CRIANÇAS DE ETNIAS CIGANAS NO BRASIL: PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202152

Palavras-chave:

Crianças ciganas, Educação básica, Estudos culturais

Resumo

Ao longo da história pode-se observar que as etnias ciganas foram tratadas com desapreço em diferentes sociedades. Esse é um dos fatores de as populações de etnias ciganas viverem à margem da sociedade, sem acesso aos direitos básicos como a educação. O objetivo geral desse artigo foi identificar como são realizados os encaminhamentos dos processos escolares para as crianças de etnias ciganas na Educação Básica brasileira. Os objetivos específicos foram: descrever historicamente a cultura das etnias ciganas que residem no Brasil; identificar as políticas públicas de educação no Brasil para as crianças de etnias ciganas; constatar por meio de revisão de literatura se o currículo da Educação Básica do Brasil visibiliza as etnias ciganas. O referencial teórico foi fundamentado nos autores que discutem as Etnias Ciganas: Pinto (2010), Moonen (2011), Durante (2014); e nos autores que fazem a discussão dos Estudos Culturais: Silva (1999) e Hall (2006). A metodologia utilizada foi a revisão de literatura (BIANCHETTI e MACHADO, 2006) através da análise da produção acadêmica do Brasil, que trata dos estudos das crianças de etnias ciganas. Os resultados revelaram que apesar de existirem documentos oficiais brasileiros que garantem o direito a educação para essas crianças, esses não são garantidos.  A história mostra que desde o período da colonização no Brasil os ciganos sofrem com a discriminação e o preconceito da sociedade. Quanto aos currículos na educação básica, as crianças de etnias ciganas ainda são invisibilidas no Brasil.

Palavras-chave: crianças ciganas; educação básica; estudos culturais.

Children of gypsy ethnas in Brazil: schooling processes in basic education

Abstract

Throughout history it can be seen that Roma people have been treated with contempt in different societies. This is one of the reasons why Roma people live on the fringes of society without access to basic rights such as education. The general objective of this paper was to identify how school process referrals are carried out for Roma children in Brazilian Basic Education. The specific objectives were: to describe historically the culture of the gypsy ethnic groups residing in Brazil; identify public education policies in Brazil for Roma children; To verify through literature review whether the curriculum of Basic Education in Brazil makes Roma gypsies visible. The theoretical framework was based on the authors who discuss the Roma: Pinto (2010), Moonen (2011), Durante (2014); and in the authors who discuss Cultural Studies: Silva (1999) and Hall (2006). The methodology used was the literature review (BIANCHETTI and MACHADO, 2006) through the analysis of the academic production in Brazil, which deals with the studies of Roma children. The results revealed that although there are official Brazilian documents that guarantee the right to education for these children, they are not guaranteed. History shows that since the colonization period in Brazil Gypsies have suffered from discrimination and prejudice from society. As for curricula in basic education, Roma children are still invisible in Brazil.

Keywords: gypsy children; basic education; cultural studies.

Hijos de étnas gitanas en Brasil: procesos de escuela en educación básica

Resumen

A lo largo de la historia se puede ver que los romaníes han sido tratados con desprecio en diferentes sociedades. Esta es una de las razones por las cuales los romaníes viven al margen de la sociedad sin acceso a derechos básicos como la educación. El objetivo general de este documento fue identificar cómo se llevan a cabo las referencias del proceso escolar para los niños romaníes en la educación básica brasileña. Los objetivos específicos fueron: describir históricamente la cultura de los grupos étnicos gitanos que residen en Brasil; identificar políticas públicas de educación en Brasil para niños romaníes; Para verificar a través de la revisión bibliográfica si el plan de estudios de Educación Básica en Brasil hace visibles a los gitanos romaníes. El marco teórico se basó en los autores que discuten sobre los romaníes: Pinto (2010), Moonen (2011), Durante (2014); y en los autores que discuten Estudios Culturales: Silva (1999) y Hall (2006). La metodología utilizada fue la revisión de la literatura (BIANCHETTI y MACHADO, 2006) a través del análisis de la producción académica en Brasil, que se ocupa de los estudios de niños romaníes. Los resultados revelaron que, aunque existen documentos oficiales brasileños que garantizan el derecho a la educación de estos niños, no están garantizados. La historia muestra que desde el período de colonización en Brasil, los gitanos han sufrido discriminación y prejuicios de la sociedad. En cuanto a los planes de estudio en educación básica, los niños romaníes siguen siendo invisibles en Brasil.

Palabras clave: niños gitanos; educación básica; estudios culturales.

 

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Biografia do Autor

Monique de Oliveira da Silva Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestranda em Educação na Universidade Estadual de Maringá. Graduada em Pedagogia pela mesma Universidade. Professora do Ensino Fundamental I no Município de Maringá, atualmente atua como Orientadora Educacional.

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela UFBA. Docente no Departamento de Teoria e Prática da Educação e na Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

RODRIGUES, Monique de Oliveira da Silva; PAULA, Ercília Maria Angeli Teixeira de.
CRIANÇAS DE ETNIAS CIGANAS NO BRASIL: PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
. Cadernos de Pesquisa, p. 401–418, 30 Set 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12184. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos