PRÁTICA EDUCATIVA E EMANCIPAÇÃO HUMANA NO CONTEXTO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: perspectivas de estudantes

Auteurs-es

  • Gildijoney dos Santos Lopes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Nilma Margarida de Castro Crusoé Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Núbia Regina Moreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n2p147-167

Mots-clés :

Emancipação, Prática Educativa, Programa Mais Educação,

Résumé

O objetivo deste artigo é apresentar resultados de pesquisa realizada, nos anos de 2015-2016, em três unidades escolares situadas do interior da Bahia. A pesquisa versa sobre a relação entre a prática educativa e a emancipação humana no contexto do Programa Mais Educação, sob a perspectiva dos estudantes participantes do referido programa. Para ter acesso às informações, foram utilizadas entrevistas de grupo focal com a participação de trinta estudantes que frequentaram o programa, além de um questionário socioeconômico com a finalidade de traçar o perfil dos participantes da investigação. Optou-se por utilizar dispositivos metodológicos do materialismo histórico dialético, por se tratar de um programa cujas categorias principais são de base marxista: educação integral e emancipação humana. Conclui-se, com este estudo, que a prática educativa do PMEd contribui, parcialmente, para a emancipação humana dos estudantes, na medida em que proporciona o desenvolvimento de habilidades necessárias para conscientização e racionalidade, sobretudo, por meio das oficinas do macrocampo Acompanhamento Pedagógico, quando os estudantes têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos. No entanto, contraditoriamente, de acordo com as análises adorniana, o trabalho proporciona o processo de adaptação dos estudantes ao meio social na medida em que desenvolve atividades socioeducativas desconectadas com o currículo escolar, fragmentadas, não planejadas, como intuito apenas de ocupação do tempo livre dos estudantes, sem o compromisso com a sua formação integral e desenvolvimento da capacidade de autorreflexão crítica.

Abstract

The objective this article is to present research results in the years 2015-2016 in three school units located in the interior of Bahia. The research is about the relation between educational practice and human emancipation in the context of the More Education program under the perspective of the students participants of said program. To access the information, were used focus group interviews with the participation of thirty students that attended the program, besides a socioeconomic questionnaire with the purpose of tracing the profile of the participants. It was decided to use methodological devices of dialectical historical materialism, because it is a program whose main categories are based on Marxism: integral education and human emancipation. It is concluded that with this study that the practice of PMED contributes, partially to the human emancipation of the students,  insofar as it provides the development of skills necessary for awareness and rationality, above all, through the  workshops of the macro field accompaniment pedagogical when students have the opportunity to broaden their knowledge. However, contradictorily, according to the analyzes, the work provides the   process of adaptation of the  students to the social environment insofar as it develops activities socio-educational disconnected with the school curriculum, fragmented, not planned with the intention of only occupying the students free time without the commitment to their integral formation and development of the capacity for critical self-reflection.

Keywords:  Emancipation. Educational Practice. More Education Program.

 

Resumen

El propósito de este artículo es presentar resultados de investigaciones realizadas en tres unidades de la escuela situadas en el interior de Bahia, en los años de 2015-2016, sobre la relación entre práctica educativa y la emancipación humana en el contexto del “Programa Mais Educação”, bajo la perspectiva de estudiantes que participan del Programa. Para tener acceso a la información fueron utilizadas entrevistas de grupos focal con la participación de treinta estudiantes que asistieron al programa, además de una encuesta socio-económica con el fin de trazar el perfil de los participantes. Decidimos utilizar dispositivos metodológicos de la dialéctica del materialismo histórico, ya que es un programa cuyas principales categorías son de base marxista: educación integral y la emancipación humana. Llegó a la conclusión, con este estudio, que la práctica educativa de la PMEd contribuye parcialmente a la emancipación humana de los estudiantes, que proporciona el desarrollo de habilidades necesarias para la concientización y racionalidad, sobre todo, a través de los talleres de macrocampo seguimiento pedagógico cuando los estudiantes tienen la oportunidad de ampliar sus conocimientos. Sin embargo, paradójicamente, de acuerdo con el análisis adorniana, el trabajo proporciona el proceso de adaptación de los estudiantes con el entorno social en la medida en que se desarrolla actividades educativas desconectado con el plan de estudios, fragmentario, interrupciones no planificadas, con objetivo sólo  de ocupación del tiempo libre de los estudiantes, sin el compromiso de su formación integral y desarrollo de la capacidad crítica de autorreflexión.

Palabras clave: Emancipación. Práctica Educativa. Programa Mais Educação.

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Bibliographies de l'auteur-e

Gildijoney dos Santos Lopes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Mestre em educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Licenciada em Geografia (UESB) e Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Cláudio Manuel da Costa em Vitória da Conquista-Ba. Professora da Rede Estadual de Ensino da Bahia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Educacional, do Programa de Mestrado em Educação (PPGED/Uesb)

Nilma Margarida de Castro Crusoé, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com EstágioDoutoral, pela Universidade de Coimbra/PT. Professora Titular da Universidade Estadual
do Sudoeste da Bahia- UESB. Professora de Prática de Ensino, no Curso de Pedagogia
e do Programa de Mestrado em Educação (PPGEd/Uesb).

Núbia Regina Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Doutora em Sociologia pela UnB, professora-pesquisadora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), onde desenvolve pesquisa no campo da sociologia e do currículo. Professora permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da UESB (PPGED), pesquisadora dos grupos de pesquisas: GEPPE(UESB) e CANDACES(UNEB).

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Publié-e

2018-07-08

Comment citer

LOPES, Gildijoney dos Santos; CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro; MOREIRA, Núbia Regina.
PRÁTICA EDUCATIVA E EMANCIPAÇÃO HUMANA NO CONTEXTO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: perspectivas de estudantes
. Cadernos de Pesquisa, v. 25, n. 2, p. 147–167, 8 juill. 2018 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9299. Acesso em: 25 nov. 2024.

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