ESCOLAS RURAIS DOMÉSTICAS: "Moças se preparem para sua função de donas de casa e diretoras de lares rurais..."

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n2p257-273

Palavras-chave:

Educação feminina, História das mulheres, Escola de Economia Rural Doméstica,

Resumo

O texto que ora apresentamos advém de uma investigação a respeito de uma Escola de Economia Rural Doméstica - EERD, instituição pública federal. Procuramos analisar os percursos formativos destinados à educação feminina e a maneira como esses fenômenos se articularam à formação que foi oferecida às moças brasileiras. Constatamos que, ao mesmo tempo em que a formação oferecida na EERD influenciou a educação feminina, também foi referendada por normas, experiências e modelos. A EERD, ao ofertar uma formação voltada para a atuação das mulheres no meio rural, propiciou uma educação geral que levaria as mulheres ali formadas a cultivarem e divulgarem deveres, direitos individuais e cívicos, alastrando o progresso social e cultural na comunidade à qual pertenciam. No texto, metodologicamente, a pesquisa pautou-se em uma apreciação de documentos, incluindo fontes escritas/documentais, como relatórios, programas de curso, imprensa local e oficial, entre outros. Essa investigação a respeito da escolarização feminina no âmbito da formação em economia doméstica colabora para o registro da história da educação feminina brasileira e das práticas escolares direcionadas às mulheres, visando conformá-las a um dado modelo de boa educação.

Palavras-chave: Educação feminina. História das mulheres. Escola de Economia Rural Doméstica. 

DOMESTIC RURAL SCHOOLS: " Girls get prepared for your function of homewives and directors of rural lares..."

Abstract

The text that we present here comes from an investigation about a School of Rural Economy - EERD, federal public institution. We tried to analyze the formative routes destined to feminine education and the way in which these phenomena were articulated in the training that was offered to Brazilian girls. We found that while the training provided in the EERD influenced women's education, it was also supported by norms, experiences and models. The EERD by providing a training focused on the work of women in rural areas, provided a general education that would lead the women trained to cultivate and disseminate practices, individual and civic rights, social and cultural progress in the community to which they belonged. In the text, methodologically, the research was based on an appreciation of documents, including written / documentary sources such as reports, course programs, local and official press, among others. This research on female schooling in the field of home economics training contributes to the history of Brazilian female education and to the school practices directed at women, to conform them to a given model of good education.

Keywords: Female education. History of women. School of domestic rural economy.

ESCUELAS RURALES DOMÉSTICAS: "Mozas se preparan para su función de donas de casa y directrices de lares  rurales..."

Resumen

El texto que presentamos proviene de una investigación acerca de una Escuela de Economía Rural Doméstica - EERD, institución pública federal. Buscamos analizar los itinerarios formativos destinados a la educación femenina y la manera como esos fenómenos se articularon a la formación que se ofreció a las jóvenes brasileñas. Constatamos que al mismo tiempo que la formación ofrecida en la EERD influenció la educación femenina, también fue refrendada por normas, experiencias y modelos. La EERD, al ofrecer una formación orientada a la actuación de las mujeres en el medio rural, propició una educación general que llevaría a las mujeres allí formadas a cultivar y divulgar deberes, derechos individuales y cívicos, extendiendo el progreso social y cultural de la comunidad a la que pertenecían. En el texto, metodológicamente, la investigación se pautó en una apreciación de documentos, incluyendo fuentes escritas/documentales como informes, programas de curso, prensa local y oficial, entre otros documentos compusieron las fuentes de la investigación. Esta investigación acerca de la escolarización femenina considerando la formación en economía doméstica colabora para el registro de la historia de la educación femenina brasileña y de las prácticas escolares que a las mujeres fueron dirigidas visando conformarlas a un determinado modelo de buena educación.

Palabras-clave: Educación femenina. Historia de las mujeres. Escuela de Economia Rural Doméstica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilce Vieira Campos Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá

Doutorado e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG). Professora no Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT/Cuiabá (Mestrado e Doutorado). Coordeno a Rede de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil e na América Latina – RECONAL-Edu, o Centro Memória Viva do Instituto de Educação CMVIE/MT e o Grupo de Pesquisa e Estudos em História da Educação, Instituições e Gênero - GPHEG. Conselheira da Sección de Educación da Latin American Studies Association - LASA(2019-2020).

Neil Franco, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais

Doutor em Educação. Professor Adjunto de Departamento de Ginástica e Arte Corporal da Faculdade de Educação Física e Desportos, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa Corporeidades, Culturas e Diferença (GPCD). Coordenador dos projetos de Extensão: Pés de Valsa – danças de salão UFJF, De Pernas Pro Ar – o universo gímnico em pauta e Ginástica Para Tod@s na Obra Social Santa Catarina

Yesica Paola Montes Geles, Universitaria del Caribe/ Campus Sincelejo, Cartagena, Bolívar, Colômbia

Mestrado em Educación pela Universidade Federal de Mato Grosso/Brasil. Professora da Universidad Pontificia Bolivaria-UPB/Montería-Colômbia. Tutora virtual e Professora de postgraduação da Corporación Universitaria de Caribe-CECAR/Sincelejo-Colômbia. Graduação em Humanidades: Lingua Espanhola pela Universidad de Córdoba/Colômbia. Áreas de pesquisa: História da Educação Feminina e daa formação de professoras; História das Instituiçoes Escolares, Educação y Género, Leitura e Escrita na Educação Universitária. Faz parte dos grupos de pesquisa: História da Educação e Memória - GEM, REDINA da Corporación Universitaria del Caribe-CECAR, do Centro Memoria Viva-MT do Instituto de educación CMVIE/MT e o Grupo de Pesquisa e Estudos em História da Educação, Instituiçoes e Género – GPHEG.

Downloads

Publicado

2019-07-22

Como Citar

FERREIRA, Nilce Vieira Campos; FRANCO, Neil; GELES, Yesica Paola Montes.
ESCOLAS RURAIS DOMÉSTICAS: "Moças se preparem para sua função de donas de casa e diretoras de lares rurais..."
. Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 2, p. 257–273, 22 Jul 2019 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11896. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos