UM OLHAR PARA A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
uma análise no Centro de Ensino Nelson Serejo de Carvalho
DOI:
https://doi.org/10.18764/2526-6160v21n2.2022.12Palavras-chave:
tecnologias digitais, gestão escolar, professorResumo
Diante dos novos desafios que a tecnologia nos propõe, gestores e professores se deparam com essa modernidade e tentam junto levar para o ambiente escolar esses formatos. O objetivo geral desta pesquisa é analisar como gestores e professores têm feito uso das tecnologias digitais no Centro de Ensino Nelson Serejo de Carvalho. Já os objetivos específicos são: demonstrar como os professores inserem as TDIC em suas metodologias de ensino e destacar a importância do incentivo dos gestores aos professores quanto ao uso das tecnologias digitais em sala de aula. No que se refere aos aspectos metodológicos, foi realizada inicialmente uma pesquisa bibliográfica, na qual destacamos os estudos de Moran (2000), Corrêa (2010), Serra (2020), entre outros. Optou-se por uma abordagem qualitativa, para a coleta dos dados foi realizada uma pesquisa de campo na escola lócus do estudo, onde se utilizou como instrumento de pesquisa a entrevista, essa foi feita realizada com os gestores, os professores de Produção Textual e os alunos. Os resultados mostram que o incentivo dos gestores é essencial para todo o processo educacional que envolve tecnologias digitais. Assim, esta pesquisa colabora para a contínua utilização do uso das TDIC no universo educacional.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Elizabeth Bianconcini de; PRADO, Elizabette B. Brito. Integração tecnológica, linguagem e representação. In: Integração de Tecnologias, Linguagens e Representações. TV Escola. Boletim 5. MEC.2005.
ANTÔNIO, José Carlos. Uso pedagógico do telefone móvel (Celular), Professor Digital. SBO, 13 jan. 2010.
CORRÊA, R. S. As formações dos supervisores educacionais do Rio de Janeiro: perfis, competências e ações. Dissertação (Mestrado). Univ do Estadual do RJ, Faculdade de Educação, 2010.
CORTÊS, H. A importância da tecnologia na formação de professores. Revista Mundo Jovem. Porto Alegre, n. 394, p. 18, mar. 2009.
FERREIRA FILHO, Luciano Nery. O uso das tecnologias da comunicação e da informação pelos professores da rede pública estadual do estado do Ceará. Dissertação de Mestrado em Gestão e Avaliação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012.
GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e culturas políticas: impactos sobre associativismo do terceiro setor, 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, p. 133, 2000.
PORTO, Tânia Maria Esperon. As tecnologias de comunicação e informação na escola: relações possíveis... relações construídas. Revista brasileira da educação, v.11, n. 31, jan./abr. 2006.
SERRA, Ilka Marcia R. de Souza; ARAÚJO Eliza Flora Muniz. A EAD chegando ao campo: análise do curso de especialização em educação do campo, na modalidade a distância, mediado pelo núcleo de tecnologias para educação - Uemanet. 2013. III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning. Disponível em: http://lead.uab.pt/OCS/ index.php/ CLB/club/paper/viewFile/300/57. Acesso em: 18 set. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.