ENSINO BASEADO EM SIMULAÇÃO:
UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO ALTERNATIVA PARA AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA
DOI :
https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.48Mots-clés :
metodologia alternativa, práticas simuladas, aulas experimentaisRésumé
Na pandemia de COVID-19 as escolas tiveram que ser fechadas, o ensino se tornou remoto e a regra era o isolamento social, enquanto uma vacina era desenvolvida para ser aprovada e distribuída, o que durou todo o ano letivo de 2020 e prejudicou o de 2021. Muitas metodologias foram utilizadas para suprir a deficiência causada pela falta de aulas presenciais, porém nem todos dispunham de Internet ou de computador em casa, piorando ainda mais uma situação que já era ruim. Não se pode deixar de observar que as aulas teóricas são mais fáceis de serem ministradas online do que aulas práticas experimentais, principalmente se tratando de Química. Assim, nossa pesquisa começou com uma leitura das principais dificuldades apontadas pelos pesquisadores em artigos publicados na literatura, e busca de uma estratégia de ensino e uma metodologia que pudesse ser executada fora da escola, sem o professor, partindo de técnicas e procedimentos simples, com materiais caseiros e com um contexto motivacional, ligado a uma profissão. A partir do Ensino Baseado em Simulação, que se utiliza da técnica da simulação, com o uso de simuladores, foram elaboradas aulas experimentais, que demonstraram ser a alternativa ideal. Adaptamos a técnica de análise de toque e utilizamos como simuladores o extrato de repolho roxo e uma solução aquosa de cloreto férrico, junto com materiais caseiros, para simular resultados reais em práticas químicas. Os resultados foram aulas contextualizadas por profissões e seus respectivos ofícios, que podem ser realizadas em qualquer situação, de modo remoto, presencial ou híbrido.
Téléchargements
Références
AEBERSOLD, M. Simulation-Based Learning: No Longer a Novelty in Undergraduate Education. OJIN: The Online Journal of Issues in Nursing, n. 23, n. 2, p. 1-12, 2018. https://doi.org/10.3912/OJIN.Vol23No02PPT39.
ALBANO; W. M.; SANTOS, M. G.; BASTOS, W. G. O estudo da teoria ácido-base de Lewis a partir de reações com substâncias fenólicas de plantas medicinais. Quím. nova esc., v. 43, n. 3, p. 361-366, 2022. http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160278.
ALINIER, G.; ORIOT, D. Simulation-based education: deceiving learners with good intente. Advances in Simulation, v. 7, n. 8, p. 1-13, 2022. https://doi.org/10.1186/s41077-022-00206-3.
ALMEIDA, A. O.; SILVA, D. X.; SOUSA, I. F.; ALVES, F. A. F. O ensino de Química: dificuldades de ensino-aprendizagem na perspectiva de uma professora da rede pública do município de Maracanaú. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza. Anais...Fortaleza: Editora Realize.
BATISTA, F. M.; SCHUHMACHER. Tempos de pandemia: uma análise da percepção dos alunos com relação a mudança do ensino presencial para o remoto. In: CASTRO, P. A.; SILVA, G. C. C.; SILVA, A. V.; SILVA, G.; CAVALCANTI, R. J. S. Escola em tempos de conexões. Campina Grande: Realize, 2022, p. 2029-2047. DOI: 10.46943/VII.CONEDU.2021.03.000.
BRASIL. SENADO FEDERAL. INSTITUTO DE PESQUISA DATASENADO. Pesquisa DataSenado: Educação durante a pandemia. Secretaria de Transparência. Brasília: SENADO FEDERAL, 2020. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/institucional/datasenado/arquivos/cerca-de-20-milhoes-de-brasileiros-tiveram-aulas-suspensas-em-julho-de-2020. Acesso em 10 de março de 2023.
COELHO, S. F. F. Ensino de Química articulado a Educação Ambiental por meio da formulação de pesticida natural: revisão de literatura. 2021. 44 f. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Macapá, 2021.
COELHO, G.; VIEIRA, T. História da simulação cirúrgica e sua aplicação em Neurocirurgia. Sci Med., v. 28, n. 1, 2018. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2015.1.19519.
COOPER, J. B.; TAQUETI, V. R. A brief history of the development of mannequin simulators for clinical education and training. Qual Saf Health Care, v. 13, n. 1, p. 11–18, 2004. doi: 10.1136/qshc.2004.009886.
DIECKMAN, P.; GABA, D. M.; RALL, M. Deepening the Theoretical Foundations of Patient Simulation as Social Practice. Simulation in Healthcare, v. 2, n. 3, p. 183–193, 2007. https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e3180f637f5.
DOMÉNECH-CARBÓ, M. T.; DOMÉNECH-CARBÓ, M. T. Spot tests: past and presente. Chem Texts, v. 8, n. 4, p. 1-66, 2021. https://doi.org/10.1007/s40828-021-00152-z
ESPINOLA, A. Fritz Feigl: sua obra e novos campos tecno-científicos por ela originados. Quim. Nova, v. 27, n. 1, p. 169-176, 2004.
FEIGL, F.; ANGER, V. Spot Tests in Organic Analysis. Amsterdam: Elsevier, 1966.
FEIGL, F.; ANGER, V. Spot Tests in Inorganic Analysis. Amsterdam: Elsevier, 1972.
GABA, D. M. The future vision of simulation in health care. Qual Saf Health Care, v. 3, n. 1, p. 2–10, 2004. doi: 10.1136/qshc.2004.009878.
