AVALIAÇÕES DA APRENDIZAGEM EXTERNAS EM LARGA ESCALA E GESTORES ESCOLARES:características, controvérsias e alternativas
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n1p250-275Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem, Avaliação externa em larga escala, Gestão escolar, Formação docente, Política educacionalResumo
As avaliações da aprendizagem externas em larga escala constituem-se numa das marcas mais destacadas das políticas educacionais da União e dos entes federados subnacionais nas últimas décadas, contudo persistem desafios e controvérsias, quer conceituais, quer relacionados às implicações na realidade escolar. Este artigo procura caracterizá-las demarcando os conflitos que têm produzido em várias dimensões, seja pelos posicionamentos diante das mesmas, seja pelos usos de seus resultados, privilegiando-se a abordagem de sua relação com gestores escolares, articulando contribuições da literatura e de pesquisas. Nesse contexto, destacam-se lacunas de formação específica na temática da avaliação educacional, nos cursos de licenciatura, e, muitas vezes, a responsabilização quase que unilateral de gestores escolares e de docentes pela qualidade da educação, que se expressaria nos resultados de provas padronizadas. Isso acaba por fomentar resistências à apropriação de tais resultados como um recurso de gestão escolar e limita o diálogo entre as avaliações externas e as iniciativas de responsabilidade das equipes escolares, que pode ser um ponto de apoio, salvaguardadas algumas condições exploradas no texto, para uma escolarização de sucesso para todos os alunos.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Avaliação externa em larga escala. Gestão escolar. Formação docente. Política educacional.
LARGE-SCALE EXTERNAL LEARNING ASSESSMENTS AND SCHOOL MANAGERS: characteristics, controversies and alternatives
Abstract
Large-scale external learning assessments are one of the most prominent marks of educational policies of the Union and of the states in recent decades, however challenges and controversies persist, in the conceptual and related to the implications in school reality. This article seeks to characterize that assessments by demarcating the conflicts that they have produced in various dimensions, either by the positions it face or by the uses of their results, privileging the approach of their relationship with school administrators, articulating contributions from literature and research. In this context, gaps in specific training on the subject of educational assessment are highlighted, in undergraduate courses, and, often, the almost unilateral accountability of school managers and teachers for the quality of education, which would be expressed in the results of standardized tests. This ends up fostering resistance to the appropriation of such results as a school management resource and limits the dialogue between external assessments and initiatives by the charge of school teams, which can be a point of support, safeguarding some conditions explored in the paper, for schooling success for all students.
Keywords: Learning assessment. Large-scale external assessment. School management. Teacher training.
EVALUACIONES DEL APRENDIZAJE EXTERNAS A GRAN ESCALA Y GESTORES ESCOLARES: características, controversias y alternativas
Resumen
Las evaluaciones externas de aprendizaje a gran escala son una de las marcas más destacadas de las políticas educativas de la Unión y de las entidades federativas subnacionales en las últimas décadas, sin embargo persisten desafíos y controversias, ya sean conceptuales o relacionadas con las implicaciones en la realidad escolar. Este artículo se busca caracterizarlas delimitando los conflictos que han producido en diversas dimensiones, ya sea por las posiciones que enfrentan o por los usos de sus resultados, privilegiando el enfoque de su relación con los gestores escolares, articulando aportes de la literatura y de la investigación. En este contexto, se destacan las lagunas en la formación específica en el tema de evaluación educativa, en los cursos de pregrado y, a menudo, la rendición de cuentas casi unilateral de los directores de escuela y docentes por la calidad de la educación, que se expresaría en los resultados de las pruebas estandarizadas. Esto termina fomentando la resistencia a la apropiación de tales resultados como recurso de gestión escolar y limita el diálogo entre evaluaciones externas e iniciativas a cargo de los equipos escolares, que puede ser un punto de apoyo, salvaguardando algunas condiciones exploradas en el texto, para la escolarización de éxito para todos los estudiantes.
Palabras clave: Evaluación de aprendizaje. Evaluación externa a gran escala. Gestión escolar. Formación docente.
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