A Matemática na história da minha vida: uma análise das mudanças no ensino vividas por professoras iniciantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-5777v9n2.2023.15

Palavras-chave:

Formação de Professores, Início da Docência, Ensino de Matemática

Resumo

Este artigo se dedica a analisar as possíveis relações entre os padrões de ensino de Matemática vivenciados ao longo da trajetória escolar, acadêmica e profissional e concepções e práticas de professoras iniciantes, na disciplina. Trata-se de pesquisa qualitativa, de caráter analíticodescritivo, concluída em 2022, na qual cinco recém-formadas no curso de Pedagogia, de instituições públicas e privadas responderam a questionários e entrevistas episódicas, voltados aos seguintes aspectos: a relação do professor com a Matemática antes, durante e após a formação inicial; os conhecimentos sobre Matemática e sentidos para seu ensino e o nível de compreensão e reflexão sobre a própria prática. Assim, o despontar de pesquisas associadas às práticas bem-sucedidas no início da docência e as oportunidades criadas pela formação inicial, alinhadas às novas diretrizes curriculares, que enfatizam a imersão dos estudantes no ambiente escolar, promovendo um aprendizado embasado na prática real, corroboram com a perspectiva de que os professores de matemática no início de carreira, ao menos no contexto deste estudo, passaram por uma mudança gradual das aulas de Matemática e a formação inicial e o contexto institucional, de entrada na carreira, desempenharam papel preponderante na constituição de padrão característico de aulas.

Mathematics in the story of my life: an analysis of changes in teaching experienced by beginning teachers

ABSTRACT

This article is dedicated to analyzing the possible relationships between Mathematics teaching patterns experienced throughout the school career, academic, and professional trajectory, and the conceptions and practices of beginning teachers in this subject. This qualitative research, of an analytical-descriptive nature, completed in 2022. involved five recent graduates from the Pedagogy course, from both public and private institutions, who answered questionnaires and participated in episodic interviews. These were aimed at the following aspects: the teachers' relationship with Mathematics before, during, and after initial training; their knowledge about Mathematics and meanings for its teaching, and the level of understanding and reflection about their own practice. Thus, the emergence of research associated with successful practices at the beginning of teaching, and the opportunities created by initial training, aligned with the new curricular guidelines that emphasize students' immersion in the school environment, promoting learning based on real practice, corroborate the perspective that mathematics teachers at the beginning of their career, at least in the context of this study, have undergone a gradual change in Mathematics classes, and initial training and the institutional context of career entry played a paramount role in establishing a characteristic pattern of classes.

Key-words: Teacher Training. Beginning of Teaching. Mathematics Teaching

 

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Biografia do Autor

Andressa Florcena Gama da Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brasil.

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Publicado

2024-04-19

Como Citar

COSTA, Andressa Florcena Gama da.
A Matemática na história da minha vida: uma análise das mudanças no ensino vividas por professoras iniciantes
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 9, n. 2, p. e1523, 1–17, 19 Abr 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/22350. Acesso em: 16 nov 2024.

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Artigos