3):303-308.
BEZERRA, José Arimatea Barros. Educação alimentar e nutricional: articulação de saberes. Fortaleza-CE: Edições UFC, 2018.
BOOG, Maria Cristina Faber. Histórico da Educação Alimentar e Nutricional no Brasil. In: DIEZ-GARCIA; CERVATO-MANCUSO (Orgs.). Mudanças alimentares e educação nutricional. 1. ed. Rio de Janeiro-RJ: Guanabara Koogan, 2011. p. 66-73.
BORSOI, Aline Tecchio; TEO, Carla Rosane Paz Arruda; MUSSIO Bruna Roniza.Educação alimentar e nutricional no ambiente escolar: uma revisão integrativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara- SP, v. 11, n. 3, p.1441-1460, 2016.
BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. – Brasília, DF: MDS; Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, 2012.
BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Alimentação e Nutrição.– Brasília, DF:Ministério da Saúde, 2013a.
BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Resolução/CD/FNDE nº 26, de 17 de junho de 2013. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.Diário Oficial da União 2013b.
FERNANDES, A. G. S.; Alimentando o saber: o perfil das merendeiras, suas percepções em relação ao ofício e as possibilidades para a educação. [Dissertação de Mestrado]. Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.
FUNDO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (FNDE). Portal FNDE PROGRAMAS PNAE. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/programas/pnae. Acesso em 13/06/2019.
JUZWIAK, Cláudia Ridel. Era uma vez... Um olhar sobre o uso dos contos de fada como ferramenta de educação alimentar e nutricional. Comunicação, Saúde e Educação, Botucatu v.17, n.45, p.473- 84, 2013
MACHADO, Campos Virgínia; BISPO, Amanda Santos. Sistematização de uma Experiência de Educação Alimentar e Nutricional em Escola Pública de Salvador – BA. Revista Debates Insubmissos, Caruaru, PE. Brasil, Ano 2, v.2, nº 6, mai./ago. 2019.
MACEDO, Irene Coutinho de; AQUINO, Rita de Cássia de. O Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas no Brasil no contexto do atendimento nutricional. Demetra, Rio de Janeiro-RJ, 13(1); 21-35, 2018.
MANCUSO, Ana Maria Cervato; VINCHA, Kellem Regina Rosendo; SANTIAGO, Débora Aparecida. Educação Alimentar e Nutricional como prática de intervenção: reflexão e possibilidades de fortalecimento. Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro-RJ, 26 [1]: 225-249, 2016.
PEDRAZA, Dixis Figueroa; MELO, Nadinne Lívia Silva de.; SILVA, Franciele Albuquerque; ARAUJO, Erika Morgana Neves. Avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar: Ciência & Saúde Coletiva 23(5):1551-1560, 2018 Rio de janeiro
PEIXINHO, Albaneide Maria Lima. A trajetória do Programa Nacional de Alimentação Escolar no período de 2003-2010: relato do gestor nacional. Ciência & Saúde Coletiva Rio de Janeiro- RJ, 2013; 18(4):909-916.
PRADO, Bárbara Grassi; FORTES, Emmanuel Nunes Silva; LOPES, Maria Aparecida de Lima; GUIMARÃES, Lenir Vaz. Ações de educação alimentar e nutricional para escolares: um relato de experiência. Demetra, Rio de Janeiro-RJ, 11 (2); 369-382, 2016.
PONTES, Amanda de Morais Ongarato; ROLIM. Harvillyn Jhéssy Povinski; TAMASIA, Gislene dos Anjos. A importância da Educação Alimentar e Nutricional na prevenção da obesidade em escolares [artigo] Registro: Faculdades Integradas do Vale do Ribeira, 2016.
RIBEIRO, Gisele Naiara Matos; SILVA, João Batista Lopes. A alimentação no processo da aprendizagem. Revista Eventos Pedagógicos 2013; 4(2):77-85.
SANTOS, Ligia Amparo da Silva. O fazer educação alimentar e nutricional: algumas contribuições para reflexão. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro-RJ, v. 17, n. 2, p. 453-462, 2012.
SILVA, Simoni Urbano da; MONEGO, Estelamaris Tronco; SOUZA, Lucilene Maria de; ALMEIDA, Géssica Mercia de. As ações de educação alimentar e nutricional e o nutricionista no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro-RJ, 23(8):2671-2681, 2018.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.