Exercícios pedagógicos na Universidade em dois tempos: a literatura arquitetando espaços de educação

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n2.2024.32

Mots-clés :

literatura, formação de professores, Espaços pedagógicos

Résumé

Este artigo tem como objetivo construir algumas aproximações entre literatura e formação a partir
das sugestões oferecidas pela ideia de espaços de educação elaborada por Carlos Reis, professor da Universidade de Coimbra. Considerando os efeitos construtivos do espaço literário nas representações a respeito do espaço escolar e, assim, as variadas refrações do primeiro na formação de professores, discutem-se duas hipóteses que já orientaram formas de ensino em cursos de Pedagogia e Licenciatura, as quais tomaram a literatura como fator estruturante. No primeiro caso, trata-se da proposição da leitura de “A língua Absolvida”,
de Elias Canetti, e posterior elaboração de ensaios nos quais os estudantes tematizavam dimensões variadas de processos formativos. No segundo caso, apresenta-se a invenção de práticas de ensino a partir da leitura de obras ficcionais. Colocados em ação em períodos distintos, o primeiro entre a segunda metade da década de 1980 e os anos 2000 e o segundo em 2021, tais exercícios pedagógicos indicam a pertinência das aproximações entre obras de ficção, memorialísticas e/ou autobiográficas e a educação, possibilitando a criação de vínculos entre traços das biografias dos sujeitos envolvidos, suas trajetórias formativas e categorias pessoais
de percepção e de apreciação da realidade. O compartilhamento de sentidos atribuídos à sala de aula, aos alunos, à docência, entre outros, mostraram-se fecundos para a iniciação docente nas questões de ensino. Além disso, os exercícios tomaram o ensino como atividade criativa que instaura provisoriamente espaços pedagógicos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Denice Barbara Catani, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora Titular Emérita da Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Docente no Programa de Pós-graduação em Educação da FEUSP. E-mail: dbcat@usp.br

Références

AMPARO, Patrícia Aparecida do. Tornar visível o invisível: a aprendizagem escolar da

leitura como um problema de percepção e de esquecimento. Revista USP, [S. l.], n. 137, p. 59-72, 2023. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i137p59-72. Disponível em:

https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/214189. Acesso em: 22 dez. 2023.

AMPARO, Patrícia Aparecida do. Práticas de leitura em conflito no cotidiano escolar.

Curitiba, Appris, 2021.

AZANHA, José Mário Pires. Proposta Pedagógica e autonomia da escola. IN:________.

A formação do professor e outros escritos. São Paulo: Editora Senac São Paulo,

CATANI, Denice Barbara. Annie Ernaux e a educação: ficção, autobiografia e compreensão sociológica. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 137, p. 15–30, 2023. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i137p15-30. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/214185. Acesso em: 20 jun. 2024.

________. Ficções teóricas e ficções (auto)biográficas: elementos para uma reflexão sobre ciência e formação no campo educacional. IN: ABRAHÃO, Maria Helena M.B; BRAGANÇA, Inês F. S.; ARAÚJO, Mairce S. (Orgs.) Pesquisa (auto)biográfica, fontes e questões. Curitiba, PR: CRV, 2014.

________. Por uma pedagogia da pesquisa educacional e da formação de professores na universidade. Educar em Revista [online]. 2010, n. 37 [Acessado 12 Novembro 2021] , pp. 77-92. Disponível em: Epub 30 Nov 2010. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/S0104-40602010000200006.

CHARTIER, A. M. Leitura escolar - entre pedagogia e sociologia. Revista Brasileira de Educação. set/out/nov/dez, n. 0, p. 17-52, 1995.

CHARTIER, Anne-Marie; HÉBRARD, Jean. Discursos sobre a leitura (1880-1980). São Paulo: Ática, 1995.

CHARTIER, R. A História Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1991.

VINCENT, Guy. L’école primaire française: Étude sociologique. Lyon, França: Presses Universitaires de Lyon; Editions de la Maison des Scienses de l´homme, 1980.

LORDE, Audre. Sou sua irmã. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

CHARTIER, A. M. Leitura escolar - entre pedagogia e sociologia. Revista Brasileira de

Educação. set/out/nov/dez, n. 0, p. 17-52, 1995.

EVARISTO, Conceição. Becos da memória. Rio de Janeiro: Pallas, 2017.

LAHIRE, Bernard. Culture écrite et inégalités scolaires – sociologie de l'“échec scolaire” à l'école primaire. Lyon: PUL, 2000.

LAHIRE, Bernard. La raison scolaire: école et pratiques d’écriture, entre savoir et pouvoir. Rennes : Presses Universitaires de Rennes, 2008.

MEIRIEU, P. O que é aprender? ______. Aprender... Sim, mas como? Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

NÓVOA, Antonio e FINGER, Matthias (orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa, Ministério da Saúde, Depto de Recursos Humanos e da Saúde, 1988.

PERRENOUD, Philippe. O ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto

Editora, 1995.

SILVA, Batista da. Fora do lugar: por uma compreensão do sofrimento na escola. Revista USP. São Paulo. n. 137. p. 31-44, abril/maio/junho, 2023.

VINCENT, Guy, LAHIRE, Bernard, THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma

escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, p.7-47, 2001.

Téléchargements

Publié-e

2024-06-30

Comment citer

CATANI, Denice Barbara; AMPARO, Patrícia Aparecida do.
Exercícios pedagógicos na Universidade em dois tempos: a literatura arquitetando espaços de educação
. Cadernos de Pesquisa, v. 31, n. 2, p. 1–20, 30 juin 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23823. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê "Ensinar e aprender na universidade"