LESBIANIDADES E EDUCAÇÃO: interrogando a produção acadêmica
DOI :
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n3p127-145Mots-clés :
Escola, Levantamento bibliográfico, Invisibilidade,Résumé
Os estudos interseccionais entre gênero e sexualidade, em especial, daqueles que se centram na temática da “diversidade sexual”, no campo da Educação, têm sido, nas últimas duas décadas, bastante explorados em trabalhos acadêmicos realizados no Brasil. Contudo, parte ínfima das pesquisas brasileiras tem como eixo as experiências de mulheres lésbicas. Nosso texto se localiza, por meio da pesquisa bibliográfica, numa tentativa de mapear os trabalhos do campo da Educação que se centram em analisar as condições escolares de mulheres que reivindicam a identidade “lésbica”. Com o levantamento, pontuamos que a experiência lésbica na escola se aloca em três vertentes: a invisibilidade, a hipervisibilidade e a lesbofobia. Em nosso artigo, intentamos chamar a atenção para a relevância social dos estudos sobre as lesbianidades implicadas nas pesquisas de gênero, sexualidade, diversidade sexual e educação diante do momento histórico do nosso país, em que se multiplicam discursos políticos conservadores.
LESBIANITIES AND EDUCATION: interrogating academic production
Abstract: Intersectional studies between gender and sexuality, especially those focusing on the “sexual diversity” thematic in the field of Education, have been explored in the last two decades in academic studies carried out in Brazil. However, a very small part of the Brazilian research has as its axis at the experiences of lesbian women. Our text is located, through the bibliographical research, in an attempt to map the works at the field of Education that focus on analyzing the school conditions of women who claim the "lesbian" identity. With this survey, we pointed out that the lesbian experience in school focuses on three aspects: invisibility, hyper visibility and lesbophobia. In our article, we try to call attention to the social relevance of studies on the lesbianities involved in the research of gender, sexuality, sexual diversity and education in the face of the historical moment of our country, in which conservative political discourses multiply.
Keywords: School. Bibliographical survey. Invisibility.
LESBIANIDADES Y EDUCACIÓN: interrogando la producción académica
Resumen: Los estudios interseccionales entre género y sexualidad, en especial, de aquellos que se centran en la temática de la "diversidad sexual", en el campo de la Educación, ha sido en las últimas dos décadas bastante explorados en trabajos académicos realizados en Brasil. Sin embargo, parte ínfima de las encuestas brasileñas tienen como eje las experiencias de mujeres lesbianas. Nuestro texto se localiza, a través de la investigación bibliográfica, en un intento de mapear los trabajos del campo de la Educación que se centran en analizar las condiciones escolares de mujeres que reivindican la identidad "lésbica". Con el levantamiento, puntuamos que la experiencia lésbica en la escuela se centra en tres vertientes: la invisibilidad, la hipervisibilidad y la lesbofobia. En nuestro artículo, intentamos llamar la atención sobre la relevancia social de los estudios sobre las lesbianidades implicadas en las investigaciones de género, sexualidad, diversidad sexual y educación ante el momento histórico de nuestro país, en que se multiplican discursos políticos conservadores
Palabras clave: Escuela. Levantamiento bibliográfico. Invisibilidad.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos de Pesquisa 2018
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.