Uso do gênero podcast nos primeiros anos de escolarização: em discussão o planejamento da prática docente e as novas tecnologias

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-5777v10n1.2024.5

Palabras clave:

Teoria Histórico-Cultural; Novas Tecnologias; Podcast; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Educação Matemática.

Resumen

Ao reconhecermos a necessidade da vinculação intencionalmente organizada e sistematizada das novas tecnologias no trabalho educativo, neste trabalho, temos como objetivo discutir o processo de significação do planejamento docente mediado pelas novas tecnologias na formação inicial de professores. A partir de uma pesquisa participante, relatamos o processo de elaboração e discussão de uma das ações de um projeto que objetivou contribuir para o ensino de matemática por meio de podcasts. As ações do projeto e as reflexões que realizamos têm como fundamento a Teoria Histórico-Cultural (THC) e a Atividade Orientadora de Ensino (AOE). Justificamos a escolha por esses referenciais por observar neles a possibilidade de refletir e fundamentar a organização do ensino com vistas ao desenvolvimento dos estudantes. Como resultados, observamos os desafios afetos à inclusão no planejamento das novas tecnologias de forma intencional e que de fato contribua para a aprendizagem dos estudantes. Ademais, compreendemos que o planejamento é parte fundamental da prática docente, sobretudo, para a realização de projetos em que o objetivo é a aprendizagem e desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes.

Use of the podcast genre in the elementary school: planning teaching practice and new Technologies under

ABSTRACT

Recognizing the need for the intentional and systematic incorporation of new technologies in educational work, this paper aims to discuss the process of meaning-making in lesson planning mediated by new technologies in the initial training of teachers. Based on participatory research, we report on the process of developing and discussing action within a project aimed at enhancing the teaching of mathematics through podcasts. The project's actions and the reflections we conducted are grounded in Historical-Cultural Theory (HCT) and Teaching Guidance Activity (TGA). We chose these theoretical frameworks because they allow us to reflect on and substantiate the organization of teaching with a focus on student development. The results highlight the challenges related to the intentional inclusion of new technologies in lesson planning and their actual contribution to student learning. Additionally, we understand that planning is a fundamental part of teaching practice, particularly for implementing projects aimed at fostering students' learning and development of theoretical thinking.

Keywords: Historical-Cultural Theory; New Technologies; Podcast; Early Years of Elementary School; Mathematics Education.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Isabela Bispo de Araujo, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduanda do curso de Pedagogia na UEM. Pós-graduanda em Residência Técnica em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Realiza Projeto de Iniciação Científica (PIC).

Natalya Chiliga de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda do curso de Pedagogia na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Edilson de Araújo dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e Pedagogo em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Citas

BRISOLLA, Lívia Santos; ASSIS, Renata Machado de. O planejamento de ensino para além dos elementos estruturantes de um plano de aula. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 13, n. Especial, p. 956–966, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.45583. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/45583. Acesso em: 19 maio 2024.

CARVALHO, Robson Santos de; FERRAREZI JR, Celso. Oralidade na educação básica: o que saber, como ensinar. 1 ed. São Paulo: Parábola, 2018.

EVES, Howard. Introdução à história da matemática. 5a ed. Campinas: Editora Unicamp, 2011.

FERREIRA, Merly Palma; MORAES, Silvia Pereira Gonzaga de. Pressupostos para a organização do ensino de matemática: princípios norteadores: Assumptions for theorganizationofmathematicsteaching: guidingprinciples. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4272. Acesso em: 19 de maio 2024.

GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. São Paulo: Edições Loyola, 1991.

FUSARI, José Cerchi. Planejamento do trabalho pedagógico: algumas indagações e tentativas de respostas. Série Idéias, n. 8, p. 44-53, 1990.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida Garcia. Procedimentos para estudo de gêneros discursivos da escrita. Revista Intercâmbio, volume XV. São Paulo: LAEL/PUC-SP, ISSN 1806-275X, 2006. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/download/3680/2405/8373. Acesso em: 27 maio 2024.

MARTINS, Lígia Márcia. O Desenvolvimento do Psiquismo e a Educação Escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. et al. Atividade Orientadora de Ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo de (org.). et al. A atividade pedagógica na teoria Histórico-Cultural. Brasília, DF: Liber Livro. 2010.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. et al. Atividades para o ensino de Matemática nos anos iniciais da Educação Básica. Volume IV: Geometria. Ribeirão Preto: FFCLRP/USP, 2018. Disponível em: http://www.labeduc.fe.usp.br/wp-content/uploads/Ebook-Livro4GeometriaMarco2021.pdf. Acesso em: 11 mar. 2024.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. et al. Controle da variação de quantidades: Iniciação à linguagem numérica. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, 2023.

RIGON, Algacir José; ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira; MORELLI, Vanessa Dias. Sobre o processo de humanização. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo de (org.). A atividade pedagógica na Teoria Histórico-Cultural. Brasília: LiberLivro, 2010. p. 13-35.

SAITO, Cláudia Lopes Nascimento; NASCIMENTO, Elvira Lopes. Os gêneros como instrumentos para o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. In: MENEGASSI, Renilson José; SANTOS, Annie Rose dos; RITTER, Lílian Cristina Buzato. Escrita e ensino. 2. ed. - Maringá: Eduem, 2010. p. 25-57.

SANTOS, Edilson de Araujo dos. A Oficina Pedagógica de Matemática (OPM) e a formação do pensamento teórico de professores como atividade. 215 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2024.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11 ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

SCHUARTZ, Antonio Sandro; SARMENTO, Helder Boska de Moraes. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino. Revista Katálysis, v. 23, n. 3, p. 429–438, set. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/xLqFn9kxxWfM5hHjHjxbC7D/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 maio 2024.

THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39, p. 545–554, set. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000300010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/swDcnzst9SVpJvpx6tGYmFr/?lang=pt. Acesso em: 19 maio 2024.

VACCAS, Amanda Arajs Marques. A significação do planejamento de ensino em uma atividade de formação de professores. 2012. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. 7a ed. São Paulo: Libertad Editora, 2014.

Publicado

2025-03-18

Cómo citar

BISPO DE ARAUJO, Isabela; CHILIGA DE SOUZA, Natalya; DE ARAÚJO DOS SANTOS, Edilson.
Uso do gênero podcast nos primeiros anos de escolarização: em discussão o planejamento da prática docente e as novas tecnologias
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 10, n. 1, p. e0524, 1–9, 18 mar. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/24139. Acesso em: 25 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos