COLÉGIO SANTA TERESA: a criação do curso magistério e o compromisso de formar bons professores

Autores

  • Andrea Fernandes de Sousa

Palavras-chave:

Colégio Santa Teresa, Educação comunitária, Formação de professores

Resumo

Este artigo pretende discutir sobre a importância do projeto educacional comunitário que se concretizou no pequeno povoado maranhense de Santa Teresa do Paruá, hoje, Presidente Médici, destacando, sobretudo, a criação do curso magistério e a ênfase dada à qualidade na formação de professores. O tema está relacionado com a pesquisa que desenvolvi ao longo do programa de pós-graduação do Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (PPGE/UMESP), cuja finalidade foi a de reavivar as memórias dos moradores, a fim de que eles pudessem narrar e refletir como essa rica experiência educacional materializada com a construção coletiva do Colégio Santa Teresa, em 1978, influenciou suas vidas. A presença dos Irmãos Lassalistas em Presidente Médici, na década de 1980, assinalou a criação de um núcleo educacional que alterou significativamente a vida da respectiva comunidade, tornando-se desde então, uma referência educacional na formação de professores. Assim, julgo importante investigar e refletir sobre a participação dos mesmos na construção desse processo educacional. Nesta tarefa de reconstrução histórica, conto com o afloramento das memórias de pessoas que receberam esse atendimento educacional e da revisão de literatura sobre o tema. A riqueza dos depoimentos permitiu constatar que a oferta de uma educação direcionada ao desenvolvimento pleno do cidadão, se concretizou de fato, pois, durante quase toda a sua trajetória histórica, a instituição conseguiu manter a autonomia, sem estabelecer vínculos efetivos com o poder público e os programas oficiais do governo, e desta forma, pôde adotar uma filosofia pedagógica própria.

Palavras-chave: Colégio Santa Teresa. Educação comunitária. Formação de professores.

Abstract

This article intends to discuss the importance of the community educational project that took place in the small town of Santa Teresa do Paruá, today President Medici, highlighting, above all, the creation of the teaching course and the emphasis on quality in teacher training. The theme is related to the research that I developed during the postgraduate program of the Master in Education by the Methodist University of São Paulo (PPGE / UMESP), whose purpose was to revive the residents' memories, so that they could Narrating and reflecting how this rich educational experience materialized with the collective construction of Santa Teresa College in 1978 influenced their lives. The presence of the Lasallian Brothers in Presidente Médici in the 1980s signaled the creation of an educational nucleus that significantly altered the life of the respective community, and has since become an educational reference in the formation of teachers. Therefore, I think it is important to investigate and reflect on their participation in the construction of this educational process. In this task of historical reconstruction, I count on the emergence of the memories of people who received this educational service and the literature review on the subject. The richness of the testimonies made it possible to verify that the provision of an education aimed at the full development of the citizen has indeed materialized, since, for most of its historical trajectory, the institution was able to maintain its autonomy, without establishing effective ties with the public power and The official government programs, and in this way, was able to adopt a pedagogical philosophy of its own.

Keywords: Santa Teresa College. Community education. Teacher training.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-03

Como Citar

SOUSA, Andrea Fernandes de.
COLÉGIO SANTA TERESA: a criação do curso magistério e o compromisso de formar bons professores
. Revista Bibliomar, v. 16, n. 1, p. 52–64, 3 Out 2017 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/7616. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos