EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: reflexões e proposições

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n4p8-28

Mots-clés :

Educação, Direitos humanos, Formação de Professores, Estado, Currículo

Résumé

Artigo trata na construção de reflexões e proposições sobre a relação da educação, direitos humanos e formação de professores para atuarem na educação básica. Aborda a relação entre o poder político e a sociedade a partir da análise do Estado como instância promotora de direitos e pelos mecanismos que o mesmo se apodera para forjá-los na educação. Analisa o papel das reformas curriculares em conformidade às políticas dominantes. Discute a formação de professores e sua relação com a pobreza, com as desigualdades sociais e direitos humanos. Os fundamentos que norteiam as análises são do campo de conhecimento educacional e pedagógico. Para elucidações contextuais apropria-se de referencial sócio histórico, das políticas educacionais e políticas curriculares. Permite o diálogo com o objeto da formação e atuação de professores na área dos direitos humanos. Artigo se organiza metodologicamente em cinco tópicos a saber: Introdução, O Estado e a promoção de direitos, Currículo enquanto princípio político, Formação de professores para os direitos humanos e Considerações. Conclui ponderando a importância do papel do Estado na promoção dos direitos humanos a partir de políticas públicas comprometidas com a educação e com a formação de professores para o trabalho com os vulneráveis, as desigualdades sociais e os direitos humanos. Também chama a atenção da educação para os direitos humanos nos diferentes níveis e modalidades de ensino, expansiva à comunidade escolar.

Palavras-chave: Educação. Direitos humanos. Formação de Professores. Estado. Currículo.

EDUCATION, HUMAN RIGHTS AND TEACHER TRAINING: reflections and propositions.

Abstract

Article deals in the construction of reflections and propositions on the relationship of education, human rights and teacher training to work in basic education. It addresses the relationship between political power and society based on the analysis of the State as a promoter of rights and the mechanisms it takes to forge them in education. It analyses the role of curricular reforms in line with dominant policies. It discusses teacher education and its relation to poverty, social inequalities and human rights. The foundations that guide the analyses are the field of educational and pedagogical knowledge. For contextual elucidations it appropriates the socio-historical reference, educational policies and curricular policies. It allows dialogue with the subject of the training and action of teachers in the area of human rights. Article is organized methodologically in five topics: Introduction, The State and the promotion of rights, Curriculum as a political principle, Training of teachers for human rights and Considerations. He concludes by considering the importance of the role of the State in the promotion of human rights from public policies committed to education and teacher training for working with the vulnerable, social inequalities and human rights. It also draws the attention of education for human rights in the different levels and modalities of education, expansive to the school community.

Keywords: Education. Human rights. Teacher Training. State. Curriculum.

EDUCACIÓN, DERECHOS HUMANOS Y FORMACIÓN DE PROFESSORES: reflexiones y proposiciones

Resumen

Artículo trata en la construcción de reflexiones y proposiciones sobre la relación de la educación, derechos humanos y formación del professora do para actuar en la educación básica. Aborda la relación entre el poder político y la sociedad a partir del análisis del Estado como instancia promotora de derechos y por los mecanismos que el mismo se apodera para forjarlos en la educación. Analiza el papel de las reformas curriculares en consonancia con las políticas dominantes. Discute la formación de profesores y su relación con la pobreza, con las desigualdades sociales y derechos humanos. Los fundamentos que guían los análisis son del campo de conocimiento educativo y pedagógico. Para aclaraciones contextuales se apropia de un marco socio histórico, políticas educativas y políticas curriculares. Permite el diálogo con el objeto de formar y actuar a los docentes en el área de derechos humanos. El artículo se organiza metodológicamente en cinco temas, a saber: Introducción, El Estado y la promoción de los derechos, El currículo como principio político, La formación del profesorado en derechos humanos y Consideraciones. Se concluye considerando la importancia del papel del Estado en la promoción de los derechos humanos a partir de políticas públicas comprometidas con la educación y la formación de docentes para trabajar con las personas vulnerables, las desigualdades sociales y los derechos humanos. También llama la atención de la educación en materia de derechos humanos en los diferentes niveles y modalidades de educación, expandiéndose a la comunidad escolar.

Palabras clave: Educación. Derechos humanos. Formación del profesorado. Estado. Plan de estudios.

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Biographie de l'auteur-e

Kilza Fernanda Moreira de Viveiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Doutora do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação da UFRN, da área de história da educação, políticas educacionais, pobreza e desigualdade social.

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Publié-e

2020-12-29

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VIVEIROS, Kilza Fernanda Moreira de.
EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: reflexões e proposições
. Cadernos de Pesquisa, v. 27, n. 4, p. 8–28, 29 déc. 2020 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15992. Acesso em: 25 nov. 2024.