A resposta educacional das redes estaduais à pandemia em 2020 e 2021
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.53Palavras-chave:
covid-19, pandemia, censo escolar, estratégias pedagógicasResumo
Este artigo teve por objetivo investigar as estratégias adotadas por redes estaduais de educação durante o período da pandemia da covid-19. Para isso, foram utilizadas as respostas das escolas ao questionário “Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19 no Brasil” aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), nos anos de 2020 e 2021, como suplemento do Censo Escolar. Foram destacadas as questões referentes às estratégias pedagógicas e de gestão e àquelas adotadas por professores e alunos. Os resultados apontaram para a adoção desigual de ações pelos estados, o que pode ter relação com s capacidades técnicas e institucionais desses entes, ao mesmo tempo em que se pôde identificar tendências como a adoção da reorganização curricular em 2020 e a busca ativa de alunos em 2021. Junto aos professores, a estratégia mais utilizada por escolas e redes foi a realização de reuniões virtuais, assinalada por quase todas as escolas desde 2020; e as que menos ocorreram foram a disponibilização de equipamentos e de acesso à internet e o treinamento para o uso de ferramentas tecnológicas. Com os alunos, destacaram-se a comunicação entre escola e estudantes e a disponibilização de materiais impressos. Já a disponibilização de equipamentos ou de acesso à internet para esse público ficou abaixo de 40%. Isso ressalta a importância do vínculo entre escola, família e comunidade na tomada de decisões e combate à evasão.
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