FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA INFÂNCIA: reflexões conceituais e práticas

Autores

  • Sandra Aparecida Fraga da Silva Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
  • Dilza Côco Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n.especialp68-88

Palavras-chave:

formação docente. Atividade pedagógica. conhecimentos matemáticos. infância.

Resumo

 

O presente artigo tem por objetivo evidenciar apropriação de conhecimentos matemáticos e práticas educativas enunciadas por professores em atividades de formação continuada, desenvolvida a partir da Perspectiva Histórico-Cultural. Essas atividades foram realizadas em 2015 e 2016, por meio da oferta de três cursos de extensão no Instituto Federal do Espírito Santo Campus Vitória[1], com o objetivo de discutir com professores dos anos iniciais questões sobre o processo de ensino e aprendizagem de matemática na infância. Participaram professores da rede pública de ensino que atuam na educação infantil ou nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Todas as três ações estiveram vinculadas a pesquisas de mestrado vinculadas ao Educimat orientadas pelas autoras deste artigo, e articulam ensino, pesquisa e extensão. Nestas atividades investigamos o movimento formativo dos sujeitos na apropriação de conhecimentos e como estes evidenciam influências em seu trabalho. Para isso assumimos o conceito de atividade pedagógica como unidade dialética que possibilita estruturar as tarefas de formação de modo a envolver o professor em atividade de estudo e atividade de ensino. As análises concluem que as tarefas de formação apresentadas evidenciam potencialidades formativas para promover o desenvolvimento profissional do professor numa dimensão coletiva, dialógica, onde a apropriação de conhecimentos possibilita uma nova qualidade para as ações de ensino dos participantes.

Palavras-chave: formação docente. Atividade pedagógica. conhecimentos matemáticos. infância.


IN SERVICE TEACHERS EDUCATION TEACHING MATHEMATICS IN CHILDREN: conceptual and practical reflections

Abstract: The present article aims at evidencing the appropriation of mathematical knowledge and educational practices enunciated by teachers in activities of in service teacher education, developed from the Historical-Cultural Perspective. These activities were carried out in 2015 and 2016, through the offer of three extension courses, with the aim of discussing with teachers of the initial years questions about the teaching and learning process of mathematics in childhood. Participants were teachers from the public education system who work in early childhood education or in the initial years of Elementary School. All three actions were linked to master degree's research guided by the authors of this article, and articulated teaching, research and extension tasks. In these activities we investigate the formative movement of the subjects in the appropriation of knowledge and how these evidences influences in their work. For this case, we assume the concept of pedagogical activity as a dialectical unit that makes it possible to structure the training tasks to involve the teacher in study activity and teaching activity. The analyzes conclude that the training tasks presented evidenced the formative potential to promote the professional development of the teacher in a collective, dialogical, where the appropriation of knowledge allows a new quality for the teaching actions of the participants.

Keywords: Teacher training. Pedagogical activity. Mathematical knowledge. Childhood.

 

FORMACIÓN CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSEÑAM MATEMÁTICA EN LA INFANCIA: reflexiones conceptuales y prácticas 

Resumen: El presente artículo tiene por objetivo mostrar la apropiación de conocimientos matemáticos y prácticas educativas expresadas por profesores en atividades de formación continuada, desarrollada a partir de la Perspectiva Historico-Cultural. Estas atividades se realizaron en 2015 y 2016, a través de la oferta de tres cursos de extensión, con el objetivo de discutir com profesores de los años iniciales questiones sobre el proceso de enseñanza  y aprendizaje de matemáticas en la infancia. Participaron professores de la red pública de la enseñanza que actúan en la educación infantil o en los años iniciales del nível primário. Las três acciones estuvieron vinculadas a investigaciones de maestria orientadas por las autoras de este articulo, y articulan enseñanza, investigación y extensión. En estas actividades investigamos el movimiento formativo de los sujetos en la apropiación de conocimientos y cómo estos influyen en su trabajo. Para ello assumimos el concepto de actividad pedagógica como unidad dialéctica que posibilita estructurar las tareas de formación de modo a involucrar al profesor  en actividad de estúdio y actividad de enseñanza. Los análisis concluyen que las tareas de formación presentadas evidencian potencialidades formativas para promover el desarrollo profesional docente en una dimensión colectiva, dialógica, donde la apropiación de conocimientos posibilita una nueva calidad para las acciones de enseñanza de los participantes.

Palabras claves: formación docente. Actividad pedagógica. Conocimientos matemáticos. Infancia.


[1] Essas ações apresentadas neste trabalho participaram de um projeto mais amplo financiado pela Fapes, a qual agradecemos o financiamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Aparecida Fraga da Silva, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Professora Doutora do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Serra-ES, Brasil.

 

Dilza Côco, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Professora Doutora do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Serra-ES, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-01-24

Como Citar

SILVA, Sandra Aparecida Fraga da; CÔCO, Dilza.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA INFÂNCIA: reflexões conceituais e práticas
. Cadernos de Pesquisa, v. 24, n. esp., p. 68–88, 24 Jan 2018 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8070. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos