Reducionismo, emergentismo e ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.18764/2447-5777v8n1.2022.7Palavras-chave:
Métodos Científicos, Filosofia da Ciência, Vida, ConsciênciaResumo
O presente artigo objetivou investigar os significados dos conceitos de reducionismo e emergência no campo científico e o modo como esses conhecimentos podem colaborar para atividades educacionais. Diferentes disciplinas podem empregar esses conceitos para estimular o debate científico e o uso de argumentos lógicos. O debate em torno dessa dualidade gerou defensores de ambos os lados, principalmente a partir dos anos 1970, entretanto a sua natureza filosófica não se limita a uma discussão apenas no âmbito acadêmico; também tem consequências para a área da educação. Assim, é importante explorar a possibilidade de usar os desdobramentos dessa questão como temas centrais em atividades de ensino. Trabalhos relevantes foram selecionados e examinados do ponto de vista dos conhecimentos que agregavam para a fundamentação teórica de ações de caráter didático. Foi realizada uma pesquisa na internet por meio de determinados descritores no site de busca Google Acadêmico para estimar de modo aproximado o volume de pesquisas em algumas subáreas específicas consideradas ao longo desta investigação. Foi constatado que há mais pesquisas sobre reducionismo na biologia do que em outras disciplinas, bem como que se tem mais trabalhos acerca da origem da vida do que da origem da consciência.
Reductionism, emergency and science teaching
Abstract
The present paper aimed to investigate the meanings of the concepts of reductionism and emergence in the scientific field and how this knowledge can contribute to educational activities. Different disciplines can use these concepts to stimulate scientific debate and the use of logical arguments. The debate around this duality generated supporters on both sides, especially from the 1970s onwards. However, its philosophical nature is not limited to a discussion only in the academic sphere; it also has consequences for the area of education. Thus, it is important to explore the possibility of using the developments of this issue as central themes in teaching activities. Relevant works were selected and examined from the point of view of the knowledge they added to the theoretical foundation of didactic actions. An internet search was carried out using certain descriptors on the search engine Google Scholar to roughly estimate the volume of research in some specific sub-areas considered throughout this investigation. It was found that there is more research on reductionism in biology than in other disciplines, as well as more work on the origin of life than on the origin of consciousness.
Keywords: Scientific Methods; Philosophy of Science; Life; Conscience
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