ABORDAGENS QUANTITATIVAS NA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO: análise de produções do GT 14 da ANPEd (2005-2015)

Auteurs-es

  • Jonathan Henriques do Amaral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (campus Vacaria)
  • Mónica de la Fare Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n3p59-71

Mots-clés :

Pesquisa educacional. Sociologia da Educação. Abordagens quantitativas. Campo. Hibridismo. Autonomia.

Résumé

 

O objetivo deste artigo foi analisar os usos de abordagens quantitativas em pesquisas da Sociologia da Educação em um espaço institucional nacional reconhecido por essa área. Para tanto, apresentamos inicialmente uma breve contextualização histórica da Sociologia da Educação no Brasil, para posteriormente introduzir os resultados da análise de trabalhos apresentados no grupo de trabalho em Sociologia da Educação – GT 14 – nas últimas dez reuniões científicas nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd, ocorridas no período de 2005 a 2015. A partir da leitura do resumo e das palavras-chave dos 157 trabalhos completos recuperados no repositório institucional dessa associação correspondente ao GT 14, constatamos que 28% dessas produções (n=44) se valiam de abordagens quantitativas. Após análise desses 44 artigos, identificamos mudanças em relação a estudo anterior sobre o tema: aumento no número de pesquisas elaboradas a partir do uso de abordagens quantitativas; uso frequente de análises de dados secundários provenientes de fontes estatísticas oficiais; emprego de técnicas analíticas sofisticadas, para além da estatística descritiva; e predominância de estudos que usaram exclusivamente dados quantitativos na sua metodologia. As temáticas abordadas dizem respeito a políticas e práticas educacionais, o que confirma o caráter situado das pesquisas desse espaço. Apropriações de contributos de Bernard Charlot em relação ao hibridismo da pesquisa educacional e construtos teóricos de Pierre Bourdieu sobre o campo científico orientaram algumas das reflexões que introduzimos neste artigo.

Palavras-chave: Pesquisa educacional. Sociologia da Educação. Abordagens quantitativas. Campo. Hibridismo. Autonomia.


QUANTITATIVE APPROACHES IN SOCIOLOGY OF EDUCATION: analysis of works of GT 14 of ANPED (2005-2015) 

Abstract: The aim of this article was to analyze the uses of quantitative approaches in Sociology of Education research in a national institutional space that is recognized by this area. In order to do so, we first present a brief historical context of the Sociology of Education in Brazil, to later introduce the results of the analysis of papers presented in the Working Group on Sociology of Education – GT 14 – in the last ten national scientific meetings of Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd, which occurred in the period from 2005 to 2015. From the reading of the summary and key words of the 157 papers found in the institutional repository of this association corresponding to the GT-14, we found that 28% of these works (n=44) had used quantitative approaches. From the analysis of these 44 articles, we identified changes in relation to a previous study on the topic: an increasing number of researches using quantitative approaches; the frequent use of analyzes of secondary data from official statistical sources; the use of sophisticated analytical techniques, in addition to descriptive statistics; and predominance of studies that exclusively used quantitative data in their methodology. The covered topics are related to educational policies and practices, which confirms the position of research in this area. Appropriations of Bernard Charlot's contributions to the hybridity of educational research and theoretical constructs of Pierre Bourdieu's theorizing on the scientific field have guided some of the reflections we have introduced in this article.

Keywords: Educational research. Sociology of Education. Quantitatives approaches. Field. Hybridity. Autonomy.


ABORDAJES CUANTITATIVOS EN SOCIOLOGÍA DE LA EDUCACIÓN: análisis de producciones del gt 14 de la ANPEd (2005-2015) 

resumen: El objetivo de este artículo fue analizar los usos de abordajes cuantitativos en investigaciones de la Sociología de la Educación en un espacio nacional reconocido por esa área. Para eso, se presenta inicialmente una breve contextualización histórica de ese campo en Brasil, posteriormente se introducen resultados del análisis de una selección de artículos, basada en la revisión de trabajos presentados en el grupo de trabajo en Sociología de la Educación (GT 14) correspondientes a las Reuniones Científicas Nacionales de la Asociación Nacional de Posgrado e Investigación en Educación (ANPEd) del período 2005-2015. A partir de la lectura de los resúmenes y de las palabras clave de los 157 trabajos localizados en el repositorio institucional de dicha asociación fue constatado que 28% de esos trabajos (n=44) utilizaron abordajes cuantitativos. El análisis de esos 44 artículos permitió identificar transformaciones en relación a resultados presentados por un estudio anterior sobre este tema: aumento de la cantidad de investigaciones elaboradas a partir del uso de abordajes cuantitativas; uso frecuente de análisis de datos secundarios provenientes de estadísticas oficiales; utilización de técnicas analíticas de mayor sofisticación que las de la estadística descriptiva y predominio de estudios que utilizaron exclusivamente abordajes cuantitativos. Las temáticas trabajadas refieren a políticas y prácticas educativas, cuestión que confirma el carácter situado de las investigaciones de ese espacio. Apropiaciones de las contribuciones de Bernard Charlot en relación al hibridismo de la investigación en educación y conceptos de la teorización de Pierre Bourdieu sobre el campo científico orientaron algunas de las reflexiones que se introducen en este artículo.

Palabras clave: Investigación educacional. Sociología de la Educación. Abordajes cuantitativos. Campo. Hibridismo. Autonomía.          

 

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Bibliographies de l'auteur-e

Jonathan Henriques do Amaral, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (campus Vacaria)

Professor Doutor do Instituto Federal de Educação,

Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (campus Vacaria)

Vacaria –RS, Brasil.

 

 

 

Mónica de la Fare, Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Professora Doutora da Pontifícia

Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Porto Alegre – RS, Brasil.

 

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Publié-e

2017-12-21

Comment citer

DO AMARAL, Jonathan Henriques; DE LA FARE, Mónica.
ABORDAGENS QUANTITATIVAS NA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO: análise de produções do GT 14 da ANPEd (2005-2015)
. Cadernos de Pesquisa, v. 24, n. 3, p. 59–71, 21 déc. 2017 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8026. Acesso em: 25 nov. 2024.

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