GRUPOS DE INTERLOCUÇÃO E A “HISTÓRIA A CONTRAPELO”: contribuições para se pensar a Pesquisa em Educação.

Autores

  • Marcos Britto Corrêa Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Liliana Soares Ferreira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n2p1-12

Palavras-chave:

Pesquisa em Educação. Grupos de Interlocução. Dialética.

Resumo

 

Este artigo tem por objetivo evidenciar questões de cunho epistemológico com as quais lidam pesquisadores em Educação comprometidos com estudos na perspectiva dialética, bem como apresentar a técnica de Grupos de Interlocução, em consonância com esta perspectiva. O artigo explora aquilo que parece ser latente à técnica e, dialoga com Walter Benjamin sobre a possibilidade de “escovar a história a contrapelo”, expondo-a como propícia à produção de conhecimento no âmbito da dialética. Foram analisados quatro trabalhos, sendo três dissertações de Mestrado e uma tese de Doutorado, que se valeram dos Grupos de Interlocução, que se trata de uma técnica que visa explicitar e compreender os sentidos da pesquisa, de maneira coletiva. A análise, tendo como suporte a perspectiva escolhida, revelou que a técnica de Grupos de Interlocução possibilita maior dialeticidade na análise e produção de dados, relacionando-a com a totalidade da problematização sobre a qual é realizada a pesquisa.

Palavras-chave: Pesquisa em Educação. Grupos de Interlocução. Dialética.


INTERLOCUTION GROUPS AND THE ´´HISTORY AGAINST THE GRAIN´´: contributions to think about research in education 

Abstract: This paper aims to highlight questions of epistemological nature that education researchers, committed to studies with a dialetic perspective, have to deal with, as well aspresent the interlocution groups technique in consonance with this perspective. The article explores which seems to be latente to the techniqueand dialogue with Walter Benjamin about the possibility of ´´brush the history against the grain´´, exposin it as conducive to the production of knowledge within the dialetic. Four studies were analyzed: three dissertations of Master and onde Doctoral thesis, that were served of the interlocution groups, that is a technique that aims to explain and understand collectively the meanings of the research. The analysis, supported by the chosen perspective, revealed that interlocution groups technique enables higher dialeticity in data production and analisys, redirecting it with the totality of the problematization over which the research is performed.

Keywords: Research in education. Interlocution groups. Dialectic.


GRUPOS E INTERLOCUCIÓN "LA HISTORIA A CONTRAPELO": contribuciones para pensar en la Investigación en Educación.

Resumen: Este artículo tiene como objetivo destacar las cuestiones epistemológicas que tienen que ver con los investigadores educativos comprometidos con estudios en perspectiva dialéctica y la técnica de los grupos de interlocución en línea con esta perspectiva. El artículo explora lo que parece ser la técnica y los diálogos con Walter Benjamin acerca de la posibilidad de la "historia el cepillo a contrapelo", exponiendo como conducente a la producción de conocimiento dentro de la dialéctica. Se analizaron cuatro estudios, tres tesis de Maestría y una tesis Doctoral, que se valió a los grupos de interlocución, que es una técnica que trata de explicar y entender el significado de la investigación colectivamente. El análisis, con el apoyo de la perspectiva elegida, reveló que la técnica de grupos de interlocución permite que los datos de análisis dialéctico y de producción más altos, relacionándolo con todo el cuestionamiento sobre la que se realiza la pesquisa.

Palabras clave: Investigación en Educación. Grupos de interlocución. Dialéctica.              

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Britto Corrêa, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professor da Escola Medianeira Rede Santa Paulina. Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).Santa Maria – RS, Brasil.  

Marcos Britto Corrêa

Professor da Escola Medianeira Rede Santa Paulina. Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Santa Maria – RS, Brasil.

 marcoscorrea.filosofia@gmail.com

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Professora Doutora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).Santa Maria – RS, Brasil. 

Liliana Soares Ferreira

Professora Doutora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Santa Maria – RS, Brasil.

anaililferreira@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2017-09-03

Como Citar

BRITTO CORRÊA, Marcos; SOARES FERREIRA, Liliana.
GRUPOS DE INTERLOCUÇÃO E A “HISTÓRIA A CONTRAPELO”: contribuições para se pensar a Pesquisa em Educação.
Cadernos de Pesquisa, v. 24, n. 2, p. 1–12, 3 Set 2017 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4576. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos