EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

Autores/as

  • Cláudia da Mota Darós Parente Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n3p223-241

Palabras clave:

Educação em Tempo Integral, Planos de Educação, Política Educacional, São Paulo,

Resumen

O presente artigo analisa os Planos Municipais de Educação (PME) do estado de São Paulo, com foco na região administrativa de Marília, identificando suas estratégias para a consecução da meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) relativa à ampliação da educação em tempo integral. A pesquisa foi desenvolvida por meio da análise dos dados do Censo Escolar 2016 e da análise documental. A análise dos dados relativos aos estabelecimentos e às matrículas em tempo integral dos 51 municípios que compõem a região administrativa de Marília, centro-oeste do estado de São Paulo, indicou importantes avanços quantitativos da região em relação ao cumprimento da meta 6 do PNE, principalmente, no que se refere aos estabelecimentos de ensino. A partir dessa contextualização, foi feita análise documental para identificar como a meta de educação em tempo integral foi traduzida nos Planos Municipais de Educação paulistas. A análise mostrou que a maioria dos municípios repetiu a meta 6 do PNE, embora alguns tenham assumido metas mais ambiciosas em relação à educação em tempo integral. Apesar do crescimento do atendimento da educação em tempo integral na região analisada, existem ainda grandes desafios em relação à formulação e à implementação de políticas que articulem a educação em tempo integral à educação integral.

 FULL-TIME EDUCATION IN THE MUNICIPAL EDUCATION PLANS OF SÃO PAULO

 Abstract: This article analyzes the Municipal Education Plans of the State of São Paulo, focusing on the administrative region of Marilia, identifying the strategies for the achievement of goal 6 of the National Education Plan (PNE) related to the expansion of full-time education. The research was developed through the analysis of data from the School Census of 2016 and the documentary analysis. The analysis of data about full-time schools and students of the 51 municipalities in the administrative region of Marilia, in the midwest part of the State of São Paulo, indicated important quantitative advances in the region in relation to the achievement of goal 6 of the PNE, especially in terms of schools. Based on this contextualization, a documentary analysis was done to identify how the goal of full-time education was translated in the Municipal Education of the State of São Paulo. The analysis showed that most municipalities repeated PNE goal 6, although some plans have taken on more ambitious goals for full-time education. Despite the growth of full-time education in the region, there are still big challenges for the formulation and implementation policies that link full-time education to integral education.

Keywords: Full-time Education. Plans of Education. Educational Policy. São Paulo

 EDUCACIÓN EN TIEMPO INTEGRAL EN LOS PLANES MUNICIPALES DE EDUCACIÓN DE SÃO PAULO

Resumen: Este artículo analiza los Planes Municipales de Educación del estado de São Paulo, centrándose en la región administrativa de Marilia, y identifica las estrategias para la consecución de la meta 6 del Plan Nacional de Educación (PNE) con respecto a la expansión de la educación a tiempo completo. La investigación se realizó mediante el análisis de los datos del Censo Escolar de 2016 y el análisis de documentos. El análisis de los datos de los establecimientos y de la inscripción a tiempo completo en los 51 municipios que conforman la región administrativa de Marilia, región centro-occidental del estado de São Paulo, indicó progreso cuantitativo importante en la región en cuanto el cumplimiento de la meta 6 del PNE, especialmente, con respecto a las escuelas. A partir de este contexto, se hizo el análisis documental para identificar cómo la meta de la educación a tiempo completo fue traducida en los planes municipales de educación de Sao Paulo. El análisis mostró que la mayoría de los municipios repitió la meta 6 del PNE, aunque algunos han hecho metas más ambiciosas en relación a la educación a tiempo completo. A pesar del crecimiento del tiempo completo en la región analizada, todavía hay grandes desafíos en cuanto a la formulación y implementación de políticas que articulen la educación a tiempo completo a la educación integral.

Palabras clave: Educación a tiempo completo. Planes de Educación. Política Educativa. São Paulo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cláudia da Mota Darós Parente, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora em Educação (UNICAMP). Mestre em Educação (UNICAMP). Pedagoga (USP). Professora da UNESP – Universidade Estadual Paulista (Departamento de Administração e Supervisão Escolar/Campus Marília e Programa de Pós-Graduação em Educação/Campus Presidente Prudente). Líder do Grupo de Pesquisa e Avaliação de Políticas Educacionais (GAPE).

Publicado

2018-10-11

Cómo citar

PARENTE, Cláudia da Mota Darós.
EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
. Cadernos de Pesquisa, v. 25, n. 3, p. 223–241, 11 oct. 2018 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9960. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos