A EDUCAÇÃO DE SURDOS NO SÉCULO XIX: currículo prescrito e modelo de educação

Autores

  • Cássia Geciauskas Sofiato Universidade de São Paulo (USP). Campinas-SP

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n2p207-224

Palavras-chave:

Educação de surdos. Educação especial, Currículo, Império no Brasil,

Resumo

O objetivo da pesquisa é apresentar a proposta curricular prescrita no século XIX (de 1856 a 1889) e suas variações para alunos surdos, bem como discutir o modelo de educação assumido para o encaminhamento das questões pedagógicas. A educação formal de surdos inicia-se no Brasil em 1857e conhecer o modelo de instrução pública destinado a tais alunos no período imperial é fundamental para dimensionarmos os impactos do mesmo na formação escolar. A pesquisa possui abordagem qualitativa e é do tipo documental. A coleta de dados foi realizada em fontes documentais primárias. Como resultado pode-se inferir que o currículo prescrito para alunos surdos ao longo da história sofreu alterações em função de uma série de fatores: mudanças na legislação do Império, alterações na organização interna do Imperial Instituto dos Surdos-Mudos, ausência de profissionais para a educação de surdos, falta de materiais pedagógicos, dificuldades pedagógicas dos alunos, entre outros.

Abstract

The objective of the research is to present the curricular proposal prescribed in the century XIX (from 1856 to 1889) and its variations for deaf students as well as to discuss the assumed education model for the pedagogical questions. The formal education of the deaf began in Brazil in 1857 and to know the model of public instructional destined to such students in the imperial period is fundamental to dimension the impacts of the same in the school formation. The research has a qualitative approach and it is documentary type. The collection. of data was performed in primary documentary sources., as a result it can be inferred that the curriculum prescribed for deaf students throughout history has undergone changes due to a series of factors:  changes in the legislation of the empire, changes in the internal organization of the imperial institute of the deaf., absence of professionals for the education for the deaf students, lack of pedagogical material, pedagogical difficulties of students, among others.

Keywords: Education of deaf people. Special education. Syllabus. Imperial Brazil.

Resumen

El objetivo de la pesquisa es presentar la propuesta curricular prescrita en el siglo XIX (de 1856 a 1889) y sus variaciones para alumnos sordos, bien como discutir el modelo de educación asumido para el encaminamiento de las cuestiones pedagógicas. La educación formal de sordos se inicia en Brasil en 1857 y conocer el modelo de instrucción pública destinado a tales alumnos en el periodo imperial es fundamental para que dimensionemos sus impactos en la formación escolar. La pesquisa posee abordaje cualitativo y el tipo es documental. La recogida de datos ha sido realizada en fuentes documentales primarias. Como resultado se puede inferir que el currículum prescito para alumnos sordos a lo largo de la historia ha sufrido alteraciones en función de una serie de factores: cambios en la legislación del Imperio, alteraciones en la organización interna del “Imperial Instituto de Surdos-Mudos”, ausencia de profesionales para la educación de sordos, falta de materiales pedagógicos, dificultades pedagógicas de los alumnos, entre otros.

Palabras clave: Educación de sordos. Educación especial. Currículo. Imperio en Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Geciauskas Sofiato, Universidade de São Paulo (USP). Campinas-SP

Doutora pela Universidade Estadual de Campinas. Docente e pesquisadora do Departamento de Filosofi a e Ciências da Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2018-07-08

Como Citar

SOFIATO, Cássia Geciauskas.
A EDUCAÇÃO DE SURDOS NO SÉCULO XIX: currículo prescrito e modelo de educação
. Cadernos de Pesquisa, v. 25, n. 2, p. 207–224, 8 Jul 2018 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9329. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos