IMAGENS E SENTIDOS DE EDUCANDOS SURDOS SOBRE A ATUAÇÃO DO INTÉRPRETE EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p89-108

Palavras-chave:

Representações Sociais, Intérprete Educacional, Educando surdo,

Resumo

Apresenta um recorte da dissertação intitulada “Representações Sociais de educandos surdos sobre a atuação do Intérprete Educacional no Ensino Superior”, queobjetiva analisar as representações sociais de educandos surdos sobre o Intérprete Educacional, buscando identificar as implicações destas representações na aprendizagem e no processo de inclusão educacional dos educandos surdos. Os objetivos específicos são: investigar as imagens e os sentidos atribuídos pelos alunos surdos ao Intérprete de Língua de Sinais, na prática educacional; e identificar como as Representações Sociais sobre os Intérpretes, por parte dos educandos surdos, interferem no processo de sua aprendizagem educacional. Os sujeitos da pesquisa são dez educandos surdos que partilharam suas representações sobre atuação do Intérprete Educacional no nível superior A investigação apresenta enfoque qualitativo, com o uso, nos seus procedimentos, de um roteiro de entrevista semiestruturada e da técnica do desenho. A abordagem no campo das Representações Sociais é a processual, de Moscovici (2009), por tratar sobre a gênese das Representações Sociais, analisando os processos de sua formação, a partir da historicidade e do contexto de produção, formando, assim, dois processos de representações: a objetivação e a ancoragem, que têm uma relação dialética entre si. De acordo com os resultados das representações sociais dos educandos surdos, o Intérprete Educacional é peça fundamental na construção da inclusão, haja vista que, sem ele, esses educandos ficam isolados, sem informação e sem aprendizagem. Desse modo, a esse profissional é atribuída a responsabilidade de educar, interpretar e orientar o surdo no contexto do ensino superior.

IMAGES AND MEANINGS OF THE EDUCATIONAL INTERPRETER BY DEAF LEARNERS IN HIGHER EDUCATION

Abstract

I present a section of the dissertation titled “Social Representations of deaf students on the performance of the Educational Interpreter in Higher Education”. This paper main goal is to analyze the social representations by deaf learners on the educational interpreter, seeking to identify the implications of these representations for their learning and inclusion process. The specific objectives are: to investigate the images and meanings attributed by deaf students to the Sign Language Interpreter and to identify how the social representations interfere in their learning. The research participants are ten deaf students who shared their views on the Educational Interpreter’s performance at the higher education. The research presents a qualitative approach, with the use, in its procedures, of a semi-structured interview and drawing technique. This paper is based on the work of Moscovici (2009), which deals with the genesis of Social Representations. His theory analyses how they are constructed, considering the background and the production context and, thus, forming two processes of Representations: anchoring and objectification, which have a dialectical relationship between them and allow the creation of a figurative nucleus that presents itself with  a symbolic structure. The results show that the Educational Interpreter has a fundamental role in the inclusion, since without him the deaf learner becomes isolated, without access to information and without learning. Therefore, to this worker is assigned the responsibility of educating, interpreting and guiding the deaf person in the context of higher education.

Keywords: Social Representations. Educational Interpreter. Deaf Learner.

IMÁGENES Y SENTIDOS DE EDUCANDOS SORDOS SOBRE LA ACTUACIÓN DEL INTÉRPRETE EDUCACIONAL EN EDUCACIÓN SUPERIOR

Resumen

Apresenta un recorte de la disertación titulada “Representaciones Sociales de los Estudiantes Sordos sobre la actuación del Interprete Educativo en la Educación Superior, que objetiva analizar las representaciones sociales de los educandos sordos sobre el intérprete educacional, buscando identificar las implicaciones de estas representaciones en el aprendizaje y proceso de inclusión educativo de los estudiantes sordos. Los objetivos específicos son: investigar las imágenes y los sentidos atribuidos por los alumnos sordos al Intérprete de Lenguaje de Señas en la práctica educacional e identificar como las Representaciones Sociales sobre los intérpretes, por parte de los estudiantes sordos, interfieren en el proceso de su aprendizaje educativo. Los sujetos de la investigación son 10 educandos sordos que compartieron sus representaciones sobre el trabajo del Interprete Educativo al nivel superior. La investigación presenta un enfoque cualitativo utilizando un plan de entrevistas semiestructuradas y una técnica de diseño. El enfoque utilizado en el campo de las Representaciones Sociales es el del proceso de Moscovici (2009), por tratar sobre el origen de las Representaciones Sociales, analizando los procesos de su formación, la cual considera la historicidad y el contexto de producción, formando así dos procesos de representaciones: la objetivación y el anclaje, que tienen una relación dialéctica entre sí. De acuerdo con los resultados de las representaciones sociales de los estudiantes sordos, el Intérprete Educativo es pieza fundamental en la construcción de la inclusión, ya que sin él, esos educandos quedan aislados, sin información y sin aprendizaje. De este modo, a este profesional le es atribuida la responsabilidad de educar, interpretar y orientar al sordo en el contexto de la enseñanza superior.

Palabras claves: Representaciones Sociales. Intérprete educativo. Estudiante sordo.

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Biografia do Autor

Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Universidade do Estado do Pará (UFPA). Belém, Pará

Professora Assistente II da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutoranda em Educação (PPGED/UEPA). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Pesquisadora do Núcleo de Educação Popular (NEP) da UEPA, vinculada à linha Educação Inclusiva e Diversidade, e colaboradora do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP) coordenado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Coordenadora do Grupo de Estudos Surdos na Amazônia Tocantina – GESAT, do Coral de Libras –Mãos que Falam, da Especialização em Educação Inclusiva no Campo e da Divisão de Inclusão Educacional – DIE da Universidade Federal do Pará – Campus Cametá.

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará (UFPA). Belém, Pará

Pós-Doutora em Educação pela PUC-Rio. Doutora em Educação pela PUC-SP/UNAM/UAM-México. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará.

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Publicado

2019-11-18

Como Citar

OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de.
IMAGENS E SENTIDOS DE EDUCANDOS SURDOS SOBRE A ATUAÇÃO DO INTÉRPRETE EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR
. Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 3, p. 89–108, 18 Nov 2019 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12752. Acesso em: 28 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos