O ensino de frações a partir da Revista do Ensino do Estado do Rio Grande do Sul: o uso de materiais didáticos dos anos 1930 a 1960
Palabras clave:
Operações aritméticas, Ensino primário, Periódico, História da educação matemáticaResumen
Este artigo teve o intuito de responder o seguinte questionamento: quais materiais didáticos podem ter sido lidos em artigos da Revista de Ensino do estado do Rio Grande do Sul e utilizados para o ensino de frações entre os anos de 1930 e 1960? Como esses materiais foram apresentados e organizados? Para tanto, foram utilizados os pressupostos de uma pesquisa histórica que se debruçou acerca do periódico Revista do Ensino do Estado do Rio Grande do Sul. Observou-se artigos que tratavam da metodologia de ensino de fração com materiais didáticos. Ao fim da pesquisa identificou-se, nas mais diversas apresentações, o uso de elementos do cotidiano das crianças para a construção dos mesmos, tais como folhas de papel e madeira. São citados os jogos, quadro de frações, etc. Os materiais didáticos tinham o intuito de que o aluno descobrisse por si os conceitos envolvidos nesse conteúdo pela manipulação e/ou acompanhamento e direcionamento do professor em relação aos procedimentos propostos para trabalhar com as frações nas atividades.
Palavras-chave: Operações aritméticas. Ensino primário. Periódico. História da educação matemática.
The teaching of fractions through Revista do Ensino do Estado do Rio Grande do Sul: the use of didactic materials from the years of 1930 to 1960
Abstract
In this article we had the intention of answering the following question: what didactic materials from the Revista de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul magazine’s articles might have been used for the teaching of fractionsbetween the years of 1930 and 1960? How were they presented and organized? The presupposition of an historical research was used, leaning on the periodic Revista de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul. The observed articles used the methodology of fraction teaching with didactic materials. Towards the end of the research, it was identified in many presentations, the use of the children’s everyday elements for the construction of these materials, such as sheets of paper and wood. Games, fractions board and etc were indicated. The didactic materials had the purpose of the student figuring out by him or herself the concepts involved on this subject by the manipulation and/or support and guidance from the teacher regarding the proposed procedures to work with fractions on the activities.
Keywords: Arithmetic operations. Primary school. Periodic. History of mathematics education.
Descargas
Métricas
Citas
BÚRIGO, E. Z; FISCHER, M. C. B; PEIXOTO, F. A. B. In: COSTA, D. A.; VALENTE, W. R. (Orgs.). Saberes matemáticos no curso primário: o que, como e por que ensinar? Estudos histórico-comparativos a partir da documentação oficial escolar. 1ª. ed. São Paulo: Livraria e Editora da Física, 2014.
COSTA, D. A. Repositório. In: VALENTE, W. R. [Org.]. Cadernos de Trabalho. São Paulo: Editora Livraria da Física, vol. 3, 2015.
COSTA, D. A.; VALENTE, W. R. O repositório de conteúdo digital nas pesquisas de História da Educação Matemática. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, v. 1, p. 96-110, 2016.
COSTA, D. A.; O Repositório de Conteúdo Digital: um exemplo didático a partir dos impressos pedagógicos. In: XII SEMINÁRIO TEMÁTICO SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO (1890-1970): O QUE DIZEM AS REVISTAS PEDAGÓGICAS? 12, Curitiba, 2015. Anais [...]. Disponível em: http://www2.td.utfpr.edu.br/seminario_tematico/anais.php. Acesso em: 04 jun. 2016.
GODOI, A. J. Metodologia para o ensino de fração na escola primária presentes nas revistas pedagógicas do estado do Rio Grande do Sul. 2015. 95f. TCC (Graduação) – Curso de Matemática Licenciatura, CFM, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
OLIVEIRA FILHO, F. As revistas pedagógicas e o ensino de frações: um artigo de Benedicto Galvão. In: XII SEMINÁRIO TEMÁTICO SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO (1890-1970): O QUE DIZEM AS REVISTAS PEDAGÓGICAS? 12, Curitiba, 2015. Anais [...]. Disponível em: < http://www2.td.utfpr.edu.br/seminario_tematico/anais.php. Acesso em: 04 jun. 2016.
REVISTA DO ENSINO. Revista do Ensino do estado do Rio Grande do Sul, Ano I, v. 1, n. 2, p. 124-125, outubro, 1939. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/99798. Acesso em: 16 mai. 2015.
REVISTA DO ENSINO. Revista do Ensino do estado do Rio Grande do Sul, Ano II, v. 4, n. 14, p. 140-142, outubro, 1940. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104110. Acesso em: 17 mai. 2015.
REVISTA DO ENSINO. Revista do Ensino do estado do Rio Grande do Sul, Ano V, n. 33, p. 18, setembro, 1955. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/127593. Acesso em: 16 jun. 2015.
REVISTA DO ENSINO. Revista do Ensino do estado do Rio Grande do Sul, Ano VI, n. 46, p. 6, agosto, 1957. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/132610. Acesso em: 16 jun. 2015.
REVISTA DO ENSINO. Revista do Ensino do estado do Rio Grande do Sul, Ano VIII, n. 55, p. 27-28, setembro, 1958. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/127618. Acesso em: 16 jun. 2015.
REVISTA DO ENSINO. Revista do Ensino do estado do rio Grande do Sul, Ano XI, n. 86, p. 29-32, agosto, 1962. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/127654. Acesso em: 18 jun. 2015.
REVISTA DO ENSINO. Revista do Ensino do estado do Rio Grande do Sul, Ano XII, n. 89, p. 24-30, novembro, 1962. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/127657. Acesso em: 18 jun. 2015.
REVISTA DO ENSINO. Revista do Ensino do estado do Rio Grande do Sul, Ano XIII, n. 98, p. 2-5, 1964. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/132611. Acesso em: 18 jun. 2015.
VALENTE, W. R. História da educação matemática: considerações sobre suas potencialidades na formação do professor de matemática. Bolema - Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 23, p. 123-136, 2010.
VALENTE, W. R. A Matemática Escolar: perspectivas históricas. In: 2º. CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, 2, Rio de Janeiro, 2003. Anais [...]. Disponível em: http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe3/Documentos/Individ/Eixo1/030.pdf. Acesso em: 19 abr. 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação final do manuscrito.