A contribuição do PIBID na formação inicial de professores de Física da UFAM
Mots-clés :
PIBID, Formação Inicial, Licenciatura em FísicaRésumé
Este trabalho investigou a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de licenciandos em Física da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que atuaram no PIBID a partir das experiências construídas e aplicadas em escolas públicas do Ensino Médio de Manaus. Os procedimentos metodológicos estão centrados em uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de investigação entrevistas semiestruturadas, observação direta e análise documental dos projetos institucionais do PIBID/UFAM submetidos aos Editais PIBID/CAPES 2007, 2010 e 2013. Os sujeitos selecionados foram licenciandos e os licenciados que participaram do subprojeto PIBID/Física, no período de 2008 a 2015, que correspondem a um total de 60. Os resultados obtidos mostram que o PIBID/Física fortaleceu a formação dos licenciandos por meio de experiências e práticas pedagógicas proporcionadas pelo contato com a escola, além de reduzir a evasão no curso de Licenciatura em Física. Observou-se ainda que a orientação acadêmica feita por supervisores na escola e pelo coordenador de área da UFAM colaborou com o aumento do rendimento escolar dos bolsistas.
Palavras-chave: PIBID. Formação Inicial. Licenciatura em Física.
The PIBID’s contribution on the initial training of Physics teachers at UFAM
Abstract
The objective of the research is to investigate the contribution of PIBID/Physics in vocational training for Bachelor’s Degree students in Physics at UFAM who work (or have worked) in PIBID, from the experiences built within the profession in public high schools in Manaus. The methodological procedures are centered on qualitative and quantitative research, using the following instruments for data collection: socioeconomic questionnaire, semi-structured interviews, informal conversations, participant observation and document analysis of institutional projects PIBID / UFAM submitted to Notices PIBID / CAPES 2007 2010 and 2013. The selected subjects are all undergraduates / graduates who participate or have participated in the subproject PIBID/Physics from 2008 to 2015, corresponding to a total of 60 subjects. The results show that PIBID/Physics strengthens the students’ formation through pedagogical experiences and practices provided by contact with middle school, interaction between theory, practice, and the mentoring of supervisors and area coordinator helps to increase the performance of the benefited students, besides being one of those responsible for the reduction of evasion in the Degree in Physics.
Keywords: PIBID. Initial Formation. Degree in Physics.
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