AS PEGADAS BAKHTINIANAS EM PAULO FREIRE: tempos sombrios em território brasileiro contemporâneo
Resumen
RESUMO: Este trabalho analisa as contribuições dos estudos de Freire (2019), em suas imbricações com a teoria discursiva de língua bakhtiniana, para a educação pública do Brasil contemporâneo. Para tanto, eis o primeiro objetivo específico: discutir as premissas básicas da teoria freiriana, a partir de sua pedagogia libertadora, que tem como matriz principal a leitura da palavramundo do educando. Em seguida, estabelecer conexões entre os estudos de Freire e os do filósofo russo Bakhtin (2014), em suas missivas de inclusão social, através de uma educação pública de qualidade. Por fim, verifica-se em que medida essas teorias têm contribuído para a promoção de uma efetiva inclusão social na contemporaneidade da educação brasileira. A partir da revisão bibliográfica, com coleta qualitativa, nota-se que a teoria humanista do direito tem sido inefetiva, na vida dos educandos de escola pública. Pois, os documentos educacionais não serem formulados em consonância com a realidade fática deles.
Palavras-chave: Ditadura Militar. Patrono da Educação Brasileira. Filósofo Russo. Ensino. Aprendizagem.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.