A produção de significados no modelo quântico por meio de ferramentas socioculturais: uma proposta analítica da aprendizagem

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Parole chiave:

Teoria da Ação Mediada, Modelo Atômico Quântico, Produção de Significados, Objetos de Aprendizagem

Abstract

Os conceitos referentes à mecânica quântica são de suma importância para o estudo da estrutura do átomo. A investigação desses conceitos e de como eles são estruturados pelo estudante de Química têm adquirido relevância nas pesquisas de ensino de Química, sobretudo pelas dificuldades de aprendizagem dos entes submicroscópicos em relação aos macroscópicos. Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem por foco apresentar uma proposta analítica da aprendizagem dos estudantes de Química no estudo dos conceitos do modelo atômico atual, em especial os números quânticos, formas dos orbitais e transições eletrônicas, com base na Teoria da Ação Mediada. A investigação foi realizada na disciplina de Química Geral II do curso de Química da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, e constitui-se como parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado. A proposta analítica da aprendizagem foi dividida em três momentos: mapa de aulas, mapa de categorias e microanálise. Esta analisou a interação dos alunos-agindo-com-as-ferramentas-socioculturais, como os Objetos de Aprendizagem, e o modo como produziram os significados dos conceitos, permitindo ter uma visão detalhada do processo de aprendizagem e que a inserção de ferramentas socioculturais favorecem o rol apreciativo dos alunos na significação dos conceitos e influenciam o discurso de autoridade durante as interações comunicativas.

Palavras-chave: Teoria da Ação Mediada. Modelo Atômico Quântico. Produção de Significados. Objetos de Aprendizagem.

The production of meaning in the quantum model through sociocultural tools: an analytical proposal of learning

Abstract

The concepts related to quantum mechanics are of utmost importance for the study of the atom structure. The investigation of these concepts and how they are structured by the Chemistry student has acquired relevance in the research of the subject’s teaching, especially by the learning difficulties of submicroscopic entities in relation to macroscopic ones. From this perspective, this research focuses on presenting an analytical proposal of the learning of Chemistry students in the study of the concepts of the current atomic model, especially quantum numbers, orbital forms and electronic transitions based on the Theory of Mediated Action. The research was carried out during General Chemistry II classes of the Chemistry course of the Federal University of Maranhão-UFMA, and is part of the results of a doctoral research. The analytical proposal of learning was divided into three moments: class map, category map and microanalysis. It analyzed the interaction of the students acting with sociocultural tools, such as the Learning Objects and the way they produced the meanings of the concepts, allowing a detailed view of the learning process and that of the insertion of socio-cultural tools favors the appreciative role of the students in the meaning of the concepts and influences the authority word during the communicative interactions.

Keywords: Mediated Action Theory. Quantum Atomic Model. Production of Meanings. Learning Objects.

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Hawbertt Rocha Costa, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, São Luís, Maranhão

Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão no Campus de Bacabal no curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática no Campus Dom Delgado da UFMA. 

Aguinaldo Robinson de Souza, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Bauru)

Professor Adjunto na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Bauru) e Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da UNESP-Bauru.

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Pubblicato

2020-11-20

Come citare

COSTA, Hawbertt Rocha; SOUZA, Aguinaldo Robinson de.
A produção de significados no modelo quântico por meio de ferramentas socioculturais: uma proposta analítica da aprendizagem
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 2, n. 4, p. 17–37, 20 nov. 2020 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/14788. Acesso em: 16 nov. 2024.

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