Estudantes com altas habilidades em matemática na Educação Básica: reflexões sobre o “fazer e compreender” a partir da Epistemologia Genética
Palavras-chave:
Ação. Construtivismo. Estudantes com Altas Habilidades em Matemática. Tomada de Consciência.Resumo
O presente texto tem como propósito apresentar uma análise de uma atividade de matemática realizada no contexto do projeto de extensão “Atividades de Matemática para alunos com altas habilidades” ocorrido no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O projeto ocorreu durante todo o ano de 2018, onde os estudantes com Altas Habilidades, ou com interesse em Matemática, eram selecionados pelas equipes de apoio pedagógico das escolas e encaminhados para participar semanalmente das oficinas do projeto. As atividades foram construídas e organizadas por um grupo de quatro professores universitários e um estudante de graduação em Licenciatura em Matemática. Por meio de uma fundamentação teórica inspirada nas ideias de Jean Piaget fazemos a apresentação e análise da atividade “Soma Gigante” com um viés metodológico qualitativo, baseado no estudo de caso de uma produção de um estudante participante do projeto. A título de conclusão observamos que por meio de atividades desafiadoras e que mobilizam diferentes ações por parte dos sujeitos envolvidos constituiu-se um espaço com riqueza de ideias, argumentos e debates, os quais são elementos necessários para o aprendizado da Matemática.
Mathematically gifted students in Elementary School: reflections on “doing and understanding” based on Genetic Epistemology
Abstract: The purpose of this text is to present an analysis of a mathematical activity carried out in the context of the extension project “Mathematical activities for gifted students” at the Federal University of Rio Grande do Sul. The project took place throughout 2018, where gifted students, or students interested in Mathematics, were selected by the schools' pedagogical support teams and sent to participate weekly in the project's workshops. The activities were conceived and organized by a group of four university professors and an undergraduate student (prospective teacher). Using a theoretical foundation inspired by the ideas of Jean Piaget we present and analyze the activity “Soma Gigante” with a qualitative methodological approach, based on a case study of a production of a student participant in the project. In conclusion, we observed that through challenging activities that mobilize different actions by the subjects involved, we constructed a space with a wealth of ideas, arguments, and debates, which are necessary elements for the mathematical learning.
Keywords: Action. Constructivism. Mathematically gifted students. Consciousness.
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