AS PEGADAS BAKHTINIANAS EM PAULO FREIRE: tempos sombrios em território brasileiro contemporâneo
Abstract
RESUMO: Este trabalho analisa as contribuições dos estudos de Freire (2019), em suas imbricações com a teoria discursiva de língua bakhtiniana, para a educação pública do Brasil contemporâneo. Para tanto, eis o primeiro objetivo específico: discutir as premissas básicas da teoria freiriana, a partir de sua pedagogia libertadora, que tem como matriz principal a leitura da palavramundo do educando. Em seguida, estabelecer conexões entre os estudos de Freire e os do filósofo russo Bakhtin (2014), em suas missivas de inclusão social, através de uma educação pública de qualidade. Por fim, verifica-se em que medida essas teorias têm contribuído para a promoção de uma efetiva inclusão social na contemporaneidade da educação brasileira. A partir da revisão bibliográfica, com coleta qualitativa, nota-se que a teoria humanista do direito tem sido inefetiva, na vida dos educandos de escola pública. Pois, os documentos educacionais não serem formulados em consonância com a realidade fática deles.
Palavras-chave: Ditadura Militar. Patrono da Educação Brasileira. Filósofo Russo. Ensino. Aprendizagem.
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