As Tecnologias de Informação e Comunicação viabilizando laços entre encontros imprevisíveis e a aprendizagem

Autores

  • Sansão Albino Timbane Universidade Pedagógica de Maputo - Moçambique

Palavras-chave:

Tecnologias na educação. Imprevisibilidade e aprendizagem. Colaboração.

Resumo

O presente estudo trata dos usos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no campo educacional, como forma de facilitar o processo de ensino e aprendizagem e sua gestão. Um formulário on-line, WhatsApp e Facebook, foram ferramentas utilizadas para avaliar o manifesto eleitoral de um candidato à direção de uma faculdade e buscar subsídios que pudessem enriquecer o programa de governanção. O estudo é baseado na teoria do acto ético em Mikhail Bakhtin (2012). Metodologicamente, 32 colaboradores (alunos, funcionários administrativos e professores) da Escola Superior Técnica da Universidade Pedagógica de Maputo (ESTEC) foram convidados a dar sua opinião sobre gestão democrática e colaborativa nessa escola. Os resultados emergentes apontaram para uma correlação positiva entre a interação e a gestão participativa. Verificou-se que a empatia com as idéias dos colaboradores contribuiu significativamente para a melhoria do programa de governanção. Sugere-se que as TIC possam ser usadas para inspirar professores e gestores a entender melhor os seus alunos e contribuindo para o aprimoramento da qualidade do Processo de Ensino-Aprendizagem.

Information and Communication Technologies enabling links between unpredictable encounters and learning

Abstract

The present study deals with the uses of the Information and Communication Technologies (ICTs) in the educational field as means to facilitate teaching and learning process and its management. An online form, WhatsApp and Facebook were tools used to evaluate the electoral manifesto of a candidate for the direction of a faculty and to seek subsidies that could enrich the candidate's governance program. The study is ethical act based theory of Mikhail Bakhtin (2012). Methodologically, 32 collaborators (students, administrative staff, and teachers) from the Pedagogical University High Technical School (ESTEC) were invited to give their opinion on democratic and collaborative management at this school. The emerging results pointed to positive correlation between interaction and participatory management. It was found that empathy with to the collaborators ideas contributed significantly on the improvement of the governance program. It is suggested that ICTs can be used to inspire teachers and administrators to better understand their students and improve the quality of the Teaching-Learning Process.

Keywords: Technology in Education. Unpredictability and learning. Collaboration.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sansão Albino Timbane, Universidade Pedagógica de Maputo - Moçambique

Funcionário Universidade Pedagógica de Maputo desde o ano de 2001. Afecto ao Departamento de Informática da Escola Superior Técnica. Leccionou no Ensino Secundário Geral e Técnico-Profissional. Atualmente actua nos cursos de Graduação, Pós-graduação e de Especialização. Dirige o Centro de Informática (CIUP) desde o ano 2018. Possui Doutorado em Informática Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016); Mestrado em Informática Educacional pela Universidade Pedagógica (2012); Licenciatura em Ensino de Química e Biologia na Universidade Pedagógica (2002).  Tem experiência na área de Tecnologias de Informação, com ênfase na lecionação e gestão de Tecnologias de Informação e Comunicação. 

Referências

AXT, M. Estudos em Linguagem Interação Cognição/Criação (Lelic): Dos deslizamentos de sentido engendrando um modo de pesquisar-formar. In: AXT, M.; AMADOR, F. S.; REMIÃO, J. A. A. (Org.). Experimentações ético-estéticas em pesquisa na educação. Porto Alegre: PanoramaCrítico, 2016. [e-book]

BAKHTIN, M. Estética de Criação Verbal. 6ª ed. Prefácio Tzvetan Todorov; Introdução e Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, M. Para Uma Filosofia do Ato Responsável. 2ª ed. São Paulo: Pedro & João Editores, 2012. Tradução Valdemir Miotello; Carlos Alberto Faraco.

BERNERS-LEE, T. et al. The World-Wide Web. Communications of the ACM, v. 37, n. 8, p. 76-82, ago., 1994.

CARVALHO, A. A. Rentabilizar a Internet no Ensino Básico e Secundário: dos Recursos e Ferramentas Online aos LMS. Sísifo/Revista de Ciências da Educação, n. 3, p. 25-45, 2007.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O Anti-Édipo: Capitalismo e Esquizofrenia 1. Tradução Luiz Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2010.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a Filosofia? 2ª ed. (5ª reimpressão). Tradução Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 2007.

ELIAS, C. R.; AXT, M. Quando aprender é perder tempo... compondo relações entre linguagem, aprendizagem e sentido. Psicologia & Sociedade, v.16, n. 3, p. 17-28, set./dez. 2004.

GUATTARI, F. Caosmose: um novo paradigma estético. 1ª ed. (4ª reimpressão - 2006). Tradução Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. Rio de Janeiro: Editora 34 Ltda., 1992.

HENKEL, K. Análise da não resposta em surveys políticos. Opinião Pública, São Paulo -Campinas, v. 18, n. 1, p. 216-238, jun. 2012.

LÉVY, P. Cibercultura. 3ª edição. São Paulo- Brasil: Editora 34, 2011.

MACHADO, M. C.; AXT, M. Entre Avatares do Virtual e Personagens da Literatura: a estética da persona infantil. In: HETKOWSKI, T. M.; MULLER, D. N.; AXT, M. (Orgs.). Cultura Digital e Espaço Escolar: diálogos sobre jogos, imaginário e crianças. Salvador: EDUNEB, 2014.

MACHADO, M. C.; AXT, M. Manifesto Eleitoral do Candidato. Sansão Albino Timbane. Primeiras eleições para Director de Faculdades e Escolas, UP 2017. Disponível em: <https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScpVW7PFIKoadhOIMbYcV42ZK0A6hUBp-H7Ly3Sjd2TyuXMjg/viewform>. Acesso em: 17 jul. 2018.

Downloads

Publicado

2021-03-13

Como Citar

TIMBANE, Sansão Albino.
As Tecnologias de Informação e Comunicação viabilizando laços entre encontros imprevisíveis e a aprendizagem
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 5, n. 2, p. 80–91, 13 Mar 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/14614. Acesso em: 16 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos