ESTÁ ABERTA A SESSÃO: a cultura material escolar presente nos relatórios dos presidentes de província do Maranhão (1840-1843)
Palavras-chave:
História da educação, Cultura material escolar, Província do MaranhãoResumo
Apresenta-se neste estudo a pesquisa em andamento sobre as materialidades escolares presentes nos relatórios dos presidentes de província do Maranhão. Tem-se como objetivo compreender a influência das materialidades extraídas dos discursos dos Presidentes de Província e identificadas como elementos da cultura material na compreensão do cotidiano escolar das instituições de ensino maranhenses. Para isso, a metodologia aplicada dividiu-se em duas etapas: bibliográfica e documental. 1) Bibliográfica, com: Andrade (1984) e Castro (2010) esclarecendo a História do Maranhão; Castro (2013), sobre Cultura Material Escolar, que possibilitou o conhecimento das categorias de análise adotadas na pesquisa; Stephanou e Bastos (2009), com os apontamentos sobre História da Educação; e Funari (2008), explicando a relevância das fontes materiais, dentre outros autores. 2) Documental: com o tratamento da própria fonte, os Relatórios dos Presidentes de Província do Maranhão no período de 1840 a 1843 (exceto 1842). O tratamento consistiu na identificação e categorização dos objetos escolares, para que, por intermédio deste processo, fosse viável interpretar a influência dessas materialidades no dinamismo escolar. Considera-se a importância da cultura material como estudo que permite reconhecer a potencialidade dos objetos enquanto fontes, capazes de revelar necessidades, relações, práticas e outros elementos que variavam de acordo com a realidade de cada escola. Portanto, explorar as informações que os relatórios carregam é um dos férteis caminhos de investigação para o entendimento dos aspectos formadores da cultura material escolar com intuito de promover o desenvolvimento da História da Educação.
Palavras-chave: História da educação. Cultura material escolar. Província do Maranhão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.