Anais do XVIII ENEQ: pesquisas e conclusões na área temática de “Currículo e Avaliação”

Autores

Palavras-chave:

Ensino. Aprendizagem. Avaliar. Prova.

Resumo

O ato de avaliar é um tema dialogado em reuniões pedagógicas, conselhos de classe, cursos de formação inicial e continuada de professores, também em momentos formais e informais. Por isso, é importante conhecer os tipos de pesquisas efetivadas e suas conclusões referente ao assunto avaliação. Diante disso, a pesquisa qualitativa descritiva, do tipo bibliográfica, objetivou realizar um levantamento de artigos publicados nos Anais do XVIII ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química, na área de “Currículo e Avaliação” a fim de conhecer o que tem se pesquisado e concluído a respeito do assunto avaliação. Os resultados evidenciam que a avaliação ainda é vista como resultado obtido em provas e não como processo, o que ocasiona durante todo o seu desenvolvimento déficits em vários fatores como o pensar, o pontuar, a reflexão, o diálogo, a emancipação. Aprofundar esse debate em torno do modo como a avaliação é realizada na educação e quais os seus reais objetivos, contribui para que o professor e o aluno entendam os seus erros e acertos em questões de ensino e de aprendizagem.


Proceedings of the XVIII ENEQ: researchs in the thematic area of Curriculum
and Evaluation

Abstract


The act of evaluating is a topic discussed in pedagogical meetings, class councils, initial and continuing teachers training courses, also in formal and informal moments. Therefore, it is important to know the types of researchs
carried out and their conclusions regarding the subject of evaluation. Therefore, the qualitative descriptive research, of bibliographic type, aimed to carry out a survey of articles published in the Proceedings of the XVIII ENEQ - National Meeting of Teaching Chemistry, in the area of Curriculum and Evaluation in order to know what has been researched and concluded regarding the evaluation subject. The results show that the evaluation is still seen as a result obtained in tests and not as a process, which causes deficits in various factors such as thinking, scoring, reflection, dialogue, emancipation throughout its development. Deepening this debate around how assessment is carried out in education and what its real objectives are, helps the teacher and the student to understand their mistakes and successes in teaching and learning issues.


Keywords: Teaching. Learning. To evaluate. Test.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcia Camilo Figueiredo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Londrina

Departamento Acadêmico de Química

Licenciatura em Química

Andressa Algayer da Silva Moretti, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus de Bauru - Faculdade de Ciências

Doutorado - Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência

Referências

ABRECHT, R. A avaliação formativa. Rio Tinto. Portugal: Edições Asa, 1994.

ALBUQUERQUE, T. S. Avaliação da Educação e da Aprendizagem. Curitiba: IESDE, 2004.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Características da investigação qualitativa. In: Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

CARVALHO, V. S. et al. Instrumentos de avaliações em larga escala: intervenção na elaboração de itens do laboratório de Ciências da Natureza. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (XVIII ENEQ), 18., 2016, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2016.

ENEQ. Encontro Nacional de Ensino de Química. Anais ENEQ 2016. Os desafios da Formação e do Trabalho do Professor de Química no mundo contemporâneo. 2016a. Florianópolis, SC. Disponível em: <http://www.eneq2016.ufsc.br/>. Acesso em: 19 abr. 2017a.

ENEQ. Trabalhos. Área: CA – Currículo e Avaliação. 2016b. Disponível em: <http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/lista_area_CA.htm>. Acesso em: 19 abr. 2017b.

HAYDT, R. C. C. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática,

LIMA, E. S. Avaliação na Escola. São Paulo, SP: Sobradinho, 2003.

LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem na Escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2003.

LUCKSEI, C. C. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. São Paulo: Cortez, 2018.

MARTINS, M. M.; CÁSSIO, F. L. Química Orgânica e exames vestibulares: Implicações para o currículo. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (XVIII ENEQ), 18., 2016, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2016.

MORAIS, M. S.; CAVALCANTI, E. L. D. Avaliação da aprendizagem em disciplinas experimentais: uma proposta. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (XVIII ENEQ), 18., 2016, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2016.

NORA, P. S.; BROIETTI, F. C. D.; PASSOS, M. M. Análise das Práticas Científicas em questões que envolvem conceitos químicos do PISA. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (XVIII ENEQ), 18., 2016, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2016.

PERES, N. V.; AZEVEDO, A. V. S.; SANGIOGO, F. A. A Avaliação no Ensino Politécnico segundo percepções de professores e estudantes de uma escola estadual. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (XVIII ENEQ), 18., 2016, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2016.

PEREIRA, R. E. S.; MOREIRA, L. M. Caracterizando as questões de Química do novo ENEM (2009-2015) na perspectiva da alfabetização científica. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (XVIII ENEQ), 18., 2016, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2016.

ROCHA, C. R. G. Avaliação - processo em construção. Programa de Desenvolvimento Educacional PDE – UEL – Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2009. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1859-8.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2017.

SANTOS, M. R.; SOUSA, E. C.; CINTRA, E. P. Análise das questões de química orgânica no Enem (2009 – 2015). In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (XVIII ENEQ), 18., 2016, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2016.

SILVA, D. M.; LARANJEIRA, J. M. G. Opiniões de futuros profissionais da educação sobre a avaliação formativa vivenciada no processo de ensino-aprendizagem de Química. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (XVIII ENEQ), 18., 2016, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2016.

TOLEDO, E. J. L.; FERREIRA, L. H. F. Stop Motion como recurso didático em uma Avaliação Diagnóstica sobre o tema Equilíbrio Químico. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (XVIII ENEQ), 18., 2016, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2016.

TONELOTTO, J. M. F. et al. Avaliação do desempenho escolar e habilidades básicas de leitura em escolares do ensino fundamental. Avaliação Psicológica, v. 4, n.1, 2005. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v4n1/v4n1a05.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2017.

VASCONCELLOS, C. S. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 2005.

Downloads

Publicado

2021-03-13

Como Citar

FIGUEIREDO, Marcia Camilo; MORETTI, Andressa Algayer da Silva.
Anais do XVIII ENEQ: pesquisas e conclusões na área temática de “Currículo e Avaliação”
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 4, n. 2, p. 68–81, 13 Mar 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/15380. Acesso em: 29 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos