BIBLIOTECAS ESCOLARES: passado, presente e o que será do futuro?
Palavras-chave:
Biblioteca escolar, Intervenção social, Bibliotecário, Lei 10.753/03, Lei 12.244/10Resumo
Trata de um levantamento histórico da situação das bibliotecas escolares refletindo desde o início da colonização brasileira até os dias atuais. O artigo aponta que em diversos momentos da história não foi dada prioridade as bibliotecas escolares, foram tratadas como algo banal, sendo muitas vezes negligenciada por governos de diferentes épocas assim como também acontece com a educação. O artigo discute ainda o papel social do bibliotecário e da biblioteca na construção de uma sociedade leitora e crítica. Discute as propostas do Estado para melhorar este setor através das leisnº 10.753/03 e 12.244/10, enfatizando suas consequências e uma breve crítica a elas. Apresenta uma proposta que pode ser uma alternativa para motivar melhorar a visão da população em relação à biblioteca escolar. A metodologia é constituída de pesquisa exploratória, com revisão documental. Teve como conclusão que o descaso vem de muito tempo mais os bibliotecários precisam inverter esse processo de abandono do que poderia ser um dos melhores instrumentos de ação socioeducativa.
Palavras-chave: Biblioteca Escolar. Intervenção social. Bibliotecário. Lei 10.753/03. Lei 12.244/10.
Abstract
It is a historical survey of the situation of school libraries at the beginning of Brazil's colonization to today showing that at various times in history we can see that the libraries were treated as non-priority, or rather saying something banal did not deserve special attention and a lot of often neglected by governments of different periods as well as with education, making relationship with social role of the librarian and the library in building a critical reader and society. It also brings an explanation of the Brazilian Law 10,753 / 03 and the Brazilian Law 12,244 / 10, its consequences and a brief critical to them. It presents a proposal that can be an alternative to motivate improve the vision of the population to the school library. The methodology consists of exploratory research, to document review. We had the conclusion that the neglect comes from much longer we librarians have to reverse the abandonment process of what could be one of the best socio action instruments.
Keywords: School Library. Social intervention. Librarian. Law 10,753/03. Law 12,244/10.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.