O TAMBOR DE MINA COMO RESGATE DE INTEGRAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL NA COMUNIDADE QUILOMBOLA SÃO SEBASTIÃO DOS PRETOS EM BACABAL (MA)
Palavras-chave:
Tambor de Mina, Cultura maranhense, Comunidade quilombola, São Sebastião dos Pretos, Bacabal (MA)Resumo
Estudo sobre o Tambor de Mina na comunidade quilombola São Sebastião dos Pretos em Bacabal (MA), fazendo um resgate da cultura popular e a resistência da prática por parte das comunidades tradicionais. Classifica a pesquisa como bibliográfica e campo com abordagem qualitativa realizada por meio de entrevistas com líderes da comunidade. Aborda sobre cultura e suas ideologias e discorre sobre o Tambor de Mina no Maranhão na Comunidade quilombola São Sebastião dos Pretos. Conclui que a prática tradicional do Tambor de Mina em São Sebastião dos Pretos enaltece a identidade negra, sendo marco de resistência e afirmação étnicoracial.
Palavras-chave: Tambor de Mina. Cultura maranhense. Comunidade quilombola. São Sebastião dos Pretos. Bacabal (MA).
THE TAMBOR DE MINA AS A RESCUE OF INTEGRATION, SOCIALIZATION AND SOCIAL INCLUSION IN THE QUILOMBOLA COMMUNITY SÃO SEBASTIÃO DO PRETOS IN BACABAL (MA)
Abstract
Study of the Tambor de Mina in the quilombola community São Sebastião dos Pretos in Bacabal (MA), making a rescue of popular culture and the resistance of the practice on the part of traditional communities. It classifies the research as bibliographic and field research with a qualitative approach emphasized by conducting interviews with community leaders. It discusses culture and its ideologies and discusses the Tambor de Mina in Maranhão in the São Sebastião dos Pretos quilombola community. It concludes that the traditional practice of the Tambor de Mina in São Sebastião dos Pretos enhances the black identity, being a landmark of resistance and ethnic-racial affirmation.
Keywords: Tambor de Mina. Maranhão culture. Quilombola community. São Sebastião dos Pretos. Bacabal (MA).
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli. A abordagem qualitativa de pesquisa. In: ANDRÉ, Marli. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995. cap. 1, p. 13-22. Disponível em: http://lab.cua.ufmt.br/lepega/file/2018/03/etnografia.pdf. Acesso em: 16 jun. 2020.
ANDRÉ, Marli. Diferentes tipos de pesquisa qualitativa. In: ANDRÉ, Marli. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995. cap. 2, p. 23-28. Disponível em: lab.cua.ufmt.br/lepega/file/2018/03/etnografia.pdf. Acesso em: 16 jun. 2020.
ASSUNÇÃO, Mathias Rohrig. Cultura popular e sociedade regional no Maranhão do século XIX. Revista de Políticas Públicas, São Luís, v. 3, n. 1, p. 29-66, 2015. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?um=1&ie=UTF-8&lr&cites=240575727954952111. Acesso em: 10 dez. 2017.
BOTELHO, Joan. Tambor de mina: a tradição negra na Casa das Minas. In: BOTELHO, Joan. Conhecendo e debatendo a história do Maranhão. São Luís: Fort Gráfica, 2012.
BOTELHO, Joan. A cultura maranhense no Império: das manifestações populares ao mito da Atenas Brasileira. In: BOTELHO, Joan. Conhecendo e debatendo a história do Maranhão. São Luís: Fort Gráfica, 2012.
CHAUÍ, Marilena. O mundo da prática. A vida política. In: CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000. unidade 8, cap. 1, p. 366-378. E-book. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/533894/mod_resource/content/1/ENP_155/Referencias/Convitea-Filosofia.pdf. Acesso em: 10 dez. 2017.
FERRETTI, Mundicarmo. Pureza nagô e nações africanas no Tambor de Mina do Maranhão. Ciências Sociais e Religião, Porto Alegre, ano 3, n. 3, p. 75-94, 2001. Disponível em: http://www.gpmina.ufma.br/pastas/doc/As%20nacoes%20da%20mina.pdf. Acesso em: 15 dez. 2017.
FERRETTI, Mundicarmo. Tambor de Mina e Umbanda: o culto aos caboclos. CEUCAB-RS: O Triangulo Sagrado, Porto Alegre, ano 3, n. 39, 1996. Disponível em: https://repositorio.ufma.br/jspui/bitstream/1/205/1/Mina%20e%20Umbanda.pdf. Acesso em: 15 dez. 2017.
FERRETTI, Sergio. Contribuição cultural do negro na sociedade maranhense. São Luís: UFMA, 2008. Trabalho apresentado em Mesa Redonda no Curso de Letras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Bacabal, Maranhão, Brasil. [S. l.: s. n.], 2017. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/bacabal/panorama. Acesso em: 15 dez. 2017.
ROCHA, Fabiano e Silva. História econômica brasileira: atividades econômicas e a exploração da força de trabalho agrícola. In: ROCHA, Fabiano e Silva. Trabalho e economia familiar agrícola: considerações sobre o processo de reconfiguração dos comportamentos econômicos dos moradores da Vila Cariongo em Santa Rita - MA. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Centro de Ciências Humanas, São Luís, 2016. cap. 1.
RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 1986.
SANTOS, Geysa; REIS, Milena; OOSTERBEEK, Luiz. Quilombos e globalização: um estudo arqueológico sobre identidades e mecanismos de adaptação. [S. l.: s. n.], 2010. Disponível em: http://projetoportoseguro-maranhao.blogspot.com/2010/02/quilombos-e-globalizacao-um-estudo_28.html. Acesso em: 10 dez. 2017.
SANTOS, José Luís dos. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 2006.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SOUSA, Li-Chang Shuen Cristina Silva. Cultura global e identidades locais: conflitos culturais na interface da globalização. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA,15., 2011, Curitiba. Anais eletrônicos [...]. Curitiba: UFPR, 2011. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/71233940/Cultura-Global-e-Identidades-Locais. Acesso em: 10 dez. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.