WEBCONFERÊNCIAS COMO ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS = WEBCONFERENCES AS STRATEGIES FOR DEVELOPING SKILLS
DOI:
https://doi.org/10.18764/2526-6160v20n1.2021.11Palavras-chave:
competência em informação crítica, bibliotecas universitárias, extensão universitária = Keywords, critical information literacy, university libraries, university extensionResumo
As bibliotecas como centros de informações contribuem para dar suporte à pesquisa, ao ensino e à extensão promovendo ações extensionistas com o objetivo de apoiar o processo de ensino aprendizagem na formação acadêmica. O projeto de extensão Lugar da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem (LICA) desenvolvido no âmbito da Biblioteca Setorial Francisco Tancredo Torres proporciona ações que reforçam o letramento informacional para investigação científica, ampliando a aptidão crítica em informação e conhecimento incentivando a habilidade crítica e o empoderamento na escrita acadêmica. As ações do projeto LICA aqui apresentadas estão centradas na primeira etapa do projeto a série de webconferências, workshops, webinários denominada #ColetivoDeSaberes. As ações foram realizadas por meio da plataforma da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), canal do YouTube da Biblioteca Centro de Ciências Agrárias (CCA). O público-alvo das atividades foi discente de graduação e pós-graduação, mas, com a realização destas ações percebeu-se uma abrangência muito maior do que o esperado com profissionais de diversas áreas. Destaca-se ainda que as ações extensionistas estão alinhadas com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 que busca garantir uma educação de qualidade, sem qualquer tipo de discriminação e inseridos todas e todos nas atividades do projeto.
ABSTRACT
Libraries as information centers contribute to support research, teaching and extension by promoting extension actions with the aim of supporting the teaching-learning process in academic training. The extension project Place of Information, Knowledge and Learning (LICA) developed within the scope of the Francisco Tancredo Torres Sectorial Library provides actions that reinforce information literacy for scientific research, expanding critical aptitude in information and knowledge, encouraging critical ability and empowerment in academic writing. The actions of the LICA project presented here are centered on the first stage of the project, the series of web conferences workshops, webinars called #ColetivoDeSaberes. The actions were carried out through the platform of the National Research Network (RNP), YouTube channel of the Centro de Ciências Agrárias (CCA) Library. The target audience of the activities was undergraduate and graduate students, but with the realization of these actions, a much greater scope than expected with professionals from different areas was perceived. It is also noteworthy that the extension actions are aligned with the Sustainable Development Objective of Agenda 2030, which seeks to guarantee quality education, without any type of discrimination and inserted all and everyone in the project activities.
Downloads
Referências
BRISOLA, Anna Cristina; ROMEIRO, Nathália Lima. A competência crítica em informação como resistência: uma análise sobre o uso da informação na atualidade. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 68-87, set. 2018. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1054/1054#. Acesso em: 8 maio 2021.
CAMPELLO, Bernadete Santos. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/9nQgbdkq5nXsNBLfv5MBHNm/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 20 maio 2021.
CAMPELLO, Bernadete Santos. A competência informacional na Educação para o século XXI. In: CAMPELLO, Bernadete Santos et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
CAREGNATO, Sônia Elisa. O desenvolvimento de habilidades informacionais: o papel das bibliotecas universitárias no contexto da informação digital em rede. Revista Biblioteconomia & Comunicação, Porto Alegre, v. 8, p. 47-55, jan./dez. 2000. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/99818. Acesso em: 15 maio 2021.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy e o papel educacional das bibliotecas. 2001. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-30112004-151029/publico/Dudziak2.pdf. Acesso em: 10 maio 2021.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Competência em Informação: conceitos, características e desafios. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 5-9, jan./jun. 2013. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41315/25245. Acesso em: 10 maio 2021.
MELO FILHO, Edilson Targino de et al. Lugar da informação, do conhecimento e da aprendizagem: práticas de informação como métodos de aprendizagem de normalização documentária. Areia: UFPB, 2020. Projeto de Extensão.
OLIVEIRA, Maria Lívia Pachêco de; SOUZA, Edivanio Duarte de. A competência crítica em informação no contexto das fake news: os desafios do sujeito informacional no ciberespaço. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais eletrônicos [...]. Londrina: ANCIB, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/102566. Acesso em: 12 maio 2021.
ONU. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Agenda 2030. Brasília, DF: Nações Unidas Brasil, 2018. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 20 maio 2021.
SILVA, Sara. O pensar certo e a Educação na obra de Paulo Freire. 2015. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015. Disponível em: http://www.uel.br/pos/ppedu/images/stories/downloads/dissertacoes/2015/2015_-_SILVA_Sara.pdf. Acesso em: 20 maio 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.