Contribuições de experts para a sistematização de saberes matemáticos (séculos XIX e XX)
Palavras-chave:
saberes matemáticos, ensino de matemática, Educação matemáticaResumo
A Revista Ensino e Multidisciplinaridade divulga produções científicas na área de ensino de ciências, da educação matemática e áreas afins ao ensino desses campos. Atualmente, o periódico também publica artigos com novas tendências e desafios impostos pelas transformações da sociedade contemporânea. Alia-se a isso, não por acaso, um movimento de agregar trabalhos que são desenvolvidos em grupos coletivos de pesquisa, como é o caso das produções elaboradas pelo Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da educação matemática no Brasil (GHEMAT Brasil). Ficamos muito honrados quando fomos consultados e convidados pela editora chefe da Revista para organizarmos um dossiê temático para 2021, que divulgasse resultados de pesquisas baseados em novos aportes teórico-metodológicos. O Grupo imediatamente sinalizou positivamente a sua participação nesse dossiê.
A temática que orientou o dossiê pautou-se pelas “Contribuições de experts para a sistematização de saberes matemáticos (séculos XIX e XX)”. A principal ideia dessa investigação foi a de reunir pesquisas que de algum modo versassem sobre as contribuições que especialistas trouxeram para o ensino e formação de professores que ensinam matemática, durante os séculos XIX e XX, em diferentes contextos e lugares.
Tema caro ao desenvolvimento atual dos estudos do GHEMAT Brasil, os experts revelam-se como personagens que recebem convocatória do Estado para produzirem e sistematizarem novos saberes matemáticos necessários ao ensino e à formação desses professores.
Assim, os artigos contemplados neste número temático mostram estágios e aprofundamentos diferentes associados aos estudos sobre experts. Onze diferentes pesquisadores nacionais, localizados em estados diferentes, nos apresentam, em um volume de sete artigos, o papel desempenhado por experts nos processos e dinâmicas de produção de novos saberes matemáticos inseridos em movimentos pedagógicos de reestruturação curricular.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação final do manuscrito.