OS INDICATIVOS DO RELATÓRIO “UM AJUSTE JUSTO” DO BANCO MUNDIAL À EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL
uma análise crítica
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.18Parole chiave:
Educação Escolar, Escola Pública, Neoliberalismo, Banco Mundial.Abstract
Uma análise da realidade brasileira nos mostra como a adesão do país ao neoliberalismo superou a esfera puramente econômica e inseriu-se na formulação e desenvolvimento de políticas públicas, inclusive educacionais, com incisiva infl uência do Banco Mundial. Nesse sentido, torna-se relevante investigar as diretrizes recentes que esta instituição indicou ao cenário educacional no Brasil, em especial, à educação básica. No presente artigo propomos, com fundamento no Materialismo Histórico-Dialético, analisar elementos do Relatório do Banco Mundial intitulado “Um Ajuste Justo” sobre o ensino fundamental e médio, publicado em 2017 a pedido do governo federal, identifi cando suas determinações à educação escolar pública. Os dados indicam, por um lado, a descaracterização dos problemas reais existentes na prática social das escolas públicas, reduzindo-os à lógica do capital no sentido de inferir a suposta necessidade de diminuição de recursos fi nanceiros e, por outro, a contundente responsabilização de docentes pelo fracasso escolar e pelos gastos, na ótica do documento, excessivos.
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