GABA, D. M.; DeANDA, A. B. S. A Comprehensive Anestesia Simulation Environment: Re-creating the Operating Room for Research and Training. Anesthesiology, 69, p. 387-394, 1998. PMID: 3415018.
GONÇALVES, R. P. N.; GOI, M. E. J. Experimentação no ensino de química na educação básica: uma revisão de literatura. Revista Debates em Ensino de Química, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 136–152, 2020. http://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2627.
GUIMARÃES, W.; ALVES, M. I. R.; ANTONIOSI FILHO, N. R. Antocianinas em extratos vegetais: aplicação em titulação ácido-base e identificação via cromatografia líquida/espectrometria de massas. Quim. Nova, v. 35, n. 8, p. 1673-1679, 2012. https://doi.org/10.1590/S0100-40422012000800030.
INACSL. Healthcare Simulation Standards of Best Practice The Debriefing Process. Clinical Simulation in Nursing, v. 58, p. 27-32, sep. 2021. https://doi.org/10.1016/j.ecns.2021.08.011.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Resultados do Questionário Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19 no Brasil. Censo Escolar, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/orientacoes/situacao-do-aluno. Acesso em: 12 de março de 2023.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Resultados da segunda edição da pesquisa Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19 no Brasil. Censo Escolar, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/pesquisas-suplementares/pesquisa-covid-19. Acesso em: 12 de março de 2023.
JEFFRIES, P. R. (Ed.). Simulation in Nursing Education: From Conceptualization to Evaluation. New York: NLN, 2007.
JUNGREIS, E. Spot Test Analysis. In: MEYERS, R. A. (Ed.). Encyclopedia of Analytical Chemistry: Applications, Theory and Instrumentation. New York: John, Wiley & Sons, 2006, p. 13609-13625.
LUNCE, L. M. Simulations: Bringing the benefits of situated learning to the traditional classroom. Journal of Applied Educational Technology, v. 3, n. 1, p. 37-45, 2006.
MARCHETTI, C. N. Elaboração e aplicação de Unidade Didática Multiestratégica na disciplina de Química no ensino médio em uma escola estadual: possibilidades e dificuldades. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Química), Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2021.
MARKOVIĆ, D.; MARKOVIĆ-ŽIVKOVIĆ, B. Development of Anatomical Models – Chronology. Acta Medica Medianae, v. 49, n. 2, p. 56-62, 2010. http://publisher.medfak.ni.ac.rs/.
NEHRING, W. M.; LASHLEY, F. R. Nursing Simulation: A Review of the Past 40 Years. Simulation & Gaming, v. 40, n. 4, p. 528-552, 2009. https://doi.org/10.1177/1046878109332282.
NICKERSON, M.; POLLARD, M. Mrs. Chase and Her Descendants:
A Historical View of Simulation. Creative Nursing, v.16, n. 3, p. 101-106, 2010. DOI: 10.1891/1078-4535,16.3.101.
OLIVEIRA, M. B.; SILVA, L. C. T.; CANZARO, J. V.; CARVALHIDO, M. L. L.; SOUZA, R. R. C. D.; BUSSAD NETO, J.; RANGEL, D. P.; PELEGRINI, J. F. M. O ensino híbrido no Brasil após pandemia do covid-19. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 918-932, 2021. DOI:10.34117/bjdv7n1-061
ORIOT, D.; ALINIER, G. Pocket Book for Simulation Debriefing in Healthcare. Cham: Springer, 2018.
QUINA, F.H.; BASTOS, E.L. Chemistry Inspired by the Colors of Fruits, Flowers and Wine. An Acad Bras Cienc., v. 90, n. 1, Suppl. 1, p. 681-695, 2018.
RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. S. Pandemia da COVID-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na prática pedagógica. Interfaces Científicas -Educação, v. 10, n. 1, p. 41-57, 2020. DOI: 10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57.
SANTOS, L.R.; MENEZES, J.A. A experimentação no ensino de Química: principais abordagens, problemas e desafios. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. v. 12, n. 26, p. 180-207, 2020.
SANTOS, J. F.; SOUZA, G. A. P. A experimentação nas aulas de química do ensino médio: uma revisão sistemática nos ENEQs de 2008 a 2018. Scientia Naturalis, v. 1, n. 1, p. 72-78, 2019. https://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/2393.
SCHNORRENBERGER, C. C. Anatomical Roots of Chinese Medicine and Acupuncture. Schweiz Z Ganzheitsmed, v. 25, p. 110-118, 2013. https://doi.org/10.1159/000349905.
SCHNURR, M. A.; MACLEOD, A. (Eds.). Simulations and Student Learning. Toronto: University of Toronto Press, 2021.
SIMÕES, C. M. O.; SCHENKEL, E. P.; MELLO, J. C. P.; MENTZ, L. A.; PETROVICK, P. R. (Eds.). Farmacognosia: do produto natural ao medicamento. Porto Alegre: Artmed, 2019.
TERCI, D.B.L.; ROSSI, A.V. Indicadores naturais de pH: usar papel ou solução? Quim. No-va, v. 25, n. 4, p. 684-688, 2002.
VAL-CASTILLO, O. Estudio de sustancias naturales como indicadores de pH. Una propuesta didáctica. An. Quím., v. 116, n. 2, p. 88-98, 2020.
VENTURA, L. A. A reciclagem de diferentes materiais como tema gerador: Uma revisão bibliográfica e uma proposta para o ensino de Química. 2018. 50 f. Monografia (Licenciatura em Química) – Departamento de Ciências Naturais, Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2018.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 7a ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos de Pesquisa 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.