A formação continuada de professores gadjés no município de Raposa/MA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.81Palavras-chave:
formação de professores, identidade Étnica, ciganosResumo
Este artigo apresenta uma situação de pesquisa realizada no município de Raposa/MA, sobre a formação de professores gadjés frente à diversidade cultural dos alunos. A investigação se originou de questões suscitadas a partir da experiência de uma professora da rede pública no município de Raposa, ao se deparar com um corpo estudantil composto por crianças ciganas e não ciganas. A partir desse exercício maior, este artigo aborda o desafio contido na formação de professores não ciganos, que precisam lidar com a diversidade cultural e étnica no ambiente escolar. O objetivo é analisar a formação de professores gadjés no município de Raposa/MA frente a essas questões. Para tal, apresentaremos a reflexão de especialistas a respeito da formação docente e a importância de se incluir as diversidades, bem como apresentamos as primeiras evidências empíricas já encontradas. Este artigo adota uma abordagem qualitativa, coletando as falas dos professores nas categorias Formação de Professores, Diversidade Cultural e Ciganos, e utilizando técnicas de análise de conteúdo, segundo Bardin (2011). Apoiamo-nos também nas contribuições metodológicas da Pedagogia Histórico-Crítica. O principal achado da pesquisa é que a formação de professores gadjés no município de Raposa pode ser aprimorada ao incorporar práticas inclusivas e culturalmente sensíveis, que considerem a sazonalidade e os hábitos culturais específicos das famílias ciganas. Concluímos trazendo perspectivas para uma formação que alcance não só os professores, mas também a diversidade cultural dos alunos, destacando os possíveis desafios enfrentados por ambos.
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