AVALIAÇÕES DA APRENDIZAGEM EXTERNAS EM LARGA ESCALA E GESTORES ESCOLARES:características, controvérsias e alternativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n1p250-275

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Avaliação externa em larga escala, Gestão escolar, Formação docente, Política educacional

Resumo

As avaliações da aprendizagem externas em larga escala constituem-se numa das marcas mais destacadas das políticas educacionais da União e dos entes federados subnacionais nas últimas décadas, contudo persistem desafios e controvérsias, quer conceituais, quer relacionados às implicações na realidade escolar. Este artigo procura caracterizá-las demarcando os conflitos que têm produzido em várias dimensões, seja pelos posicionamentos diante das mesmas, seja pelos usos de seus resultados, privilegiando-se a abordagem de sua relação com gestores escolares, articulando contribuições da literatura e de pesquisas. Nesse contexto, destacam-se lacunas de formação específica na temática da avaliação educacional, nos cursos de licenciatura, e, muitas vezes, a responsabilização quase que unilateral de gestores escolares e de docentes pela qualidade da educação, que se expressaria nos resultados de provas padronizadas. Isso acaba por fomentar resistências à apropriação de tais resultados como um recurso de gestão escolar e limita o diálogo entre as avaliações externas e as iniciativas de responsabilidade das equipes escolares, que pode ser um ponto de apoio, salvaguardadas algumas condições exploradas no texto, para uma escolarização de sucesso para todos os alunos.

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Avaliação externa em larga escala. Gestão escolar. Formação docente. Política educacional.

LARGE-SCALE EXTERNAL LEARNING ASSESSMENTS AND SCHOOL MANAGERS: characteristics, controversies and alternatives

Abstract

Large-scale external learning assessments are one of the most prominent marks of educational policies of the Union and of the states in recent decades, however challenges and controversies persist, in the conceptual and related to the implications in school reality. This article seeks to characterize that assessments by demarcating the conflicts that they have produced in various dimensions, either by the positions it face or by the uses of their results, privileging the approach of their relationship with school administrators, articulating contributions from literature and research. In this context, gaps in specific training on the subject of educational assessment are highlighted, in undergraduate courses, and, often, the almost unilateral accountability of school managers and teachers for the quality of education, which would be expressed in the results of standardized tests. This ends up fostering resistance to the appropriation of such results as a school management resource and limits the dialogue between external assessments and initiatives by the charge of school teams, which can be a point of support, safeguarding some conditions explored in the paper, for schooling success for all students.

Keywords: Learning assessment. Large-scale external assessment. School management. Teacher training.

EVALUACIONES DEL APRENDIZAJE EXTERNAS A GRAN ESCALA Y GESTORES ESCOLARES: características, controversias y alternativas

Resumen

Las evaluaciones externas de aprendizaje a gran escala son una de las marcas más destacadas de las políticas educativas de la Unión y de las entidades federativas subnacionales en las últimas décadas, sin embargo persisten desafíos y controversias, ya sean conceptuales o relacionadas con las implicaciones en la realidad escolar. Este artículo se busca caracterizarlas delimitando los conflictos que han producido en diversas dimensiones, ya sea por las posiciones que enfrentan o por los usos de sus resultados, privilegiando el enfoque de su relación con los gestores escolares, articulando aportes de la literatura y de la investigación. En este contexto, se destacan las lagunas en la formación específica en el tema de evaluación educativa, en los cursos de pregrado y, a menudo, la rendición de cuentas casi unilateral de los directores de escuela y docentes por la calidad de la educación, que se expresaría en los resultados de las pruebas estandarizadas. Esto termina fomentando la resistencia a la apropiación de tales resultados como recurso de gestión escolar y limita el diálogo entre evaluaciones externas e iniciativas a cargo de los equipos escolares, que puede ser un punto de apoyo, salvaguardando algunas condiciones exploradas en el texto, para la escolarización de éxito para todos los estudiantes.

Palabras clave: Evaluación de aprendizaje. Evaluación externa a gran escala. Gestión escolar. Formación docente.

 

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Biografia do Autor

Ocimar Munhoz Alavarse, Universidade de São Paulo (USP)

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos-SP (1984). Mestre (2002) e Doutor (2007) em Educação pela Universidade de São Paulo. Trabalhou como Orientador Educacional no Curso Supletivo Caaso, de 1985 a 1988, como Técnico de Desenvolvimento Profissional no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São Paulo (Senac-São Paulo), de 1988 a 1994, e como Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, de 1995 a 2008. É professor, na Graduação e Pós-Graduação, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9343561539084695

Raíssa de Oliveira Chappaz, Universidade de São Paulo (USP)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) na linha de pesquisa Estado, Sociedade e Educação. Mestra em Educação pela FE-USP (2015). Licenciada em Pedagogia também pela Universidade de São Paulo (2010). Tem experiência como pesquisadora na área de Educação, com ênfase em políticas educacionais, atuando principalmente nos temas de políticas de avaliação, currículo e avaliação de políticas públicas. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Avaliação Educacional (GEPAVE) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde atua em pesquisas diversas, algumas delas desenvolvidas juntamente com organizações como Cenpec; Fundação Victor Civita (FVC) e Fundação Lemann. Também trabalha como pedagoga no Instituto Federal de São Paulo (IFSP).  Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1439395905624419

Pâmela Félix Freitas, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Educação na Universidade de São Paulo (USP), com estágio doutoral na Université de Montréal, Canadá, sob direção do Prof. Dr. Maurice Tardif. É Mestre em Educação pela USP e licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). É pesquisadora da Diretoria de Pesquisa e Avaliação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave), Brasil, e do Centre de Recherche Interuniversitaire sur la Formation et la Profession Enseignante (CRIFPE), Canadá. Tem experiência na Educação e interesse de pesquisa nas áreas: Avaliação Educacional, Formação de Professores e Políticas Públicas Educacionais. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7895349494444815

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Publicado

2021-01-07

Como Citar

ALAVARSE, Ocimar Munhoz; CHAPPAZ, Raíssa de Oliveira; FREITAS, Pâmela Félix.
AVALIAÇÕES DA APRENDIZAGEM EXTERNAS EM LARGA ESCALA E GESTORES ESCOLARES:características, controvérsias e alternativas
. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 1, p. 250–275, 7 Jan 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15392. Acesso em: 28 dez 2024.